A Segurança dos que São Íntegros
"Quem anda em integridade anda seguro; mas
o que perverte os seus caminhos será conhecido".
[Provérbios 10: 9]
Aqui nos é dito, e podemos confiar de fato nesta verdade da qual podemos depender, que a integridade dos homens será a sua segurança, pois aquele que anda retamente na presença de Deus e dos homens, que é fiel a ambos, anda seguro, porque estará sob uma proteção divina especial.
Ele segue seu caminho com uma ousadia humilde, por estar bem armado contra as tentações de Satanás, os problemas do mundo, e as injúrias dos homens, uma vez que além de ser-lhe concedida graça suficiente para isto, também tem sido instruído e dirigido quanto ao modo de proceder em cada situação da vida, adquirindo cada vez mais experiência da bondade, do amor, do poder e proteção de Deus.
Ele conhece o fundamento em que se encontra, o guia que ele segue e o guarda, portanto, prossegue com segurança e paz em sua jornada.
Um homem de caráter justo, também andará seguro, porque terá a prudência de se opor a tudo aquilo que possa envolvê-lo em aventuras - ele possui sabedoria suficiente recebida da parte de Deus, para se desviar do mal.
Mas, a desonestidade dos homens será a sua vergonha; aquele que perverte seu caminho, e se desvia em caminhos tortuosos, que dissimula com Deus e com o homem, virá a ser conhecido pelo que ele é realmente - numa hora ou outra ele trairá a si mesmo e se revelará.
Deus vai descobri-lo no grande dia do juízo.