Comentário de 2 Tessalonicenses 2.2
Por João Calvino
“Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.” (2 Tessalonicenses 2.2)
“Que não vos movais facilmente do vosso entendimento”. Ele emprega o termo “entendimento” para denotar a fé estabelecida que se apoia na sã doutrina. Ora, através daquela fantasia que ele rejeita, eles teriam sido levados como que ao êxtase. Ele também observa três tipos de embuste, contra os quais deveriam estar de guarda – espírito, palavra e epístola espúria. Pelo termo espírito, ele se refere a pretensas profecias, e parece que este modo de falar era comum entre os piedosos, de modo que aplicavam o termo espírito a profetas, com vistas a lhes dar honra. Pois, para que as profecias tenham a devida autoridade, devemos olhar antes para o Espírito de Deus do que para os homens. Mas, como o diabo costuma transformar-se em anjo de luz (2 Cor 11.14), os impostores roubaram este título, a fim de se imporem sobre os simples. Mas, embora Paulo pudesse tê-los privado desta máscara, ele preferiu falar desta maneira, por concessão, como se tivesse dito: “Por mais que possam pretender ter o espírito de revelação, não creiais neles”. João, de modo semelhante, diz: “Provai os espíritos, se são de Deus” (1 Jo 4.1).
“Palavra”, em minha opinião, inclui todo o tipo de doutrina, enquanto os falsos mestres insistam em matéria de razões ou conjecturas, ou de outros pretextos. O que ele acrescenta quanto a epístola é uma evidência de que esta impudência é antiga – a de falsificar os nomes dos outros. Tanto mais maravilhosa é a misericórdia de Deus para conosco, pelo fato de que, embora o nome de Paulo fosse usado falsamente em escritos espúrios, seus escritos, não obstante, foram preservados intactos até os nossos tempos. Isto, sem sombra de dúvida, não poderia ter ocorrido acidentalmente, ou como efeito da mera atividade humana, se o próprio Deus, pelo seu poder, não tivesse restringido Satanás e todos os seus ministros.
“Como se o dia de Cristo estivesse já perto”. Isto pode parecer estar em desacordo com muitas passagens da Escritura, nas quais o Espírito declara que aquele dia está próximo. Mas a solução é fácil, pois está perto em relação a Deus, para quem um dia é como mil anos (2 Pe 3.8). Ao mesmo tempo, o Senhor queria que o aguardássemos constantemente, de tal modo a não limitá-lo a certo período de tempo. “Vigiai”, diz ele, “pois não sabeis o dia, nem a hora” (Mt 24.36). Por outro lado, aqueles falsos profetas que Paulo desmascara, embora devessem ter mantido as mentes dos homens em expectativa, mandavam que estivessem certos do seu rápido advento, para que não se cansassem com o aborrecimento da demora.
----------------------------------------------------------------------
http://www.verdadeevida.org/
Textos, áudios e vídeos sobre a interpretação da Bíblia e a vida cristã.
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/
Textos sobre a interpretação dos livros do Velho Testamento.
http://livrono.blogspot.com.br/
Textos sobre a interpretação dos livros do Novo Testamento.
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
Textos sobre a vida cristã.
http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/
Textos em forma de poesia sobre a vida cristã.
http://rtnovideoevangelho.blogspot.com.br/
Vídeos sobre a interpretação da Bíblia, a vida cristã e louvores.
http://aguardandovj.blogspot.com.br/
Textos e vídeos sobre o tempo do fim e a volta de Jesus.
João Calvino
Enviado por Silvio Dutra Alves em 09/09/2014