Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

 

 

Caminho Direcionado pelo
Viver Justo


 

"A justiça dos perfeitos direcionará o seu caminho; mas o ímpio cai pela sua impiedade".
"A justiça dos retos os livra; mas os traiçoeiros são apanhados nas suas próprias cobiças". 
[Provérbios 11: 5, 6]


Estes dois versos são, com efeito, o mesmo, e ambos têm o mesmo significado do verso 3.
As verdades aqui afirmadas são repetidas, porque  são de tal peso, que não podem ser demasiadamente incutidas.
Devemos nos governar por estes princípios, pois os caminhos da justiça do reino de Deus são a nossa regra e segurança.
Não podemos ser achados com a nossa alma em segurança, estando conscientes de um bom proceder, senão somente por estarmos conformados à justiça de Deus; seja por tê-la atribuída na nossa justificação pela graça, mediante a fé, seja pela sua implantação em nosso caráter pelo poder do Espírito Santo.

A graça de Deus educa e dirige aqueles que amam e praticam a justiça.
Já não há qualquer condenação da parte de Deus, para aqueles que estão cobertos pela justiça de Cristo.
Assim, a justiça dos que são retos, os livra da maldição, da ira e da condenação divina.

Em contraste, a impiedade e as cobiças dos que são ímpios e traiçoeiros são a causa da sua queda e ruína.
Por mais que possa parecer que estão prosperando neste mundo, estão de fato caminhando por veredas de morte que lhes conduzirá a um final terrível, vergonhoso, e eterno quando tiverem que comparecer perante o trono do juízo divino.

 

 

 

 

 

 


 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 15/07/2016
Alterado em 17/11/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras