Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

A Bondade do Redentor para com

a Alma Crente

 



“Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada ao seu amado? Debaixo da macieira te despertei, ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz”.
“Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas”.
“As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado”. 
[Ct 8: 5-7]

Apresentaremos o grande Redentor e uma alma crente, e lhes faremos ouvir seu diálogo.
I. A postura da Igreja.
Para um filho de Deus este mundo é um deserto.
Primeiro, porque tudo aqui está desvanecendo e não há nada permanente; o dinheiro tem asas e foge, os amigos morrem - todos são como a erva, e se alguns são mais belos, ou mais atraentes do que outros, ainda assim são apenas como a flor da erva; um pouco mais ornamentada, porém murchando, muitas vezes brevemente.
Às vezes, um conforto mundano é como a aboboreira de Jonas; ela cresceu por cima da cabeça para ser uma sombra, para livrá-lo do seu sofrimento.
Jonas se alegrou com a aboboreira, mas Deus enviou um verme, quando o amanhecer do dia seguinte levantou-se, e secou a aboboreira - assim, o nosso conforto mundano, às vezes cresce sobre nossa cabeça, como uma sombra, e ficamos muito alegres pela nossa aboboreira, mas Deus prepara um verme, então desfalecemos, e ficamos angustiados até à morte.
Aqui, nós não temos nenhuma cidade permanente, mas buscamos a futura.

“Levantai-vos, e ide-vos embora, porque não é lugar aqui de descanso; ide-vos por causa da imundícia que destrói, sim,  que destrói dolorosamente”. [Mq 2: 10]
Um cristão experiente olha para tudo aqui, como não permanente, pois as coisas que se veem são temporais, mas as que se não veem são eternas.
 
Segundo, porque tudo aqui está manchado com o pecado. Mesmo o cenário natural deste mundo está maculado com o pecado.

Os espinhos e cardos falam de uma terra amaldiçoada; acima de tudo, quando você olha para a inundação de homens ímpios;
“Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno”. [1 Jo 5:19]
O mundo não conhece o cristão, nem o ama. Embora você os ame, e fosse capaz de entregar seu corpo, se assim eles pudessem chegar à glória, ainda assim eles não ouvirão. Acima de tudo, o pecado em nosso próprio coração faz com que nos curvemos sob nosso fardo, e sintamos que este é um vale de lágrimas.
Ah, miserável homem! Se nós não tivéssemos nenhum corpo de pecado, quão docemente todas as coisas pareceriam gloriosas, e cantaríamos como os pássaros na primavera.

2. Saindo do deserto.
Almas não convertidas estão descendo para o deserto, para morrer ali - e todos os cristãos estão saindo dele.
Os dias do Senhor são como marcos, marcando o nosso caminho, ou melhor, eles são como os poços ao qual costumamos retornar à noitinha.
Todo verdadeiro cristão está fazendo progressos; se as ovelhas estão no ombro do pastor, e estão sempre chegando mais perto do rebanho; então com alguns, o pastor dá grandes passos.
Queridos cristãos, vocês devem estar avançando, crescendo, mais próximos de Canaã, mais maduros para a glória.
No sul da Rússia, existem vastas planícies com estepes graduais - queridos amigos, vocês devem avançar para um lugar mais alto, dando outro passo a cada dia do Senhor.
Durante a viagem, nunca devem pensar em fazer morada no deserto; então, queridos amigos, não busquem seu descanso aqui, porque estamos peregrinando.
Que todos os seus esforços sejam empregados, a fim de concluir sua jornada.
 

3. Encostada ao seu Amado.
É muito notável que não há ninguém aqui, senão a noiva e seu amado em um vasto deserto. Ela não está se inclinando sobre ele com um braço, e sobre outra pessoa com o outro, mas está se inclinando somente sobre ele.
Assim acontece com a alma ensinada por Deus; ela se sente sozinha com Cristo neste mundo - inclina-se inteiramente sobre Ele, como se não houvesse outro ser no universo. Ela inclina todo o seu peso sobre o seu Marido.
Quando uma pessoa é salva do afogamento, coloca todo seu peso sobre o seu salvador.
Quando a ovelha perdida é encontrada, ela é tomada sobre os Seus ombros.
Vocês devem estar contentes, então, por poder apoiar todo seu peso sobre Cristo. Lancem a carga das coisas temporais sobre Ele; lancem os cuidados de sua alma sobre Ele.
Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. A águia voa tão diretamente para cima, que os poetas têm imaginado que ela estaria almejando o sol. O mesmo acontece com a alma que espera em Cristo.

II. A palavra de Cristo para a alma encostada.

1. “Te despertei”... Ele relembra o crente de seu estado natural. Toda alma agora em Cristo, foi uma vez como uma criança exposta [Ez 16], lançada em campo aberto.
“Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe”.  [Sl 51: 5]
Não se esqueçam do que vocês eram. Se alguma vez chegaram a esquecer do que eram, então podem ter certeza que não estão bem com Deus.
Observem quando a contrição vem; quando vocês estão apoiados em Cristo, então Ele lhes diz sobre seu pecado e miséria.

“Então, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos que não foram bons; tereis nojo de vós mesmos por causa das vossas iniquidades e das vossas abominações.” [Ez 36: 31]

2. Ele se lembra de Seu amor:
“Te despertei”. Ele mesmo é a macieira frondosa, proporcionando sombra e frutos.
“Te despertei”. Cristo não somente abriga, mas atrai para o abrigo.
“A Ele seja a glória”.

Não há alguém, que se sinta como uma criança lançada fora?
Vire seu olhar para Cristo; somente Ele pode despertar sua alma debaixo da macieira.

 
III. A alma se inclinando clama por graça contínua.
“Põe-me como selo” - é um sinal certo de graça, desejar mais. O Sumo Sacerdote tinha um bonito peitoral, adornado com joias, como também uma joia em cada ombro; estas foram presas com correntes de ouro, mas o crente, com correntes de amor.
Esta é uma verdadeira evidência da graça. Se vocês se contentam em permanecer onde estão, sem mais proximidade com Deus, ou mais santidade, este é um claro sinal que vocês não têm nenhuma.
“Esconde-me mais profundo, leva-me para mais perto e toma-me mais completamente”.

1. O amor de Cristo é forte como a morte.
A morte é muito forte. Quando ela se depara com um jovem viril, arrebata-o. Assim é o amor de Cristo.
 
2. Duro, ou cruel, como a sepultura.
A sepultura não dará seus mortos, nem Cristo desistirá dos Seus. Ore para que esse amor possa lhe abraçar.

“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou espada?”, [Rm 8: 35 ]
“As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios, afogá-lo”
[Ct 8: 7]

 

3. Ele não pode ser comprado.
“... ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado”...  [Ct 8: 7]
Vocês devem aceitá-Lo voluntariamente, ou não O terão de modo algum.

  

Dundee, 1840

Robert McCheyne
Enviado por Silvio Dutra Alves em 16/09/2021
Alterado em 31/10/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras