Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Piedade



A Palavra 'piedade' é entendida atualmente, com o significado comum de se ter pena, e compaixão, no entanto não é este o seu significado no texto da Bíblia, onde é vertida do grego 'eusebeia', que significa 'devoção' e 'piedade' em seu significado original, que descreve a condição de ser 'pio' (palavra latina) para bondoso, devoto, cumpridor de deveres.
O oposto a isto é ímpio, impiedoso, impiedade.
Podemos entender melhor o significado bíblico de piedade, pela palavra 'rasha' (ímpio) em hebraico, que ocorre cerca de 250 vezes no Velho Testamento, quase sempre em oposição à palavra justo ou santo.

'Ímpio' na Bíblia, é sempre aquele que se opõe a Deus e à Sua vontade; geralmente por motivo de incredulidade, portanto não exprime qualquer tipo de devoção a Deus.
Assim, podemos entender o uso que os escritores do Novo Testamento fazem da palavra piedade, como que para se referir à condição daqueles que têm fé em Cristo, amam a justiça do evangelho, a Cristo, e aos Seus mandamentos, expressando-o numa vida de devoção a Deus tanto interna, quanto externamente.
Paulo alinha a piedade em I Timóteo 6: 11 com a justiça, a fé, o amor, a constância, e a mansidão.
Em I Timóteo 6: 3 e Tito 1: 1, o apóstolo Paulo afirma que a sã doutrina, ou seja, a Palavra de Deus, o Evangelho, a verdade, é segundo a piedade, ou seja, a sã doutrina conduz a uma vida piedosa - e o exemplo perfeito desta vida piedosa está em Jesus Cristo, com o qual então a palavra que pregamos deve estar conformada.

É pela prática da Palavra de Deus que uma pessoa é tornada piedosa, ou seja, devotada aos deveres que tem para com Deus, e isto há de ser visto em sua vida devocional, particular ou publicamente, no seu lar ou na Igreja, ou onde mais em que se encontre.
Orar, meditar na Palavra, congregar com os santos, faz parte da piedade, ou seja, da devoção.
A vida de piedade é a expressão prática da nossa adoração e serviço a Deus; por isso o apóstolo Pedro a coloca no final da lista de virtudes, que relaciona em sua segunda epístola, antes da fraternidade e do amor; como sendo parte deste resultado final, depois de termos crescido na fé, na virtude, no conhecimento, no domínio próprio, e na perseverança.


 
Você pode ler os versículos bíblicos contendo destacadas as palavras:
1 – eusebeia (grego) – piedade; devoção;
2 – eusebeo (grego) – mostrar piedade, adorar;
3 – eusebes (grego) – piedoso, devoto;
4 –eusebos (grego) – piamente;
5 – theosebeia (grego) – piedade divina; relacionados ao assunto, acessando um dos seguintes links:
http://www.recantodasletras.com.br/mensagensreligiosas/5416638
http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/index.php?cdPoesia=128624

 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 21/10/2015
Alterado em 27/08/2021
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras