Comentário de I Tessalonicenses 4.8
Por João Calvino
“Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.” (I Tessalonicenses 4.8)
“Que deu também”. A fim de desviar mais efetivamente os tessalonicenses de tal desprezo e obstinação, Paulo lhes faz lembrar de que haviam sido dotados do Espírito de Deus, primeiro, para que pudessem distinguir o que procede de Deus; em segundo lugar, para que fizessem a distinção que convém entre a santidade e a impureza; e, em terceiro lugar, para que, com autoridade celestial, pronunciassem o juízo contra todas as formas de impureza – tal como o que cairá sobre suas próprias cabeças, a menos que se mantenham fora de contágio.
Por isso, por mais que os homens ímpios tratem com ridículo todas as instruções que são dadas quanto à vida santa e o temor a Deus, aqueles que são dotados do Espírito de Deus têm um testemunho muito diferente selado em seus corações. Portanto, devemos prestar atenção para não extingui-lo ou apagá-lo. Ao mesmo tempo, isto pode se referir a Paulo e aos outros mestres – como se ele tivesse dito que não é pela percepção humana que eles condenam a impureza, mas pronunciam, pela autoridade de Deus, o que lhes foi sugerido pelo seu Espírito. Contudo, estou disposto a incluir ambos. Alguns manuscritos trazem a segunda pessoa – vós, os que restringis o dom do Espírito aos tessalonicenses.
(Nota do Pr Silvio Dutra: Tomemos por assentado, que nesta dispensação da graça, que tem durado desde a morte e ressurreição de Jesus, que a nenhuma pessoa, e a nenhuma instituição tem sido dado por Deus, que em nome da religião, se faça acepção, ou injúria, maldição ou condenação de quem quer que seja, e muito menos que se use de violência seja ela moral ou física em nome de se defender a santidade e justiça de Deus. Ao contrário é ordenado aos que amam e conhecem a Deus em espírito, que amem a todos, inclusive a seus inimigos, e que perdoem e bendigam os que lhes amaldiçoam, injuriam ou perseguem.
Quando encontramos em comentários bíblicos o terrível destino que está reservado àqueles que se opuserem a Deus até o final de suas vidas, como vemos por exemplo não apenas nos comentários de Calvino, mas nos de todos aqueles que são fiéis à pregação e ensino da verdade revelada nas Escrituras, o que se tem em foco não é uma ameaça ou um aborrecimento declarado da parte de homens, senão um alerta misericordioso da parte do próprio Deus, que é quem o afirma, pela boca dos seus ministros o que há de suceder no dia do juízo final, de modo que pelo arrependimento, possam se converter e serem livrados da condenação.)
----------------------------------------------------------------------
http://www.verdadeevida.org/
Textos, áudios e vídeos sobre a interpretação da Bíblia e a vida cristã.
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/
Textos sobre a interpretação dos livros do Velho Testamento.
http://livrono.blogspot.com.br/
Textos sobre a interpretação dos livros do Novo Testamento.
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
Textos sobre a vida cristã.
http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/
Textos em forma de poesia sobre a vida cristã.
http://rtnovideoevangelho.blogspot.com.br/
Vídeos sobre a interpretação da Bíblia, a vida cristã e louvores.
http://aguardandovj.blogspot.com.br/
Textos e vídeos sobre o tempo do fim e a volta de Jesus.
João Calvino
Enviado por Silvio Dutra Alves em 05/09/2014