Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Salmo 103: 9


 
“Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira.” [Sl 103: 9]

Quanto tempo dura a ira de uma pai, ou de uma mãe depois de ter repreendido a seu filho?
Se este filho é amado por eles a ira durará para sempre, por causa do desatino que cometeu?
Todos os que são pais amorosos sabem muito bem qual é a resposta.
Por vezes, nossos filhos se mostram renitentes e rebeldes não por pouco tempo, em relação a determinado problema a que têm dado causa, todavia por maior que seja a contrariedade que possa causar em nós, depois de certo tempo, tornamos a ser favoráveis a eles sem que leve muito tempo.

Ora, se nós, falhos e limitados pecadores agimos desta forma, quanto mais o nosso Pai celestial, que é perfeito em amor, justiça, e bondade?
Daí o salmista ter se expressado nos termos do nosso texto, pois conhecia por experiência própria qual é o caráter de Deus.
Ele tinha sido alvo do desagrado do Senhor em determinadas ocasiões, e no pecado com Bate-Seba - sua harpa ficou desafinada por cerca de um ano, e seu espirito definhava debaixo dos juízos corretivos de Deus, pois não havia até então, achado lugar para arrependimento, convencendo-se da grande transgressão que havia cometido.

Deus já havia se tornado favorável a ele, mas como se achava endurecido pelo pecado, não pôde contemplar Seus braços amorosos abertos para recepcioná-lo, depois de ter-se lavado com as lágrimas do arrependimento.
Mas, aprendeu a lição e a compartilha conosco neste Salmo, de modo que possamos aprender que, conforme afirma a Escritura, a ira de Deus de um breve momento não passa, porque de outra forma seríamos todos consumidos.

Lembro-me agora da passagem, quando nos foi feita a promessa do perdão de Cristo por causa do evangelho, no texto de Isaías 40, no qual o Senhor convoca consoladores para o Seu povo, depois de tê-lo castigado devidamente por seus pecados.
Assim, então, você que se achou debaixo da palmatória corretiva do Senhor, que se manifestou, sobretudo pela falta de paz e as próprias circunstâncias da vida, que lhe mostraram o quanto Ele estava aborrecido com seus maus caminhos; tente observar por esta fresta de luz que se abre, para que você possa ver que o tempo da correção já passou, que é hora de derramar lágrimas, não mais de amargura e desânimo, mas de arrependimento, alegria e esperança, de um novo recomeçar com Deus.

 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 26/11/2015
Alterado em 15/08/2021
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras