Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Cura  Para o Desânimo

 


"Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu".  [Sl 42: 5]
Quando o salmista pronunciou estas palavras, seu espírito estava abatido e seu coração pesado dentro dele.
Na carreira de Davi, havia muito que era calculado para tristeza e depressão; as perseguições cruéis de Saul, que o caçava como uma perdiz nas montanhas; a traição de seu amigo de confiança Aitofel; a traição de Absalão, e a lembrança de seus próprios pecados, eram suficientes para dominar o coração mais forte!
Davi era um homem de paixões semelhantes às nossas - ele não estava sempre no topo da montanha, mas, às vezes passava as estações na escuridão do desespero e no desfiladeiro da escuridão, porém Davi não deu lugar ao desespero, nem sucumbiu às suas dores.
Ele não se deitou como um animal ferido que nada fazia, além de encher o ar do seu uivar; não, ele agiu como uma criatura racional e, como um homem olhou seus problemas diretamente na cara.


Ele fez mais, pois fez um inquérito diligente, se desafiou, e procurou descobrir a causa de seu desânimo, e se perguntou:
"Por que você está abatida, ó minha alma?"
Ele desejou conhecer o motivo dessa depressão - este é frequentemente o primeiro passo para a recuperação da depressão do espírito; murmurar não nos leva a lugar nenhum, torcer nossas mãos não traz alívio nem temporariamente, nem espiritualmente.
Deve haver autointerrogatório, autoexame, autocondenação. "Por que você está abatida, ó minha alma?"
Precisamos nos conduzir à tarefa, e enfrentar sem medo, algumas perguntas simples.
Qual é o bem de dar lugar ao desespero?
Que ganho possível isto pode me trazer?
Sentar-se e não se mover, não é "redimir o tempo".
[Ef 5:16]

Falar e lutar não vai resolver as coisas, então cada desanimado chame sua alma a prestar conta, e pergunte o que pode ser atribuído como causa adequada, para a irritação e o desânimo.
 
"Talvez tenhamos grande motivo para lutar pelo pecado e orar contra a impiedade prevalecente, mas o nosso grande abatimento, mesmo sob as mais severas aflições exteriores ou provas internas, vem da incredulidade e da vontade rebelde; portanto devemos nos esforçar e orar contra isso."
(Thomas Scott)
"Por que você está abatida, ó minha alma?"
Você não pode descobrir a resposta real, sem pedir conselhos aos outros?
Não é verdade que no fundo do seu coração, você já conhece, ou pelo menos suspeita da raiz do problema atual?
Você está "derrubado" por circunstâncias angustiantes, que sua própria insensatez lhe trouxe?
Então, reconheça com o salmista:

"Bem sei, ó Senhor, que os teus juízos são justos e que com fidelidade me afligiste." [Sl 119: 75]
 

É devido a algum pecado, algum curso de autovontade, alguma semeadura pela carne; que você agora colhe a corrupção?

Então, confesse a Deus, e implore a promessa encontrada em Provérbios.
"O que encobre as suas trangressões jamais prosperará; mas os que as confessam e deixa alcançará misericórdia."
[Pv 28: 13]
Ou, você está sofrendo, porque a Providência não sorriu sobre você tão docemente, quanto tem feito sobre alguns de seus próximos?
"Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos”.
“Para eles não há preocupações, o seu corpo é sadio e nédio”.

“Não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos como os outros homens." [Sl 73: 3-5]
 

Talvez, os casos sugeridos acima não se encaixem exatamente em alguns de nossos leitores. Poucos podem dizer:
"Minha alma está abatida e meu coração está pesado, porque minhas finanças estão em um fluxo tão baixo, e a perspectiva é tão escura".
Isso é, de fato, uma provação dolorosa, em que a mera natureza muitas vezes se afunda, mas querido amigo, há uma cura para o desânimo, mesmo quando ocasionado por esta causa.

Aquele que declara, que "o gado em mil colinas são meus", ainda vive e reina!
Alguém que alimentou dois milhões de israelitas no deserto por quarenta anos, não é ministro para você e sua família?
Aquele que sustentou Elias no tempo da fome, não o impede de morrer de fome?

"Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?" [Mt 6: 30]
 

Voltando ao nosso texto de abertura, observemos como Davi não só não sucumbiu às suas dores, pois interrogou sua alma e repreendeu sua incredulidade, mas também pregou: "Esperança em Deus!"
Ah... É isso que os desanimados precisam fazer; nada mais trará um alívio real aos deprimidos.
A visão imediata pode ser escura, mas as promessas divinas são brilhantes. A criatura pode falhar, mas o Criador não o fará, se você realmente confiar nEle. O mundo pode estar no fim do seu juízo, mas o cristão não precisa estar assim.
Existe aquele que é
"uma ajuda muito presente em tempos de problemas"
[Sl 46: 1], e Ele nunca deserta aqueles que realmente fazem dEle o seu refúgio.
O escritor provou isso muitas, muitas vezes, e também o leitor. O fato é, que as condições presentes oferecem uma grande oportunidade para aprender a suficiência da graça divina. A fé não pode ser exercitada, quando tudo o que precisa está próximo à visão.

 

Esperança em Deus. Esperança na Sua misericórdia:
Você pecou com gravidade no passado, e agora está recebendo seus desertos justos. Verdadeiro, porém se você confessar penitencialmente seus pecados, há uma grande misericórdia com o Senhor para apagar todos eles.

"Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar".  [Is 55: 7]

 

Esperança em Seu poder: 

Toda porta pode se fechar contra você, todos os canais de ajuda serão fechados rapidamente, mas nada é muito difícil para o Todo-Poderoso!
Esperança na Sua fidelidade; os homens podem ter enganado você, quebrado suas promessas, e agora o abandonaram na hora da necessidade; mas Aquele que não pode mentir deve estar presente - não duvide das Suas promessas.
 
Esperança no Seu amor:

"...tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim". 
[Jo 13: 1]
"Porque ainda o louvarei, meu Salvador e meu Deus". [Sl 42: 11]
Tal é a garantia abençoada daqueles que verdadeiramente esperam em Deus. Eles sabem disso:
"Muitas são as aflições dos justos, mas o Senhor de todas o livra”.
[Sl 34:19]
“Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”.  [Sl 30: 5]

 

Então, leitor cristão, quando a provação ardente tiver feito seu trabalho, e seus laços queimados [Dn 3: 15], você agradecerá a Deus pelas provações que agora são tão desagradáveis!
Espere antecipar o futuro. Conte com Deus, pois Ele não vai falhar com você.
Que cada leitor cristão, que agora não esteja passando por águas profundas, se junte ao escritor em uma oração fervorosa a Deus, para que Ele gratificantemente santifique a "angústia presente", para o bem espiritual de Seu próprio povo, e amenize suas necessidades com misericórdia.

A. W. Pink
Enviado por Silvio Dutra Alves em 10/09/2021
Alterado em 01/11/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras