Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

"Uma Coisa lhe Falta"

 


[Marcos 10: 21]

 

As palavras dirigidas por nosso Senhor, ao jovem governante rico que se aproximou dEle com aparente ânsia e seriedade, e em quem havia algumas qualidades admiráveis que raramente são encontradas em homens jovens, especialmente aqueles de afluência.
Ele ocupou uma posição honrosa, porque em [Lucas 18: 18] nos informa, que ele era um "governante". Ele tinha um registro moral limpo, pois quando Cristo lhe citou os seis últimos Mandamentos, ele respondeu:

"Tudo isso tenho guardado desde a minha juventude". [Lc 18: 21]

Exteriormente sua vida era irrepreensível. Ele não tinha medo, pois não buscou a Cristo "de noite", como Nicodemos, mas aberta e publicamente. Ele não era um buscador tímido, pois   tinha vindo "correndo". [Mc 10:17]
Ele era humilde e reverente, pois "se ajoelhou diante dEle" - como poucos jovens inclinam o joelho a Cristo, especialmente quando os olhos de seus companheiros estão sobre eles.
Ele veio a Cristo perguntando sobre o caminho da salvação.

"... Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna"? [Mt 19: 16]
 
O que mais poderia ser exigido dele?
Havia um defeito fatal, pois a seguir somos informados que ele se afastou de Cristo e "foi embora triste". [Mc 10: 22]

O que estava errado com ele?
"... vai, vende os teus bens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me”.  [Mt 19: 21]
Com isso, o rosto do homem caiu.
“Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades". [Mc 10: 22]
 
Havia uma luta entre suas convicções e suas corrupções; ele desejava servir dois mestres: Deus e Mamom, mas quando Cristo lhe disse que era impossível, ele ficou entristecido.
Sua deficiência fatal pode ser descrita de várias maneiras; ele não tinha a convicção de que era um pecador arruinado, perdido e digno do inferno, sem a consciência de que era um leproso espiritual à vista de Deus, sem perceber sua absoluta impotência para melhorar sua condição.
Embora religioso, ele ainda estava na escuridão da natureza, portanto suas afeições não foram levantadas acima das vaidades desse mundo. Não havia amor por Deus dentro dele, e consequentemente não estava disposto a negar a si mesmo, abandonar seus ídolos, e dar a Deus seu lugar legítimo em sua vida, servindo-O, agradando-O, e desfrutando-O.
Ele não tinha uma rendição real e sem reservas de seu coração a Deus.

 
Leitor, esse é o caso com você?
"Ele retrucou: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo." 
[Jo 9: 25]
Essa foi a confissão de alguém, sobre o qual nosso Senhor havia feito um milagre de graça, ou seja, o homem que era "cego de nascimento" [Jo 9: 1], a quem o Salvador curou, mas logo que ele foi o destinatário da grande misericórdia, encontrou oposição.
Primeiro; alguns de seus vizinhos duvidaram de sua identidade, mas ele os tranquilizou. Então, os fariseus o desafiaram, mas seus pais declararam que era seu filho, e que seus olhos tinham sido abertos.
Então, os fariseus disseram que seu benfeitor era "um pecador".

Ao que ele respondeu:
"Uma coisa eu sei. Eu já fui cego, mas agora vejo". [Jo 9: 25]
 
Essa é a afirmação, ou pelo menos deve ser, de cada pessoa verdadeiramente regenerada. Embora incapaz de refutar os sofismas daqueles que se opõem à verdade, ele pode apelar para sua experiência real e a grande mudança que Deus tem causado nele - uma mudança aparente para os mais conhecidos.
Ele não pode explicar o processo, mas tem certeza dos efeitos. Ele pode não saber o momento em que passou da morte para a vida, mas sabe que estava cego para a glória de Deus, quanto à sua própria depravação, porém ele não é mais espiritualmente cego.
Seus olhos foram abertos para ver a pecaminosidade do pecado, e a suficiência do sangue expiatório de Cristo.
É esse o caso com você, meu leitor?

"Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor, e meditar no seu templo."  [Sl 27: 4]
 
Isso expressa o anseio primordial e o objetivo dominante de cada alma renovada, enquanto o caso dele continua sendo normal e saudável.
Todos os seus anseios estão concentrados nisso; e após a consecução, todas as suas energias são direcionadas, pois o que é ardentemente desejado será diligentemente procurado.

"Para que eu possa habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida" - é apenas o modo do Antigo Testamento dizer:
"Para que eu possa desfrutar de uma comunhão ininterrupta e fechada com Deus".
Esse desejo evidencia seu amor a Deus.

"Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma anseia”.
“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus"? [Sl 42: 1, 2]

 
Anteriormente, a majestade e a grandeza de Deus o aterrorizavam, Sua soberania e justiça eram repelidas, Sua santidade e imutabilidade eram desagradáveis, mas agora aquele que se acendeu por Ele exclama:
"A minha alma apega-se a ti; a tua destra me ampara". [Sl 63: 8], estimando a comunhão com Ele, muito acima de todos os prazeres e tesouros deste mundo de trevas.
 É esse o caso com você, querido leitor?

"Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.  [Lc 10: 42]
 Podemos considerar essas palavras, como a indicação do Senhor, de como o desejo pode ser realizado.
“Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo”.  [Sl 27: 4]
 
Elas foram faladas, primeiro a Marta; inquieta e febril, que estava "sobrecarregada por muito servir" e "ansiosa e preocupada com muitas coisas". [Lc 10: 40,41]
O que essa "única coisa" era, Cristo explicou nas palavras imediatament
e:
"Maria escolheu essa boa parte, que não deve ser tirada dela". "Mas uma coisa é necessária"; Como isso iria banir o cuidado ansioso, nós o sabemos!
De quantas distrações nossos corações seriam libertados, se nos inclinássemos ao dito de nosso Senhor!
Há um grande número de deveres, que o cristão tem que desempenhar, mas Cristo trará nossos corações a isto - ser absorvido nEle, receber da Sua plenitude, comungar com Ele, e ser instruído por Ele.
Essa é a única coisa necessária para uma vida digna de Deus, fecunda e feliz.
Você, meu leitor, foi deixado entrar nesse segredo experimentalmente?

"Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão”,
“prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." [Fp 3: 13, 14]

 
Isso expressa o aperfeiçoamento prático, do que nos precedeu acima. Há muitas coisas que somos obrigados a manter em nossa lembrança; como a Palavra de Deus, Suas múltiplas misericórdias, nossos pecados e falhas do passado, etc.,  porque uma devida lembrança deles pode nos humilhar no presente e no futuro.
Mas, há outras coisas que em certo sentido, o crente precisa esquecer, isto é, seus serviços passados para o Senhor, suas conquistas na graça, suas vitórias sobre a tentação, para que não se tornem um deleite, nem descansem em substituição ao esforço presente.
 
O cristão deve sempre estar consciente de suas imperfeições e procurar corrigi-las; e, longe de se contentar com o conhecimento, a graça, e o amor do presente, deve pressionar em busca de uma medida maior.
Você, meu leitor, está atento a essa única coisa, e atendendo diligentemente à mesma?

"Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia”. [2 Pe 3: 8]
 
Estaria fora do nosso escopo e propósito presente, tentar uma exposição desse versículo; em vez disso, chamaremos a lição prática que inculca para cada um dos nossos corações.
À medida que o cristão se esforça por uma comunhão mais próxima com Cristo, e uma conformidade mais completa com  Sua imagem, parece-lhe que seus esforços se encontram com pouco sucesso, e que seu impulso para as coisas futuras é muito tardio.
Enquanto ele clama a Deus por mais graça, Ele parece muito lento em responder, mas amado;
"Não seja ignorante desta única coisa": a medida do tempo de Deus é muito diferente da nossa; nunca se atrasa um momento além da hora indicada.
Como o próximo versículo nos assegura:

"Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”.  [2 Pe 3: 9]
 
Para nossa impaciência míope, Ele parece atrasar; quando na realidade;
"Por isso, o Senhor espera, para ter misericórdia de vós, e se detém, para se compadecer de vós, porque o Senhor é Deus de justiça; bem-aventurados todos os que nele esperam”.  [Is 30:18)
Não se perturbe com sua lentidão aparente, mas espere pacientemente por Ele.
"Eis que, já hoje, sigo pelo caminho de todos os da terra; e vós bem sabeis de todo o vosso coração e de toda a vossa alma que nem uma só promessa caiu de todas as boas palavras que falou de vós o Senhor, vosso Deus; todas vos sobrevieram, nem uma delas falhou”. [Js 23: 14]
 
Essas palavras formam um clímax apropriado para tudo o que nos precedeu. Elas foram as palavras do líder de Israel, após sua ocupação da herança prometida.
Foi uma homenagem à fidelidade infalível do Deus da aliança.

E, o Josué antitípico (Jesus), não dirá aos que Deus lhe deu, quando estão todos no seu eterno descanso:
"Você sabe com todo o seu coração e alma, que nenhuma das boas promessas que o Senhor, seu Deus lhe deu falhou.
Todas as promessas foram cumpridas, nem uma falhou!"

A. W. Pink
Enviado por Silvio Dutra Alves em 17/09/2021
Alterado em 10/11/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras