Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Rumo à Maturidade
“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (II Cor 3.18).

O crescimento e progresso da obra de santificação nos cristãos traz muita glória ao nome do Senhor, e por isso Paulo diz que a transformação à imagem do Senhor, pelo trabalho de santificação é realizado de glória em glória.
Não padece dúvida que a glória que sucede a glória anterior é maior do que esta, porque houve um crescimento de graças na santificação efetuada, e assim sucessivamente até que se chegue à estatura de varão perfeito.  
E se a perfeição em glória, a perfeição absoluta, pelo trabalho de santificação será manifestada somente na volta do Senhor, no entanto não o é a glória de varão perfeito, o homem maduro segundo Deus, no corpo místico de uma igreja também madura, e capacitada com todos os dons e graças espirituais para o seu serviço, com cristãos amadurecidos, e perfeitamente habilitados para toda boa obra, porque esta glória é para ser atingida ainda neste mundo, conforme o propósito estabelecido por Deus.
É a este tipo de perfeição que se referem as seguintes passagens, dentre outras:

“Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará.” (Fp 3.15).    

“Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus.” (Col 4.12).

“Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.” (Hb 5.14).

“Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” (Tg 1.4).

“Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;” (I Cor 2.6).

“Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.” (II Cor 13.11).

“Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (II Tim 3.17).

“Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,” (Ef 4.13).

“A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo;” (Col 1.28).
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 14/11/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras