Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Injustiça Justa

 

 

Muitas são as acusações que são feitas contra Deus, por todos os males que acontecem no mundo.
Deus não precisa de defensores para justificar Seus atos, pois por Sua sabedoria tem fixado e controlado tudo o que é necessário, para manter em curso, uma humanidade que está escravizada ao pecado.
Se nós, como criaturas não conseguimos entender os planos e ações do Criador, o problema está inteiramente conosco, em nosso endurecimento, e nunca no Senhor que, a propósito, torna conhecido de muitos que O temem e O amam, a razão de haver sofrimento no mundo; ao mesmo tempo em que promove o bem, para todos aqueles que amam a justiça, ainda que passem por muitas tribulações e aflições, que aos olhos dos incautos pode até mesmo parecer, que eles se encontram desamparados por Deus, quando na verdade, Ele nunca os perde de vista, especialmente quando são sujeitados à prova da sua fé.

O mundo, como mundo segue sendo injusto e tenebroso, mas Jesus é a luz do mundo, e faz dos Seus seguidores também luz, para que brilhem nas trevas onde abunda o pecado.
Há na verdade, muito exercício de misericórdia, de paciência, de amor, e longanimidade da parte de Deus para com os pecadores, ao longo das eras, quando que, a nosso juízo, de há muito todos já deveriam ter sido submetidos a um juízo condenatório de sofrimento eterno, no inferno, em razão de todos serem pecadores, e  haver tanto endurecimento, rejeição do amor e bondade que são oferecidos a todos, por meio da graça de Jesus Cristo.

O grande fato é que não se pode julgar a bondade e o cuidado de Deus, pela expectativa de que haja uma melhoria e arrependimento geral, de todas as pessoas de uma determinada nação, ou mesmo de todas as partes do mundo - isto jamais ocorrerá, até que Jesus estabeleça Seu reino na terra em sua forma final, depois da Sua segunda vinda.
Até lá, o joio e o trigo sempre estarão lado a lado neste mundo; e como o joio sempre será mais abundante que o trigo, não se deve esperar que haja sociedades justas em que todos se amem e se respeitem mutuamente, seguindo os mandamentos de Deus.
De fato, é uma triste realidade, a que vivemos neste mundo, mas devemos buscar força e graça no Senhor, para não perdermos jamais a misericórdia, a paciência, a longanimidade e o amor, que existem no próprio Deus em relação a todos os pecadores nesta presente dispensação da graça, em que a salvação pela fé em Jesus está sendo oferecida a todos, sem exceção.

 

Virá o dia em que o juízo final será estabelecido, e cada um receberá o que lhe é devido da parte de Deus, segundo seu caminhar na justiça (galardão e glória) ou na injustiça (condenação e horror eternos).

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 10/11/2018
Alterado em 06/11/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras