Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

 

 

 

Amor com Honra


                                                   Por João Calvino

 

“e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros.” (I Tessalonicenses 5: 13)
“Com amor”.

Outros interpretam “pelo amor”; pois Paulo diz “com amor”, que de acordo com o idioma hebraico é equivalente a: “pelo” ou “com”. Prefiro, no entanto, explicá-lo assim - no sentido de que ele os exorta não apenas a respeitar os que lhes presidem no Senhor, mas também a amá-los. Porque, como a doutrina do evangelho é amor, por isso, é apropriado que os ministros sejam amados. Seria, portanto, bastante forçado falar de ter em grande estima pelo amor, enquanto a conexão de amor com honra se harmonizam.
 

“Vivei em paz”.

Embora esta passagem tenha várias leituras, mesmo entre os gregos, eu aprovo outra, em vez da interpretação que foi feita pelo antigo tradutor, e que é seguida por Erasmo - Pacem habete cum eis, vel colite - (Tenha ou cultive a paz com eles).

Porque Paulo, na minha opinião, tinha em vista opor-se aos artifícios de Satanás, que não deixa de usar todos os esforços para incitar tanto brigas quanto desentendimentos, ou inimizades, entre o povo e o pastor.

 

Daí, vemos diariamente como pastores são odiados por suas Igrejas, por alguma razão trivial, ou por nenhuma razão que seja, porque esse desejo para o cultivo da paz, que Paulo recomenda com tanta força, não é exercido como deveria.
 

 

 

Traduzido e adaptado por Silvio Dutra.



João Calvino
Enviado por Silvio Dutra Alves em 30/08/2014
Alterado em 28/11/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras