Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Testemunho
 


A arca da aliança era chamada de arca do testemunho [Êx 39: 35], porque continha as duas tábuas de pedra nas quais Deus havia escrito os 10 mandamentos.
O testemunho não era a arca, mas as tábuas, porque continham a escrita do próprio Deus relativa à Sua vontade.
Disto aprendemos, que o testemunho é a própria Palavra revelada de Deus a nós, nas Escrituras, tanto do Velho quanto do Novo Testamento.
No Novo Testamento temos o testemunho de Jesus e do Espírito Santo, escrito pelos apóstolos.
Os apóstolos e os discípulos de Jesus eram suas testemunhas, porque foram incumbidos de dar seu testemunho ao mundo.
Cabe à testemunha testificar a verdade.

Assim, o próprio Jesus foi testemunha da verdade do Pai, testificando dela em Seu ministério terreno; o Espírito Santo continua sendo testemunha da verdade, e com Ele são testemunhas todos os crentes, porque têm sido feitos participantes da verdade, por meio da regeneração e santificação do Espírito.
A garantia que temos de que a Palavra de Deus é a verdade, nos vem do testemunho interno do Espírito Santo em nossos corações, especialmente pela aplicação da Palavra em nossas próprias vidas.

É-nos dado pelo Espírito, como crentes, não somente crermos que a Palavra é a verdade, como também participarmos das coisas em que cremos, pois são traduzidas como realidades na nossa fé em Cristo; por exemplo, a Palavra afirma que, se nos arrependermos e crermos em Cristo somos transformados em novas criaturas, e isto de fato ocorre, quando nos convertemos.
Assim, a verdade vivida dá testemunho da verdade prometida.

Todas as demais promessas da Palavra passam pelo mesmo teste de veracidade, comprovando a completa fidelidade de Deus em cumprir tudo o que tem prometido.
De tal forma o testemunho está ajustado à nossa própria vida, que é comum se dizer, que devemos dar testemunho de Cristo com nossas vidas exemplares.
Vidas santificadas é o melhor testemunho de que servimos de fato, a um Deus que é santo, e nos santifica.
Por que o crente deve ser testemunha de Jesus e da Sua Palavra?

Não somente porque este dever lhe é imposto por Deus, mas porque o testemunho de Jesus é o espírito da profecia [Apo 19: 10], ou seja, o Espírito Santo que habita no crente o move a falar do evangelho, pois este é também, o ministério do próprio Espirito Santo nesta dispensação da graça.
Você pode ler os versículos bíblicos contendo destacadas as palavras abaixo, relativas ao assunto, acessando o seguinte link:

http://palavrasnooriginal.blogspot.com.br/2015/11/testemunho.html

1 - marturia (grego) = testemunho, testemunha;
2 – martureo (grego) = testemunhar, testificar;
3 – martus (grego) = mártir, testemunha;
 



 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 29/12/2015
Alterado em 14/08/2021
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras