Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Textos Bíblicos Sobre Dízimos e Ofertas
1 – deekate (grego) – dízimo;
2 – apodekatoo (grego)– dizimar;
3 – maasahr (hebraico) – dízimo;
4 – doron (grego) – dom, oferta;
5 – minchah (hebraico) – oferta não sangrenta.


1 – deekate (grego) – dízimo

Hebreus 7.2 a quem também Abraão separou o dízimo (deekate) de tudo (sendo primeiramente, por interpretação do seu nome, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;

Hebreus 7.4 Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu o dízimo (deekate) dentre os melhores despojos.

Hebreus 7.8 E aqui certamente recebem dízimos (deekate) homens que morrem; ali, porém, os recebe aquele de quem se testifica que vive.

Hebreus 7.9 E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos (deekate), pagou dízimos (deekate),


2 – apodekatoo (grego) – dizimar

Mateus 23.23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo (apodekatoo) da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.

Lucas 11.42 Mas ai de vós, fariseus! porque dais o dízimo (apodekatoo) da hortelã, e da arruda, e de toda hortaliça, e desprezais a justiça e o amor de Deus. Ora, estas coisas importava fazer, sem deixar aquelas.

Lucas 18.12 Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo (apodekatoo) de tudo quanto ganho.

Hebreus 7.5 E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos (apodekatoo) do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que estes também tenham saído dos lombos de Abraão;


3 – maasahr (hebraico) – dízimo

Gênesis 14.20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo (maasahr) de tudo.

Levítico 27.30 Também todos os dízimos (maasahr) da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor.

Levítico 27.31 Se alguém quiser remir uma parte dos seus dízimos (maasahr), acrescentar-lhe-á a quinta parte.

Levítico 27.32 Quanto a todo dízimo do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara, esse dízimo (maasahr) será santo ao Senhor.

Números 18.21 Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos (maasahr) em Israel por herança, pelo serviço que prestam, o serviço da tenda da revelação.

Números 18.24 Porque os dízimos (maasahr) que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor em oferta alçada, eu os tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse que nenhuma herança teriam entre os filhos de Israel.

Números 18.26 Também falarás aos levitas, e lhes dirás: Quando dos filhos de Israel receberdes os dízimos (maasahr), que deles vos tenho dado por herança, então desses dízimos fareis ao Senhor uma oferta alçada, o dízimo dos dízimos.

Deuteronômio 12.6 A esse lugar trareis os vossos holocaustos e sacrifícios, e os vossos dízimos (maasahr) e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos e ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e ovelhas;

Deuteronômio 12.11 Então haverá um lugar que o Senhor vosso Deus escolherá para ali fazer habitar o seu nome; a esse lugar trareis tudo o que eu vos ordeno: os vossos holocaustos e sacrifícios, os vossos dízimos (maasahr), a oferta alçada da vossa mão, e tudo o que de melhor oferecerdes ao Senhor em cumprimento dos votos que fizerdes.

Deuteronômio 12.17 Dentro das tuas portas não poderás comer o dízimo (maasahr) do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, nem os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas, nem qualquer das tuas ofertas votivas, nem as tuas ofertas voluntárias, nem a oferta alçada da tua mão;

Deuteronômio 14.23 E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos (maasahr) do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias.

Deuteronômio 14.28 Ao fim de cada terceiro ano levarás todos os dízimos (maasahr) da tua colheita do mesmo ano, e os depositarás dentro das tuas portas.

Deuteronômio 26.12 Quando acabares de separar todos os dízimos (maasahr) da tua colheita do terceiro ano, que é o ano dos dízimos (maasahr), dá-los-ás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem.

II Crônicas 31.5 Logo que esta ordem se divulgou, os filhos de Israel trouxeram em abundância as primícias de trigo, mosto, azeite, mel e todo produto do campo; também trouxeram em abundância o dízimo (maasahr) de tudo.

II Crônicas 31.6 Os filhos de Israel e de Judá que habitavam nas cidades de Judá também trouxeram o dízimo (maasahr) de bois e de ovelhas, e o dízimo (maasahr) das coisas dedicadas que foram consagradas ao Senhor seu Deus, e depositaram-nos em montões.

II Crônicas 31.12 Ali recolheram fielmente as ofertas, os dízimos (maasahr) e as coisas dedicadas; e tinha o cargo disto o levita Conanias, e depois dele Simei, seu irmão.

Neemias 10.37 e as primícias da nossa massa, e as nossas ofertas alçadas, e o fruto de toda sorte de árvores, para as câmaras da casa de nosso Deus; e os dízimos (maasahr) da nossa terra aos levitas; pois eles, os levitas, recebem os dízimos em todas as cidades por onde temos lavoura.

Neemias 10.38 E o sacerdote, filho de Arão, deve estar com os levitas quando estes receberem os dízimos (maasahr); e os levitas devem trazer o dízimo dos dízimos à casa do nosso Deus, para as câmaras, dentro da tesouraria.

Neemias 12.44 No mesmo dia foram nomeados homens sobre as câmaras do tesouro para as ofertas alçadas, as primícias e os dízimos (maasahr), para nelas recolherem, dos campos, das cidades, os quinhões designados pela lei para os sacerdotes e para os levitas; pois Judá se alegrava por estarem os sacerdotes e os levitas no seu posto,

Neemias 13.5 e lhe fizera uma câmara grande, onde dantes se recolhiam as ofertas de cereais, o incenso, os utensílios, os dízimos (maasahr) dos cereais, do mosto e do azeite, que eram dados por ordenança aos levitas, aos cantores e aos porteiros, como também as ofertas alçadas para os sacerdotes.

Neemias 13.12 Então todo o Judá trouxe para os celeiros os dízimos (maasahr) dos cereais, do mosto e do azeite.

Ezequiel 45.11 A efa e o bato serão duma mesma medida, de maneira que o bato contenha a décima parte (maasahr) do hômer, e a efa a décima parte (maasahr) do hômer; o hômer será a medida padrão.

Ezequiel 45.14 quanto à porção fixa do azeite, de cada bato de azeite oferecereis a décima parte (maasahr) do bato tirado dum coro, que é dez batos, a saber, um hômer; pois dez batos fazem um hômer;

Amós 4.4 Vinde a Betel, e transgredi; a Gilgal, e multiplicai as transgressões; e cada manhã trazei os vossos sacrifícios, e de três em três dias os vossos dízimos (maasahr).

Malaquias 3.8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos (maasahr) e nas ofertas alçadas.

Malaquias 3.10 Trazei todos os dízimos (maasahr) à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.


4 – doron (grego) – dom, oferta

Mateus 2.11 E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas (doron): ouro incenso e mirra.

Mateus 5.23 Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta (doron) no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

Mateus 5.24 deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta (doron).

Mateus 8.4 Disse-lhe então Jesus: Olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta (doron) que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

Mateus 15.5 Mas vós dizeis: Qualquer que disser a seu pai ou a sua mãe: O que poderias aproveitar de mim é oferta (doron) ao Senhor; esse de modo algum terá de honrar a seu pai.

Mateus 23.18 E: Quem jurar pelo altar, isso nada é; mas quem jurar pela oferta (doron) que está sobre o altar, esse fica obrigado ao que jurou.

Mateus 23.19 Cegos! Pois qual é maior: a oferta (doron), ou o altar que santifica a oferta (doron)?

Marcos 7.11 Mas vós dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderías aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta (doron) ao Senhor,

Lucas 21.1 Jesus, levantando os olhos, viu os ricos deitarem as suas ofertas (doron) no cofre;

Lucas 21.4 porque todos aqueles deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo (doron) o que tinha para o seu sustento.

Hebreus 5.1 Porque todo sumo sacerdote tomado dentre os homens é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons (doron) e sacrifícios pelos pecados,

Hebreus 8.3 Porque todo sumo sacerdote é constituído para oferecer dons (doron) e sacrifícios; pelo que era necessário que esse sumo sacerdote também tivesse alguma coisa que oferecer.

Hebreus 8.4 Ora, se ele estivesse na terra, nem seria sacerdote, havendo já os que oferecem dons (doron) segundo a lei,

Hebreus 9.9 que é uma parábola para o tempo presente, conforme a qual se oferecem tanto dons (doron) como sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que presta o culto;

Hebreus 11.4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas (doron), e por meio dela depois de morto, ainda fala.


5 – minchah (hebraico) – oferta não sangrenta

(Nota: das 211 ocorrências desta palavra no Velho Testamento, selecionamos apenas as que se seguem, uma vez que um grande número se refere às ofertas feitas nos dias de Moisés para a construção e consagração do tabernáculo e dos seus serviços.)

Gênesis 4.3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta (minchah) ao Senhor.

Gênesis 4.4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta (minchah),

Gênesis 4.5 mas para Caim e para a sua oferta (minchah) não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.

Gênesis 32.13 Passou ali aquela noite; e do que tinha tomou um presente (minchah) para seu irmão Esaú:

Êxodo 30.9 Não oferecereis sobre ele incenso estranho, nem holocausto, nem oferta (minchah) de cereais; nem tampouco derramareis sobre ele ofertas de libação.

Levítico 2.1 Quando alguém fizer ao Senhor uma oferta (minchah) de cereais, a sua oferta será de flor de farinha; deitará nela azeite, e sobre ela porá incenso;

Levítico 2.3 O que restar da oferta (minchah) de cereais pertencerá a Arão e a seus filhos; é coisa santíssima entre as ofertas queimadas ao Senhor.

Levítico 2.4 Quando fizerdes oferta (minchah) de cereais assada ao forno, será de bolos ázimos de flor de farinha, amassados com azeite, e coscorões ázimos untados com azeite.

Levítico 9.17 E apresentou a oferta (minchah) de cereais e, tomando dela um punhado, queimou-o sobre o altar, além do holocausto da manhã.

Levitico 14.21 Mas se for pobre, e as suas posses não bastarem para tanto, tomará um cordeiro para oferta pela culpa como oferta de movimento, para fazer expiação por ele, um décimo de efa de flor de farinha amassada com azeite, para oferta (minchah) de cereais, um logue de azeite,

Levítico 23.13 Sua oferta (minchah) de cereais será dois décimos de efa de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta queimada em cheiro suave ao Senhor; e a sua oferta de libação será de vinho, um quarto de him.

Números 4.16 Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, terá a seu cargo o azeite da luminária, o incenso aromático, a oferta (minchah) contínua de cereais e o óleo da unção; isto é, terá a seu cargo todo o tabernáculo, e tudo o que nele há, o santuário e os seus móveis.

Números 5.15 o homem trará sua mulher perante o sacerdote, e juntamente trará a sua oferta por ela, a décima parte de uma efa de farinha de cevada, sobre a qual não deitará azeite nem porá incenso; porquanto é oferta (minchah) de cereais por ciúmes, oferta (minchah) memorativa, que traz a iniquidade à memória.

Números 5.18 Então apresentará a mulher perante o Senhor, e descobrirá a cabeça da mulher, e lhe porá na mão a oferta (minchah) de cereais memorativa, que é a oferta (minchah) de cereais por ciúmes; e o sacerdote terá na mão a água de amargura, que traz consigo a maldição;

Números 6.15 e um cesto de pães ázimos, bolos de flor de farinha amassados com azeite como também as respectivas ofertas (minchah) de cereais e de libação.

Números 28.26 Semelhantemente tereis santa convocação no dia das primícias, quando fizerdes ao Senhor oferta (minchah) nova de cereais na vossa festa de semanas; nenhum trabalho servil fareis.

Números 28.28 e a sua oferta (minchah) de cereais, de flor de farinha misturada com azeite, três décimos de efa para cada novilho, dois décimos para o carneiro,

Números 28.31 Além do holocausto contínuo e a sua oferta (minchah) de cereais, os oferecereis, com as suas ofertas de libação; eles serão sem defeito.

Josué 23.23 se nós edificamos um altar, para nos tornar de após o Senhor, ou para sobre ele oferecer holocausto e oferta (minchah) de cereais, ou sobre ele oferecer sacrifícios de ofertas pacíficas, o Senhor mesmo de nós o requeira;

Neemias 10.33 para os pães da proposição, para a contínua oferta (minchah) de cereais, para o contínuo holocausto dos sábados e das luas novas, para as festas fixas, para as coisas sagradas, para as ofertas pelo pecado a fim de fazer expiação por Israel, e para toda a obra da casa do nosso Deus.

Salmo 20.3 Lembre-se de todas as tuas ofertas (minchah), e aceite os teus holocaustos.

Salmo 40.6 Sacrifício e oferta (minchah) não desejas; abriste-me os ouvidos; holocauto e oferta de expiação pelo pecado não reclamaste.

Salmo 96.8 Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferenda (minchah) s, e entrai nos seus átrios.

Isaías 1.13 Não continueis a trazer ofertas (minchah) vãs; o incenso é para mim abominação. As luas novas, os sábados, e a convocação de assembleias ... não posso suportar a iniquidade e o ajuntamento solene!

Isaías 57.6 Por entre as pedras lisas do vale está o teu quinhão; estas, estas são a tua sorte; também a estas derramaste a tua libação e lhes ofereceste uma oblação (minchah). Contentar-me-ia com estas coisas?

Jeremias 17.26 E virão das cidades de Judá, e dos arredores de Jerusalém, e da terra de Benjamim, e da planície, e da região montanhosa, e do e sul, trazendo à casa do Senhor holocaustos, e sacrifícios, e ofertas (minchah) de cereais, e incenso, trazendo também sacrifícios de ação de graças.

Joel 1.9 Está cortada da casa do Senhor a oferta de cereais (minchah) e a libação; os sacerdotes, ministros do Senhor, estão entristecidos.

Joel 1.13 Cingi-vos de saco e lamentai-vos, sacerdotes; uivai, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus; porque foi cortada da casa do vosso Deus a oferta (minchah) de cereais e a libação.

Amós 5.22 Ainda que me ofereçais holocaustos, juntamente com as vossas ofertas (minchah) de cereais, não me agradarei deles; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados.

Amós 5.25 Oferecestes-me vós sacrifícios e oblações (minchah) no deserto por quarenta anos, ó casa de Israel?

Malaquias 1.10 Quem dera que entre vós houvesse até um que fechasse as portas para que não acendesse debalde o fogo do meu altar. Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos exércitos, nem aceitarei oferta (minchah) da vossa mão.

Malaquias 1.11 Mas desde o nascente do sol até o poente é grande entre as nações o meu nome; e em todo lugar se oferece ao meu nome incenso, e uma oblação (minchah) pura; porque o meu nome é grande entre as nações, diz o Senhor dos exércitos.

Malaquias 1.13 Dizeis também: Eis aqui, que canseira! e o lançastes ao desprezo, diz o Senhor dos exércitos; e tendes trazido o que foi roubado, e o coxo e o doente; assim trazeis a oferta (minchah). Aceitaria eu isso de vossa mão? diz o Senhor.

Malaquias 2.12 O Senhor extirpará das tendas de Jacó o homem que fizer isto, o que vela, e o que responde, e o que oferece (minchah) dons ao Senhor dos exércitos.

Malaquias 2.13 Ainda fazeis isto: cobris o altar do Senhor de lágrimas, de choros e de gemidos, porque ele não olha mais para a oferta (minchah), nem a aceitará com prazer da vossa mão.

Malaquias 3.3 assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata, até que tragam ao Senhor ofertas(minchah)  em justiça.

Malaquias 3.4 Então a oferta (minchah) de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos.

Nota: Observe que o profeta Malaquias apresenta os dízimos e ofertas não como a finalidade do culto, mas como uma das evidências da verdadeira fidelidade a Deus nos dias do Velho Testamento, quando era exigido obrigatoriamente dos israelitas determinados tipos de ofertas, bem como o dízimo. Ele cita no primeiro e segundo capítulos a necessidade de santidade de vida para que os dízimos e ofertas fossem aceitos por Deus.

6 – chattath (hebraico) – oferta sangrenta, sacrifício

(Nota: há 298 ocorrências desta palavra no Velho Testamento, que não estamos apresentando a seguir por não serem pertinentes ao assunto , em face da plena revogação deste tipo de oferta que cumpriu integral mente em nosso Senhor Jesus Cristo.)
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 02/10/2015
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras