Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Por que a Santidade é Necessária?




 

Uma grande dificuldade, até mesmo a impossibilidade de alguém ser convencido, de que se requer santidade total para nos tornar aptos para o céu, segundo o homem natural, e sem que sejamos ajudados pelo trabalho do Espírito Santo para tal convencimento, reside no fato de que chegamos a um mundo em que o pecado reina por toda parte, inclusive em nosso próprio interior.
Nós não nascemos na luz de Jesus, ao contrário, chegamos a um mundo de trevas desde o nosso nascimento, e nele viveremos até o dia da nossa morte.
Não sabemos o que é a luz da santidade, conforme ela se encontra em Deus; e pensamos que seria a mera moralidade em um viver honesto, tudo o que é necessário para se dizer que vivemos na luz, e não nas trevas.
Acrescente-se a esta nossa ignorância e cegueira latentes, relativas à vida celestial e divina, que somos levados inteiramente a viver ocupados com tudo o que se relaciona ao mundo material e visível, cheios dos cuidados desta vida, relativos à nossa sobrevivência e sucesso no mundo.
Dificilmente, o homem natural ocupará seu pensamento com os assuntos espirituais relativos à verdade revelada na Bíblia, pois sua imaginação não consegue alcançar, que o homem foi criado perfeito, sem qualquer pecado, e que o propósito de Deus para o homem que será apto para o céu, requer o resgate da condição santa e perfeita que havia no princípio.
Para muitos, isto parece ser um alvo inatingível, ou então para um número extremamente reduzido de pessoas, que nasceram com vocação para a religião.

Devemos lembrar também, que esta perfeição e santidade requeridas por Deus, nada têm a ver com o que se costuma dizer e pensar a respeito deste assunto, pois não é algo que deve ser definido pelo homem, mas que já se encontra definido pelo próprio Deus, e nos é ensinado pelo Espírito Santo, conforme a revelação bíblica. É, portanto uma perfeição e santidade segundo Deus, segundo o que Ele é em Sua própria pessoa divina, e não simplesmente a noção comum de um homem sem pecado.

Há virtudes e hábitos santos que devem ser incorporados ao nosso caráter, que é um trabalho para a graça de Deus, e através do passar do tempo, em nossa corrida à maturidade espiritual.
Daí decorre a nossa completa necessidade de Jesus Cristo, não apenas para o perdão dos nossos pecados e purificação completa de nosso corpo, alma e espírito, bem como para a implantação das virtudes divinas que devem reger toda a nossa conduta, atitudes e pensamentos.
A salvação deve ser desenvolvida com temor e tremor, efetuando Deus em nós, tanto o querer quanto o realizar, segundo a Sua boa vontade.
Veja o culto que é dado ao corpo em nossos dias, como se tudo o que compusesse o valor da vida de uma pessoa fosse o estado atlético do seu físico!
Isto tudo indica, que não há de fato, uma preocupação, e sequer o conhecimento da existência da vida do espírito, que é o que permanecerá depois da morte, e pouca ou nenhuma atenção se dá ao fato, de que este espírito se encontra morto, afastado de Deus e da vida de Deus, necessitando ser ressuscitado pelo poder de Jesus.
Necessitamos então, da fé e do arrependimento, que são dons de Deus para que possamos ser submetidos à obra de restauração, da nossa condição de morte para a de vida.
Precisamos ser acordados de nosso sono de morte, pelo poder do Espírito Santo, mediante o arrependimento para com Deus, e a fé em Jesus Cristo.

Sem isto, nossos olhos espirituais jamais serão abertos, e acordaremos do nosso sono sob um juízo terrível de fogo eterno, quando já não haverá mais chance de salvação.
Quando nosso entendimento é iluminado, podemos ver claramente que a condição de viver em pecado, esta sim, que é anormal e completamente danosa e, que de fato, viver em santificação é a condição normal, pois é a que se encontra no próprio Criador de todas as coisas, e a que permanecerá pela eternidade afora.

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 22/02/2019
Alterado em 13/11/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras