Casamento de Jônatas e Gabriela
Jer 31:20 Não é Efraim meu precioso filho, filho das minhas delícias? Pois tantas vezes quantas falo contra ele, tantas vezes ternamente me lembro dele; comove-se por ele o meu coração, deveras me compadecerei dele, diz o SENHOR.
Assim me disse o Senhor na noite de quinta-feira passada, quando meditava e orava:
"Com entranhável afeto meu coração se move em amor por Jônatas e Gabriela."
Nenhuma palavra de repreensão nesta hora, senão apenas palavras de paz, palavras boas, palavras consoladoras, pois o Senhor diz ter se agradado de vocês.
Por isso sentimos a presença de Deus neste lugar para estabelecer uma aliança com Jônatas e Gabriela. Uma aliança relativa à união indissolúvel de ambos.
Esta aliança que Deus faz com vocês, Jônatas e Gabriela é a de ser o provedor, o protetor, o ajudador, o consolador, o restaurador, o aperfeiçoador e a fonte de amor, alegria, harmonia e paz nos seus corações e no lar de vocês.
Deus toma a iniciativa na aliança que está sendo feita por Ele com vocês nesta hora, porque foi Ele quem escolheu a noiva para o noivo e o noivo para a noiva.
Ele continua fazendo o mesmo que fizera ao instituir o primeiro casamento, ao formar Eva para Adão. De modo que foi Ele quem escolheu como seria a esposa de Adão, pois sabia que se ajustariam mutuamente. Eva seria adequada para Adão e Adão seria adequado para Eva. Conforme lemos em Gênesis 2.18, 21-24:
“Gên 2:18 Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.”
“Gên 2:21 Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.
Gên 2:22 E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.
Gên 2:23 E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.
Gên 2:24 Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”
Quando alguns judeus tentaram invalidar com falsos argumentos a indissolubilidade e unicidade do matrimônio, nos dias do ministério terreno de nosso Senhor Jesus Cristo, foi a esta passagem de Gênesis que Ele recorreu para refutá-los.
De maneira que tendo Deus feito uma aliança com os cônjuges de ser fiel a Eles em prover-lhes tudo o que é necessário... em contrapartida, têm vocês, Jônatas e Gabriela, a partir de agora, também uma aliança para com Ele, de Lhe serem fiéis em tudo o que diz respeito aos deveres que estabeleceu para os cônjuges no casamento; especialmente o de se esforçarem para o aperfeiçoamento da unidade em amor, até que a morte os separe.
Por isso vocês devem manter o laço de fidelidade em todas as circunstâncias, sobretudo nas horas difíceis, sabendo que tudo estará cooperando para o aperfeiçoamento de vocês, em amor.
Permaneçam unidos para a honra e glória de Deus, e do matrimônio que foi por Ele instituído, sabedores que Deus detesta o divórcio; e sendo também instruídos pela Palavra do Senhor, que é exatamente pelas tribulações, aflições e tentações, que a fidelidade de vocês, de um em relação ao outro, e especialmente para com Deus, será colocada à prova.
Não importa o tamanho das tempestades, atravessem-nas juntos, cuidando um do outro, e o Senhor será com vocês para ajudá-los e confirmá-los.
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 23/12/2014