A Boca do Justo é Fonte de Vida
"Prata escolhida é a língua do justo, mas
o coração dos perversos vale muito pouco".
"Os lábios do justo apascentam a muitos, mas
por falta de senso, morrem os tolos". [Pv 10: 20,21]
A língua do justo é tida em maior valor do que o coração do ímpio, porque a boca do justo fala daquilo que procede do seu coração regenerado e renovado pelo Espírito Santo, o qual é agora de grande valor para Deus e os homens de boa vontade.
O justo, portanto, que é dado a ser conhecido pelo seu modo de falar é tido na conta de algo de grande valor, sendo comparado à prata escolhida (purificada).
A razão deste valor não se encontra na beleza ou eloquência de sua conversação, mas no efeito que ela produz, apascentando a muitos, ou seja, alimentando-os com as palavras de vida eterna que aprendeu de Jesus Cristo.
Os que se estão sob a influência das palavras do justo são bem-aventurados, pois são por meio dele tornados também entendidos nas coisas de Deus, pois ao conhecerem a Sua vontade e praticá-la pelo que aprenderam, virão a trilhar pelos caminhos da vida eterna, onde se encontra a bênção plena de Deus.
Por isso, se diz que os insensatos, ou seja, aqueles que não ouvem as palavras do justo, e não buscam o conhecimento de Deus permanecem na condição de mortos espirituais que são, por lhes faltar tal entendimento, pois a justiça que nos justifica, conforme já proferido no texto de Isaías, nos vem somente pelo conhecimento do único que é inteiramente justo, a saber, nosso Senhor Jesus Cristo, já que é somente por conhecê-lo que somos e podemos ser justificados por Deus.