Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Conformidade

 


 

 

"Porquanto aos que antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." [Romanos 8: 29]
 
Que declaração incrível é essa! Certamente, uma que nenhuma mente mortal jamais pensou em inventar - que alguns dos descendentes caídos de Adão, não sejam apenas salvos de seus pecados e libertos da ira por vir, mas decretados por Deus para serem feitos como aquele Abençoado em quem Sua alma se deleita!
Esse é o clímax da graça, pois não é possível conferir maior favor aos seus escolhidos; que as criaturas depravadas ainda devem se tornar réplicas do Santo; que os vermes da terra devem ser conformados ao Senhor da glória ultrapassa a compreensão finita, mas a fé o recebe e ama.

 

Em que consiste essa "conformidade"?
Resumindo o ensinamento do Novo Testamento sobre isso, podemos dizer que é espiritual, prático, experiencial e físico. Uma linha não deve ser desenhada muito bruscamente entre essas distinções, pois elas são interrelacionadas.
A conformidade espiritual começa em nossa regeneração;
A conformidade prática tem a ver com a nossa santificação;
A conformidade experiencial diz respeito à nossa mortificação; e a conformidade física não será efetuada, até a nossa glorificação.

Conformidade espiritual a Cristo, antes que haja uma verdadeira conformidade com Cristo externamente - deve haver um interior da natureza, como devemos primeiro "viver no Espírito", antes que possamos "andar no Espírito". [Gl 5: 25]
Na regeneração, a imagem espiritual de Cristo é estampada sobre a alma, e ele é "formado" no coração - o "homem novo" [Ef 4: 24; Cl 3: 10] sendo criado segundo a Sua semelhança.
Os membros são da mesma natureza que a cabeça. A vida de Cristo deve ser transmitida a nós, antes que possa haver qualquer comunhão ou conformidade com Ele.

"Porque todos nós temos recebido, da sua plenitude e graça sobre graça". [Jo 1: 16]
Essa é a graça comunicada a nós, de natureza correspondente à graça da qual Ele está cheio. Essa conformidade espiritual inicial continua em toda a vida do cristão na terra; ele é renovado no homem interior, dia a dia. [2 Co 4: 16]
É seu privilégio quanto seu dever, se tornar cada vez mais crente, tanto seu caráter e sua conduta.
Para que você "cresça nele em todas as coisas" [Ef 4: 15], esse deve ser o nosso incessante objetivo e esforço.
Nós somos encarregados de "colocar o Senhor Jesus Cristo" [Rm 13: 14], como o soldado faz com o uniforme, evidenciando o dever diário, dos que servem Sua bandeira.
 
Somos obrigados a expressar ou mostrar Suas virtudes [1 Pe 2: 9], fazendo com que se manifeste, que Ele habita em nós. Disse o apóstolo:

"Sejam seguidores [ou "imitadores"] de mim, assim como eu também sou de Cristo". [1 Co 11: 1]
Nós, que levamos o nome de Cristo somos justificados, apenas na medida em que exibimos Suas perfeições. Cristo não só vive para Seu povo, mas neles. [Gl 2: 20])
Ele não pode "estar escondido". [Mc 7: 24]
Cristo morreu por nós, logo devemos morrer para o pecado, para o ego, e para o mundo.
É por sua conformidade com Cristo, que Seus seguidores se distinguem dos professantes vazios. Esta conformidade espiritual e interior a Cristo é promovida pelo uso regular de meios apropriados.

"E todos nós [almas regeneradas], com o rosto desvendado [em contraste com os judeus sob o véu - versículos 13-16], contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito". [2 Co 3: 18]


O "espelho" em que a "glória do Senhor" é vista é a Escritura. Essa fé é "contemplada" pela fé, pois a fé é o olho do espírito, tal como nossos olhos físicos, ao contemplarmos a luz do sol.
Como a alma regenerada está ocupada com crença e adoração, com essa maravilhosa "glória", é "transformado na mesma imagem" - não completamente como em um momento, mas gradual e progressivamente "de glória em glória".
Não por nenhum esforço nosso, mas "pelo Espírito", cujo ofício é, primeiro nos unir a Cristo, e depois nos fazer como Ele.


Devemos ter a comunhão e a afiliação mais próximas  com o Senhor Jesus, pois como a fé se alimenta dAquele que nos entrega a própria carne, nos tornamos assimilados espiritualmente a Ele.
Quanto mais somos afetados pelo Seu amor, mais devemos nos esforçar para agradá-Lo.
"Vendo como no espelho a glória do Senhor - somos transformados na mesma imagem".
A figura é tirada dos espelhos usados pelos antigos, que, ao contrário do nosso, eram feitos de metal altamente polido - para sua utilização, era necessária uma luz brilhante, e diante do espelho, não somente a pessoa via nele seu semblante, mas em seu rosto refletia o brilho do metal; se o espelho fosse de bronze ou ouro, o reflexo seria amarelo; se prata, branco.

 
E, como a fé é ocupada com a pessoa de Cristo e o Espírito brilha em nossos corações, Suas perfeições são reproduzidas em nós.
Não podemos demorar na presença do "Sol da justiça" [Ml 4: 2] sem refletirmos Seus feixes.
Como Moisés desceu do monte depois de quarenta dias de conversa com Jeová, "a pele do seu rosto brilhava". [Ex 34: 30]
Quanto mais o santo está na companhia de Cristo, mais ele é conformado à Sua semelhança.
A conformidade PRÁTICA com Cristo, em nossa conduta é promovida pelo nosso exemplo, seguindo o que Ele nos deixou. [1 Pe 2: 21]
Um dos grandes fins para os quais Deus enviou Seu Filho ao mundo, em nossa natureza, foi que Ele nos revelasse através de Sua vida, como devemos nos comportar de maneira aceitável para Deus.

Em Cristo, o ideal divino da maturidade foi realizado.
Toda a bondade original [Gn 1: 31] da natureza humana tem sido exercida e exemplificada para a glória de Deus, na vida perfeita de Cristo.


Como todas as cores se encontram no arco-íris, assim todas as virtudes e excelências se encontram em Cristo. Ele é um padrão perfeito e glorioso de todas as graças.
Não são os santos mais eminentes, o melhor de suas graças, pois a mais alta de suas conquistas foram prejudicados por manchas e falhas.
Cristo é "completamente amável" [Ct 5: 16]; o Cordeiro "sem mancha e sem mácula". [1 Pe 1: 19]
Em Sua vida nós contemplamos a Lei traduzida em termos concretos, e seus requisitos colocados diante de nós por representação pessoal.
Em Sua vida temos uma exibição clara do que consiste a santidade prática.
Em Sua vida, Cristo expôs o que Ele exige de Seus seguidores:

"Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou." [1 Jo 2: 6]
 
Como um dos puritanos menos conhecidos o expressou:
"Cristo é o sol, e todos os relógios de nossas vidas devem ser ajustados pelo discernimento de seus movimentos."
Um cristão é aquele que renunciou à sua própria vontade e sabedoria como a regra de suas ações, e se entregou ao cetro de Cristo para ser governado por Ele.
Ele ensina tanto por preceito, quanto por exemplo.

"Tome meu jugo sobre você, e aprenda de mim". [Mt 11: 29]
É o requisito dEle, e a conformidade com Ele que deve ser o negócio de nossas vidas.
"Que haja em vós a mesma mente que havia em Cristo Jesus". [Fp 2: 5]
Devemos aprender com a conduta de Cristo, bem como com os conselhos de Deus para que a santa obediência à vontade de Deus possa nos marcar em todas as coisas.
"Agora, quando viram a ousadia de Pedro e João; não sua "doçura", mas sua fidelidade intransigente, sua lealdade a todo custo; então tomaram conhecimento que eles estiveram com Jesus"! [Atos 4: 13]

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me." [Mt 16: 24]
 
A "cruz" significa abnegação, uma vida cedida a Deus; isto não é colocado sobre o discípulo, mas voluntariamente "assumido" por ele, para que seja "conformado à Sua morte" [Fp 3:10) - morrendo diariamente para o pecado.
Deve haver uma conformidade EXPERIMENTAL a Cristo, no sofrimento.
Os membros do corpo de Cristo compartilham em sua medida, as experiências de sua Cabeça; eles o fazem na medida em que seguem o exemplo que Ele lhes deixou.
Como o mundo odiou Cristo, assim odeia aqueles que levam a Sua imagem.
Era o mundo religioso não regenerado, que se opunha muito a Ele, e é suficiente para o discípulo ser como seu Mestre.
Quanto mais nós O sigamos, mais traremos sobre nós a hostilidade de Satanás:

"Mas regozijem-se, na medida em que vocês são participantes dos sofrimentos de Cristo". [1 Pe 4: 13]
"Mas sabemos que, quando ele aparecer, seremos como ele".  [1 Jo 3: 2]

 
Haverá a consumação abençoada - escolhido em Cristo, chamado por Cristo, comungando com Cristo, plenamente conformado a Cristo!
Como Deus predestinou Seu povo para ser conformado à imagem de Seu Filho espiritualmente, praticamente e experiencialmente, assim também de forma física, porque no Seu retorno, Cristo "mudará o nosso corpo vil, para que seja moldado como seu corpo glorioso". [Fp 3: 21]
Nada menos de conformidade completa satisfará os desejos de Deus para Seus eleitos!

"Como carregamos a imagem do que é terreno, também teremos a imagem do celestial." [1 Co 15: 49]
Mas, a conformidade com Cristo não será consumada no Céu, a menos que tenha sido iniciada na Terra!
Deve haver regeneração, santificação e mortificação, antes que exista uma glorificação.
Cristo foi humilhado na Terra, antes que fosse exaltado no Céu. E também conosco, a cruz precede a coroa.

 


 

A. W. Pink
Enviado por Silvio Dutra Alves em 10/09/2021
Alterado em 02/11/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras