É Fácil, mas Tem Requisitos
Para Deus é algo muito fácil salvar uma alma da condenação eterna, porque tudo quanto é exigido, é que o pecador se arrependa, e creia em Jesus Cristo.
Nenhuma dificuldade, ou condição de habilidade, ou mérito pessoal foi interposto por Deus para a salvação do pecador, de modo que por maiores que sejam as fraquezas e pecados, ou mesmo o longo tempo em que alguém permaneceu na prática continuada do pecado, no momento em que a pessoa crê em Cristo pelo motivo correto, ela é salva instantaneamente, e para sempre.
Agora, não porque Deus quisesse criar dificuldades para nos salvar, Ele não trará salvação a qualquer que não queira atender ao objetivo da salvação, que é o de nos santificar para que cheguemos à imagem e semelhança do caráter de Cristo.
Todo aquele, que for conhecido por Deus, em Sua presciência e onisciência, que jamais se submeterá a isto, por desejar permanecer como o próprio senhor de sua vontade e destino, jamais será atraído por Ele, a Cristo, para que seja convencido do pecado, pelo Espírito Santo, de modo a confessar-se pecador necessitado de salvação, e assim achar perdão, paz, libertação e a bem-aventurança da vida eterna.
Assim, a dificuldade sempre se encontra do lado do pecador, e não do lado de Deus, na questão da salvação eterna.
Somos salvos para a santificação do corpo, da alma e do espírito, e desta forma, enquanto não formos convencidos desta verdade, e resistirmos a ela, dificilmente seremos transportados das trevas para a luz de Jesus, da potestade de Satanás, para a de Deus.
Deus conhece os nossos corações, de modo que no caso de alguém ter sido salvo, e ainda não ser convencido plenamente destas coisas, não tendo uma correta compreensão do objetivo da salvação, que é o da nossa santificação, todavia Deus o sabe de antemão, por meio do conhecimento que Ele sabe que viremos a ter depois, assim concede-nos aquilo que viremos a amar de todo o coração e vontade, a saber, a nossa santificação, sobre a qual não estávamos plenamente conscientes no princípio.
Mas, uma vez tendo sido salvos, não demorará muito tempo para que cheguemos ao conhecimento desta verdade; de que a redenção possui suas reivindicações, e Jesus cumpriu todas elas por nós, para que de nossa parte, também cumpramos aquilo que nos é exigido, para um caminhar digno, segundo a vocação a que formos chamados, de sermos e vivermos como filhos de Deus.