Como Ser Forte no Senhor
Por John Piper
1. “A alegria do Senhor é a vossa força” (Neemias 8:10).
Não é bom pertencer a um Deus que faz da alegria o caminho para o poder? Satanás é um deus muito triste. Mas Jesus disse, “Regozijai-vos nesse dia e exultai, porque eis que é grande o vosso galardão no céu” (Lucas 6:23). Satanás não pode permanecer em meio às canções dos santos. Sabendo disso ele fabrica “músicas” substitutas que não são canções do coração de pessoas felizes, mas os grunhidos e suspiros e gritos de pessoas sem paz. Eu tenho visto Satanás ser expulso por canções de cristãos cheios de esperança. E eu sei que, na minha vida, achar o passo para terminar a corrida significa recuperar a alegria do Senhor de novo e de novo. Alegria é um grande poder.
2. “Gloriemo-nos na esperança da glória de Deus” (Romanos 5:2)
Algumas alegrias vêm do que nós temos agora - perdão de pecados, comunhão com Deus, vidas cheias de propósito, louvor, comunhão com outros, nascer e pôr do sol, amigos preciosos e família. Mas o fato simples e doloroso é que “nosso homem exterior se esteja consumindo” (2 Coríntios 4:16); nós somos “atribulados... angustiados... perseguidos... abatidos” (2 Coríntios 4:8-9); e nós que temos o Espírito “gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo” (Romanos 8:23). Então se nós tivermos uma alegria constante nessa vida, deverá ser “em esperança”. “Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos” - e com alegria (Romanos 8:24 e 25). Então “Alegrai-vos na esperança!” (Romanos 12:12).
3. ”Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas... A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porém a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.” (Apocalipse 21:4,23).
Essa é a nossa esperança. A glória de Deus um dia virá sobre uma nova criação e limpará todo mal e toda dor e todo luto e todo medo e toda culpa. Toda obediência e fidelidade serão vindicadas e recompensadas. Toda abnegação e sofrimento na fé serão recompensados cem vezes mais. “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?” (Romanos 8:32). Tudo o que Deus possui será a herança dos seus filhos para gozo eterno deles.
4. “lembrando-me de vós nas minhas orações... para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos” (Efésios 1:16-18).
O grande desafio para nós agora é conhecer a glória da nossa esperança. Para vê-la com os olhos do coração e não somente pensar sobre ela com a mente. Essa é a grande batalha espiritual. E ela é lutada com a televisão desligada, nos nossos joelhos na Palavra. Deus nos livre que “vendo não vejam e ouvindo não entendam”. Oremos com todo o nosso coração para que o Deus que disse, “Haja luz”, brilhe em nosso coração “para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo” (2 Coríntios 4:6).
Resumo
Ore por conhecimento > conheça a glória de Deus > espere nessa glória > se alegre nessa glória > seja forte na alegria.
Na busca por Deus com você,
Pastor John
John Piper
Enviado por Silvio Dutra Alves em 06/09/2015