Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Guardando o Coração

 

 

Na cristandade, hoje existem milhares de cristãos professos contra os quais pouco ou nada no caminho da culpa poderia ser encontrado, no que diz respeito à sua vida externa.
Eles vivem vidas morais limpas, retas e honestas, enquanto ao mesmo tempo, o estado de seus corações é totalmente negligenciado.
Não é suficiente, apenas tornar nossa conduta externa em harmonia com a vontade revelada de Deus. Ele nos responsabiliza pelo que se passa por dentro, e nos exige que guardemos as fontes de nossas ações, os motivos que inspiram, e os princípios que nos regulam.
Deus exige "a verdade nas partes internas".

"Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria".  [Sl 51: 6]
Cristo nos ordenou:
"Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço”.
[Lc 21: 34]
 
Se eu não olhasse para dentro; como poderia saber se eu possuo aquela pobreza de espírito, tristeza pela impiedade, mansidão, fome e sede de justiça, e pureza de coração sobre as quais o Salvador pronuncia Sua bênção?
[Mt 5: 1-8]
Devemos lembrar, que a própria salvação é subjetiva e objetiva, pois não consiste apenas do que Cristo fez por Seu povo, mas também o que Ele fez neles, pelo Espírito Santo.
Não tenho provas de minha justificação, a não ser por minha regeneração e santificação.
Aquele que pode dizer "Eu estou crucificado com Cristo" judicialmente, também pode acrescentar, "Cristo vive em mim" (experimentalmente), e minha vida pela fé nEle é a prova de que "Ele me amou e se entregou por mim".  

"logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim".  [Gl 2: 20]


O coração é o centro da natureza moral do homem e da personalidade - é igual a todo o homem interior, é a fonte da qual vem tudo o mais, e é a sede de seus pensamentos, suas afeições e sua vontade.

"Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; [Gn 6: 5]

Guardar o coração significa que devemos viver para a glória de Deus em todos os aspectos; que Sua glória deve ser o desejo supremo de nossa vida, que desejamos conhecê-Lo, amá-Lo, e servi-Lo.
Se devemos ser aprovados por Deus, não é de modo algum suficiente, que "
façamos limpo o lado de fora do copo e do prato", porém muitos supõem que isso é tudo o que importa.
"
Limpe primeiro o que está dentro" , é o comando do nosso Senhor.

"Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo"! [Mt 23: 26]

 

A isso, raramente é dado qualquer atenção nos dias de hoje, ou nenhuma.

É o diabo que procura persuadir as pessoas, de que não são responsáveis pelo estado de seus corações e que é impossível para eles mudá-los. Tal é mais agradável para aqueles que pensam ser "chamados para o céu em camas floridas de facilidade", mas nenhuma alma regenerada pela Palavra de Deus acreditará em tal falsidade.
O comando divino é claro:

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque  dele procedem as fontes da vida".
[Pv 4: 23]
Esta é a tarefa principal que está diante de nós, pois é para o coração que Deus sempre olha - e não pode agradá-Lo enquanto o coração estiver despreocupado; sim, há um “ai” para aqueles que ignoram isso.
Aquele que não faz esforços honestos para expulsar pensamentos pecaminosos e imaginações malignas, e não lamenta a presença deles, é um leproso espiritual.
Aquele que não tem consciência do funcionamento da incredulidade, do resfriamento de suas afeições, e das erupções do orgulho é estranho a qualquer obra de graça em sua alma.
 
Deus, também não lhe pede para "guardar seu coração", mas Ele exige que você o faça "com toda a diligência", ou seja, você faz disso a sua principal preocupação e cuidado constante.
A palavra hebraica para "guardar" significa "vigiar" (isto é, a alma ou o homem interior), como um tesouro precioso, porque os ladrões estão sempre prontos para roubá-lo.
As devoções de seus lábios e os trabalhos de suas mãos são inaceitáveis para o Senhor, se o seu coração não estiver bem à sua vista.
Que marido apreciaria as atenções domésticas de sua esposa, se ele tivesse bons motivos para acreditar que suas afeições estavam alienadas dele?
Deus toma nota, não apenas da questão de nossas ações, mas das origens nas quais são feitas, e o propósito das mesmas. Se nos tornarmos vagos e descuidados em qualquer desses aspectos, mostramos que nosso amor é frio, e que nos cansamos de Deus.
O Senhor Deus é aquele que "pesa o coração", observando todos os seus movimentos.

"Se disseres: Não o soubemos, não o perceberá aquele que pesa os corações? Não o saberá aquele que atenta para a tua alma? E não pagará ele ao homem segundo as suas obras? [Pv 24:12]


Ele sabe, se as suas obras de esmola são feitas para serem vistas e admiradas pelos homens, ou se provêm de uma benevolência altruísta.
Ele sabe, se suas manifestações de boa vontade e amor para seus irmãos são fingidas, ou genuínas!
A Bíblia abre como nenhum outro livro, a torpeza e a natureza horrível do pecado - como "aquela coisa abominável" que Deus "odeia", que devemos detestar e evitar.

"Circuncidai-vos para o Senhor, circuncidai o vosso coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém, para que o meu furor não saia como fogo e arda, e não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras.  [Jr 4: 4]

 

Nunca dá a menor indulgência ou disposição ao pecado, nem nenhum dos seus ensinamentos conduz à licenciosidade. Condena severamente o pecado em todas as suas formas, e faz saber a terrível maldição e ira de Deus, que é devida.
Não só repreende o pecado na vida externa dos homens, mas revela as faltas secretas do coração, que é seu lugar principal.
Ela adverte contra os primeiros movimentos do pecado, e legisla para a regulação do nosso espírito, exigindo que possamos manter limpa a fonte da qual procedem as ações da vida.
Suas promessas são feitas para a santidade, e suas bênçãos concedidas aos "puros de coração".
A inesgotável e exaltada santidade da Bíblia é a principal e sua peculiar excelência, pois é também a principal razão pela qual não é adiada pela maioria dos não regenerados.
 
A Bíblia proíbe todos os pensamentos e ações injustos; proíbe a inveja, e todas as formas de egoísmo. 

"Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia".  [Pv 23: 17]

"Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos. [Romanos 15:1]

 

Isso nos obriga a "nos purificar de toda a imundície da carne e do espírito, e da perfeita santidade no temor de Deus", como também nos obriga a "abster-se de toda aparência de mal".  

"Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus. [2 Co 7: 1]

"abstende-vos de toda forma de mal. [1 Ts 5: 22]

 

A doutrina celestial deve ser acompanhada de caráter e conduta celestiais. Seus requisitos penetram nos recessos mais íntimos da alma, expondo e censurando todas as corrupções encontradas lá.
A lei do homem não passa mais do que "
Você não roubará", mas a de Deus "Você não deve cobiçar".
A lei do homem proíbe o ato de adultério, mas a lei de Deus repreende o olhar para uma mulher “para cobiçá-la". [(Mt 5: 28]
 
 A lei do homem diz:
"Não matarás" - a de Deus proíbe toda má vontade, maldade, ou ódio.

"Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. [1 Jo 3: 15]

 

Isso ataca diretamente, aquilo que a natureza caída amava, e anseia demais!
"Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas.
[Lc 6: 26]

 

Proíbe o espírito de vingança, exige o perdão de ofensas e, ao contrário da autojustiça de nossos corações, inculca humildade.

Tal tarefa exige ajuda Divina, portanto ajuda e graça devem ser buscadas no Espírito Santo, a cada dia.
Muitos, hoje estão apenas brincando com as solenes realidades de Deus, nunca abraçando e tornando-as próprias.
E você, leitor?
Isso é verdade para você?

A. W. Pink
Enviado por Silvio Dutra Alves em 11/09/2021
Alterado em 31/10/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras