Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Comentário de I Tessalonicenses 2.17
 
Por João Calvino
 
“Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós por um momento de tempo, de vista, mas não do coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto;” (I Tessalonicenses 2.17)
 
“Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós”. Esta escusa foi acrescentada apropriadamente, para que os tessalonicenses não pensassem que Paulo lhes havia abandonado enquanto uma emergência tão grande exigia a sua presença. Ele falou acerca das perseguições que eles suportavam do seu próprio povo; ao mesmo tempo, ele, cujo dever era, acima de todos os outros, assisti-los, estava ausente. Anteriormente ele chamou-se a si mesmo de pai; ora, não é o papel de um pai abandonar seus filhos em meio a tais angústias. Portanto, ele previne todo indício de desprezo e negligência dizendo que não fora por falta de disposição, mas porque não tivera oportunidade. Também não diz simplesmente: “Eu queria vir a vós, mas o meu caminho foi obstruído”; mas, pelos termos peculiares que emprega, exprime a intensidade do seu afeto: “Quando”, diz, “fui privado de vós”. Pela palavra privado, ele declara quão triste e aflitivo para ele era estar ausente deles. Isto é seguido por uma expressão mais plena de seu sentimento de desejo – que era com dificuldade que ele podia suportar a ausência deles por um breve período de tempo. Não é de se admirar se a extensão do tempo seria motivo para cansaço e tristeza; mas devemos ter um sentimento forte de apego, quando achamos difícil ainda que seja esperar por uma única hora. Ora, pelo espaço de uma hora, ele quer dizer – um breve período de tempo.
Isto é seguido por uma correção – que ele estava separado deles na aparência, mas não no coração – para que soubessem que a distância do espaço de modo algum diminui o seu apego. Ao mesmo tempo, isto não poderia ser aplicado menos apropriadamente aos tessalonicenses, no sentido de que eles, de sua parte, se sentiam unidos na mente, embora ausentes no corpo; pois não era de pequena importância para o assunto em questão que ele declarasse quão plenamente seguro estava do afeto deles em retribuição para com ele. Contudo, ele revela mais plenamente o seu afeto quando diz que tanto mais se esforçou – pois quer dizer que o seu afeto estava tão longe de ser diminuído por deixá-los, que havia sido ainda mais inflamado. Quando diz: uma e outra vez, ele declara que não fora um calor repentino, que rapidamente esfriou (como às vezes vemos acontecer), mas que esteve constante neste propósito, porquanto buscara várias oportunidades.
 

----------------------------------------------------------------------
http://www.verdadeevida.org/
Textos, áudios e vídeos sobre a interpretação da Bíblia e a vida cristã.
 
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/
Textos sobre a interpretação dos livros do Velho Testamento.
 
http://livrono.blogspot.com.br/
Textos sobre a interpretação dos livros do Novo Testamento.
 
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
Textos sobre a vida cristã.
 
http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/
Textos em forma de poesia sobre a vida cristã.
 
http://rtnovideoevangelho.blogspot.com.br/
Vídeos sobre a interpretação da Bíblia, a vida cristã e louvores.    
 
http://aguardandovj.blogspot.com.br/
Textos e vídeos sobre o tempo do fim e a volta de Jesus.
João Calvino
Enviado por Silvio Dutra Alves em 04/09/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras