Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos



Rute 1: 14




Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela”.  [Rute 1: 14]
Ambas as noras tinham afeição por Noemi; por isso acompanharam-na em seu retorno à terra de Judá. No entanto, a hora da provação chegou e Noemi apresentou, sem egoísmo, a cada uma de suas noras as provações que as aguardavam.
Se elas se interessavam por conforto e tranquilidade, Noemi as exortou a retornarem aos seus amigos moabitas.
A princípio, ambas declararam que lançariam sua sorte com o povo do Senhor, mas depois de alguma reflexão, Orfa com muito pesar e um beijo respeitoso, deixou sua sogra, o povo, e o Deus dela, e retornou aos seus amigos idólatras.
 
Rute, porém com todo o seu coração entregou-se ao Deus de sua sogra.
Uma coisa é amarmos os caminhos do Senhor, quando tudo se mostra agradável; outra coisa bem diferente é nos apegarmos a esses caminhos, quando temos de enfrentar desencorajamentos e dificuldades.
O beijo de confissão externa é muito barato e fácil, mas o apego prático ao Senhor, o qual deve se manifestar em decisão santa por meio da verdade e santidade, não é pouca coisa.
Qual é a sua posição?
Seu coração está ligado em Jesus?
Você já calculou o preço?
Está solenemente disposto a sofrer todas as perdas do mundo por amor ao seu Senhor?
 
O ganho futuro será uma recompensa abundante, pois os tesouros do mundo não podem ser comparados com a glória a ser revelada.
Nunca mais se ouviu falar sobre Orfa; em gloriosa tranquilidade e prazeres idólatras, a vida de Orfa a mergulha nas trevas da morte.
Rute permanece na história e vive no céu, pois a graça de Deus a colocou na linhagem nobre, da qual veio o Rei dos reis.
 
Benditas entre as mulheres são aquelas que podem renunciar a tudo, por amor a Cristo; entretanto esquecidas, e pior que esquecidas serão aquelas que na hora da tentação ferem o escrúpulo e retornam ao mundo.
Que não nos contentemos com a forma de devoção que possa ser como o beijo de Orfa, mas que o Espírito Santo faça nosso coração apegar-se ao nosso Senhor Jesus.
Spurgeon
Enviado por Silvio Dutra em 08/09/2021
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras