Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Comentário de I Tessalonicenses 2.14
 
Por João Calvino
 
“Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judeia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles,” (I Tessalonicenses 2.14)
 
“Porque haveis sido feito imitadores”. Se vocês estiverem inclinados a restringir isto à frase em conexão imediata, o sentido será que o poder de Deus, ou da sua palavra, revela-se no sofrimento paciente deles, enquanto suportam perseguições com magnanimidade e destemida coragem. Contudo, prefiro considerar isto como se estendendo a toda a declaração anterior, pois ele confirma o que disse, que os tessalonicenses haviam com toda a sinceridade abraçado o evangelho, como se apresentado a eles por Deus, porquanto sofriam corajosamente os ataques que Satanás lhes fazia, e não se recusavam a sofrer qualquer coisa, exceto deixar de obedecê-lo. E, sem dúvida, não é um teste insignificante da fé quando Satanás, por todas as suas maquinações, não tem sucesso em nos demover do temor a Deus.
Ao mesmo tempo, ele previne prudentemente uma tentação perigosa que poderia prostrá-los ou atormentá-los; pois eles suportavam terríveis aflições daquela nação que era a única no mundo que se gloriava no nome de Deus.
Suponho que isto poderia ocorrer à mente deles: “Se esta é a verdadeira religião, por que os judeus, que são o povo santo de Deus, se lhe opõem com hostilidade tão inveterada?” Com vistas a remover este ensejo de escândalo, em primeiro lugar, ele mostra que eles tinham isto em comum com as primeiras igrejas que estavam na Judeia; em seguida, ele afirma que os judeus são inimigos resolutos de Deus e de toda a sã doutrina. Pois, embora, quando diz que eles sofriam de seus próprios concidadãos, isto pode ser explicado em referência a outros que não os judeus, ou ao menos não deve ser restrito exclusivamente aos judeus; contudo, como ele ainda insiste em descrever a obstinação e impiedade deles, é evidente que estas mesmas pessoas são advertidas por ele desde o princípio. É provável que em Tessalônica alguns daquela nação houvessem se convertido a Cristo. Parece, contudo, pela narrativa fornecida em Atos, que ali, não menos que na Judeia, os judeus eram perseguidores do evangelho. Portanto, entendo isto como sendo dito indiscriminadamente tanto acerca de judeus quanto de gentios, porquanto ambos suportavam grandes combates e ataques ferozes dos seus próprios concidadãos.
 
(Nota do Pr Silvio Dutra: Tomemos por assentado, que nesta dispensação da graça, que tem durado desde a morte e ressurreição de Jesus, que a nenhuma pessoa, e a nenhuma instituição tem sido dado por Deus, que em nome da religião, se faça acepção, ou injúria, maldição ou condenação de quem quer que seja, e muito menos que se use de violência seja ela moral ou física em nome de se defender a santidade e justiça de Deus. Ao contrário é ordenado aos que amam e conhecem a Deus em espírito, que amem a todos, inclusive a seus inimigos, e que perdoem e bendigam os que lhes amaldiçoam, injuriam ou perseguem.
Quando encontramos em comentários bíblicos o terrível destino que está reservado àqueles que se opuserem a Deus até o final de suas vidas, como vemos por exemplo não apenas nos comentários de Calvino, mas nos de todos aqueles que são fiéis à pregação e ensino da verdade revelada nas Escrituras, o que se tem em foco não é uma ameaça ou um aborrecimento declarado da parte de homens, senão um alerta misericordioso da parte do próprio Deus, que é quem o afirma, pela boca dos seus ministros o que há de suceder no dia do juízo final, de modo que pelo arrependimento, possam se converter e serem livrados da condenação.) 
 

----------------------------------------------------------------------
http://www.verdadeevida.org/
Textos, áudios e vídeos sobre a interpretação da Bíblia e a vida cristã.
 
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/
Textos sobre a interpretação dos livros do Velho Testamento.
 
http://livrono.blogspot.com.br/
Textos sobre a interpretação dos livros do Novo Testamento.
 
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
Textos sobre a vida cristã.
 
http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/
Textos em forma de poesia sobre a vida cristã.
 
http://rtnovideoevangelho.blogspot.com.br/
Vídeos sobre a interpretação da Bíblia, a vida cristã e louvores.    
 
http://aguardandovj.blogspot.com.br/
Textos e vídeos sobre o tempo do fim e a volta de Jesus.
João Calvino
Enviado por Silvio Dutra Alves em 04/09/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras