A Ruína dos que Enganam
e dos Insensatos
"O que acena com os olhos traz desgosto, e o
insensato de lábios vem a arruinar-se".
Provérbios 10: 10]
Aqui é dito algo que se aplica, principalmente ao modo de desígnio político, quando alguém pisca o olho com a intenção de disfarçar seus reais interesses em enganar e prejudicar alguém, levando-lhe a crer estar atento às suas necessidades, ao mesmo tempo que acena para aqueles que teriam o encargo de satisfazê-las, piscando o olho, para que se faça exatamente o contrário, mas sem despertar a atenção do que será prejudicado, para o seu real interesse em fazer-lhe mal.
Evidentemente, o que aqui se diz é, que com um simples gesto muita tristeza pode ser causada a outros, que de boa fé, colocam sua confiança em pessoas de mau caráter.
Aquele que pisca o olho para seus cúmplices, para que venham a produzir o mal, a fim de ser ajudado na execução de seus projetos perversos, não sabem que estarão dando causa a terem tristezas, eles próprios, pois certamente Deus os julgará e punirá.
Este provérbio também cita, a queda que experimentará aquele que é insensato de lábios, ou seja, o que revela sua insensatez, pelo modo da sua conversação; o que demonstra, que não possui qualquer temor ou graça de Deus pelo seu modo de falar e se expressar, pois a boca fala daquilo que o coração está cheio.