Comentário de I Tessalonicenses 5.9,10
Por João Calvino
“9. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,
10. Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.”
9. “Porque Deus não nos destinou”. Como falara acerca da esperança da salvação, Paulo leva a cabo esse aspecto, e afirma que Deus nos destinou para isto – para que possamos alcançar a salvação através de Cristo. Contudo, a passagem poderia ser explicada de uma forma simples, da seguinte maneira: que devemos ter por capacete a salvação, porque Deus não quer que pereçamos, mas antes que sejamos salvos. E, de fato, é isto que Paulo quer dizer; mas, em minha opinião, ele tem algo mais em vista. Pois, como o dia de Cristo é considerado pela maioria com temor, com vistas a encerrar fazendo menção do mesmo, ele afirma que fomos destinados à salvação.
O termo grego peripoiesis significa tanto alegria (como dizem) quanto aquisição. Sem dúvida, Paulo não quer dizer que Deus nos chamou para que possamos conseguir a salvação por nós mesmos, e sim para que a alcancemos, uma vez que já foi adquirida para nós por Cristo. Contudo, Paulo encoraja os crentes a lutarem valorosamente, colocando diante deles a certeza da vitória; pois o homem que luta com timidez e hesitação já está quase vencido. Nestas palavras, portanto, ele tinha em vista remover o temor que surge da desconfiança. Por outro lado, não se pode ter melhor certeza de salvação do que pelo decreto de Deus. O termo ira, nesta passagem, como em outras ocorrências, é usado no sentido do juízo ou vingança de Deus contra os réprobos.
10. “Que morreu”. Através do propósito da morte de Cristo ele confirma o que disse, pois, se ele morreu com este objetivo – para que pudesse nos fazer participantes da sua vida – não há motivo para estarmos em dúvida quanto à nossa salvação. Contudo, é duvidoso o que ele quer dizer agora com durmamos ou vigiemos, pois poderia parecer que se referisse à vida e a morte; e este sentido seria mais completo. Ao mesmo tempo, poderíamos interpretar isto não inadequadamente como significando o sono ordinário. A suma é que Cristo morreu com este objetivo – para nos conceder a sua vida, que é perpétua e não tem fim. Não é de se surpreender, no entanto, que ele afirme que agora vivemos com Cristo, porquanto temos, ao entrar pela fé no reino de Cristo, passado da morte para a vida (Jo 5:24). O próprio Cristo, em cujo corpo estamos enxertados, nos vivifica pelo seu poder, e o Espírito que habita em nós é a vida, por causa da justificação.
(Nota do Pr Silvio Dutra: Tomemos por assentado, que nesta dispensação da graça, que tem durado desde a morte e ressurreição de Jesus, que a nenhuma pessoa, e a nenhuma instituição tem sido dado por Deus, que em nome da religião, se faça acepção, ou injúria, maldição ou condenação de quem quer que seja, e muito menos que se use de violência seja ela moral ou física em nome de se defender a santidade e justiça de Deus. Ao contrário é ordenado aos que amam e conhecem a Deus em espírito, que amem a todos, inclusive a seus inimigos, e que perdoem e bendigam os que lhes amaldiçoam, injuriam ou perseguem.
Quando encontramos em comentários bíblicos o terrível destino que está reservado àqueles que se opuserem a Deus até o final de suas vidas, como vemos por exemplo não apenas nos comentários de Calvino, mas nos de todos aqueles que são fiéis à pregação e ensino da verdade revelada nas Escrituras, o que se tem em foco não é uma ameaça ou um aborrecimento declarado da parte de homens, senão um alerta misericordioso da parte do próprio Deus, que é quem o afirma, pela boca dos seus ministros o que há de suceder no dia do juízo final, de modo que pelo arrependimento, possam se converter e serem livrados da condenação.)
----------------------------------------------------------------------
http://www.verdadeevida.org/
Textos, áudios e vídeos sobre a interpretação da Bíblia e a vida cristã.
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/
Textos sobre a interpretação dos livros do Velho Testamento.
http://livrono.blogspot.com.br/
Textos sobre a interpretação dos livros do Novo Testamento.
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
Textos sobre a vida cristã.
http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/
Textos em forma de poesia sobre a vida cristã.
http://rtnovideoevangelho.blogspot.com.br/
Vídeos sobre a interpretação da Bíblia, a vida cristã e louvores.
http://aguardandovj.blogspot.com.br/
Textos e vídeos sobre o tempo do fim e a volta de Jesus.
João Calvino
Enviado por Silvio Dutra Alves em 06/09/2014