Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

A Fortaleza 



O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e

conhece os que nele se refugiam.” [Naum 1: 7]
 

Você já leu este capítulo?
Ele é muito terrível; é como o barulho de um rio caudaloso, quando está se  aproximando de uma cachoeira. Ele fervilha e flui com força esmagadora, carregando tudo diante de si, mas bem no meio da inundação crescente destaca-se como uma ilha verde, este amável texto confortador e deleitável!
Ouça por um minuto as palavras de terror do profeta:

“O Senhor é tardio em irar-se, mas  grande em poder e jamais inocentará o culpado; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés”.
“Ele repreende o mar, e o faz secar, e míngua todos os rios; desfalecem  Basã e o Carmelo, e a flor do Líbano se murcha”.
“Os montes tremem perante Ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta diante dele, sim, o mundo e todos os que nele habitam”.
“Quem pode suportar a sua indignação? E quem subsistirá diante do furor da sua ira? A sua cólera se derrama como fogo, e as rochas são por ele demolidas. 
  [Naum 1:  3-6]

 
Então, assim como há, por vezes, uma pausa e um silêncio prazeroso, mesmo no meio de um grande coro de música sacra, assim também, aqui o trovão faz uma pausa, o furacão está parado e nós ouvimos a música doce desta suave voz:
"O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam. [Naum 1: 7] 

Na qual podemos nos reunir, já que há sempre um esconderijo para o Seu povo; Seus olhos de amor estão fixados sobre eles, mesmo quando é um pavio fumegante diante dos Seus adversários!
Nada lhes fará dano algum, ainda que a terra seja removida e as montanhas lançadas no meio do mar! Eles podem se alegrar na bondade do Senhor, no dia da Sua ardente ira.

 

I. Analisando o nosso texto, vamos primeiro, pensar sobre o próprio Deus.

"o Senhor é bom."
É bom para nós sermos capazes de dizer isto, quando o dia da angústia está realmente sobre nós. Uma coisa é sentar-se sob sua videira e figueira e cantar:

"O Senhor é bom"
Mas, é outra coisa, quando a videira e a figueira foram ambas cortadas, todo o seu conforto se foi, e ainda dizer:

"O Senhor é bom."
Você não acha, que se não formos capazes de dizê-lo no segundo caso, vamos olhar como se afinal de contas, fosse a videira e a figueira que eram boas, e não Deus?
Ou, pelo menos, que a nossa visão da bondade de Deus era muito derivada do fato, de estarmos em tanto conforto?

Esta foi uma acusação que Satanás trouxe contra Jó; que ele amava a Deus pelo que Ele lhe dera.

“Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra”. [Jó 1: 10]

 

O diabo é muito apto para acusar o povo de Deus de ter um amor egoísta, mas é bom para nós refutar a acusação, amando, louvando e adorando a Deus quando os confortos falharem, quando a proteção for removida e as coisas que recebemos com gratidão são, por fim, com sabedoria, tiradas.
Que grande repulsa teve Satanás, quando Jó em seu monturo raspando suas feridas, com seus filhos mortos e seus bens perdidos, ainda disse:

“... o Senhor o deu e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor”!  [Jó 1: 21]

Deus é eterna e imutavelmente bom. Ele não pode ser melhor! Ele não pode ser pior, Ele é absolutamente perfeito. Não pode haver uma melhoria e não pode haver depreciação nEle.
 
II. Em segundo lugar, Deus é bom para conosco.
O que é Ele para nós?

"é fortaleza no dia da angústia."
É bom saber, que Deus está nas circunstâncias especiais. As circunstâncias especiais aqui mencionadas são "no dia da angústia."
Lembre-se que é apenas um dia, não é uma semana, nem um mês, e Deus não vai permitir ao diabo que ele adicione uma hora extra àquele dia.

É um "dia de angústia.
Há um fim para todas as nossas aflições.

Alguém disse bem:
"Quando Deus designa o número dez, nunca pode ser onze."
“E quando Deus dosa o remédio amargo para Seu povo, não pode ter mais uma gota de fel colocada no cálice.”

Mas, é realmente "o dia da angústia."
Veja como a ênfase é colocada - "uma fortaleza no dia da angústia."

 

É o dia mais problemático que um homem tem, naquele dia em que as nuvens retornam depois da chuva, naquele dia em que parece ter perdido cada conforto, e tristezas vêm uma após a outra, como os mensageiros de Jó, todos trazendo notícias sombrias; cada uma mais sombria do que as que vieram antes - "no dia da angústia."
Não é como um dia que ocorre com as pessoas mais piedosas, mais cedo ou mais tarde, antes de chegarem ao Céu - "no dia da angústia" - isto parece ser o próprio dia do problema.

O problema tem o dia reservado só para ele; desde o início da manhã até a última hora da noite, é problema, problema, problema; "no dia da angústia"
O que é Deus, então?
Ele é um "refúgio".

Esta é uma grande palavra, "uma fortaleza", isto é, um forte, um castelo, uma torre de defesa - "no dia da angústia
De modo que, no tempo de angústia, Deus garante a segurança do Seu povo. Eles moram cercados por baluartes inexpugnáveis!

"Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do Seu povo, desde agora e para sempre." [Sl 125: 2]
 
Problemas são como inimigos que os sitiam, mas Deus é para eles como uma forte torre de defesa, na qual estão perfeitamente seguros!
E ademais, eles estão muitas vezes, perfeitamente em paz. O inimigo vem, os espia, e prepara suas máquinas de guerra, mas assim diz o Senhor, como fez com Senaqueribe;

"A virgem, a filha de Sião, te tem desprezado e escarnecido e rido de ti. A filha de Jerusalém tem meneado a cabeça contra ti."
Muitas vezes, nos momentos de sua maior angústia, o povo de Deus é encontrado tão resignado, tão submisso à vontade do seu Senhor e, consequentemente tão calmo, tão corajoso, que a paz não é no mínimo grau afetada.
 
III. Agora, finalmente, falaremos sobre Deus conosco.
"Ele conhece os que confiam nele."
Claro que o Senhor sabe tudo, mas há um sentido enfático nesta palavra "conhecer", sempre que ela é aplicada ao povo de Deus. Aqui, se refere à Sua íntima familiaridade com eles - suas condições, suas necessidades, seus sofrimentos, seu passado, seu presente, seu futuro. Ele sabe tudo sobre eles.
Nós dizemos, às vezes, a uma pessoa que nós não a conhecemos: "Eu não te conheço."
Mas, nunca dizemos isto à nossa querida filha, ou a um amigo com o qual nos preocupamos. Não, nós tentamos conhecer tudo sobre ele, e queremos saber, a fim de que possamos aliviar e socorrer.
Em um sentido muito maior, a Onisciência concentra toda sua percepção sobre cada filho de Deus.
Seu Pai está olhando para você amado, com um olhar, como se não houvesse mais ninguém no mundo, senão apenas você.
Ele tem prazer em saber tudo sobre você, porque Ele te fez e te fez novo!
Você é uma planta da Sua lavoura. Ele tem cuidado de você e disse:
"Eu vou regá-la a cada momento, para que não sofra qualquer dano, eu vou guardá-la dia e noite."
É com o mais íntimo e intenso conhecimento, que o Senhor conhece os que confiam nEle.
Se você é um daqueles que confia nEle, é doce para você ser capaz de dizer:
"Deus sabe tudo sobre mim e Ele cuida de mim".
Note uma palavra no texto:
"Ele conhece os que confiam nele" - não aqueles que são perfeitos, e não aqueles que estão fazendo algumas obras, mas; "Ele conhece os que confiam nele”.
 
Aqueles que confiam no Senhor, não são apenas objeto de Seu conhecimento e cuidado, eles também são objeto de Sua aprovação.
Não há nada no mundo, que Deus aprove mais do que a fé. “Confiar em Deus é a maior de todas as obras”.
“O que vamos fazer", disseram os judeus a nosso Senhor, "para que possamos realizar as obras de Deus?"
Jesus respondeu:
"Esta é a obra de Deus, que creiais nAquele que Ele enviou."
Erguer uma série de asilos, ou construir uma catedral; não é um grande trabalho?
Não, não comparado com a fé em Jesus Cristo, a quem Deus enviou.

Este é o trabalho divino, a maior obra que podemos fazer!

Nossa ação não pode agradar a Deus, por mais agradável que possa nos parecer, porém onde quer que haja fé, Deus está satisfeito.
E lembre-se, "sem fé é impossível agradar a Deus."
 
Então, queridos amigos, se vocês quiserem agradar a Deus, confiem nEle!
Quanto mais você confiar nEle, mais agradável será para Deus. Veja, que é em momentos de grande provação e dificuldade que você tem uma oportunidade de agradar a Deus.
Se uma pessoa tem um fardo para carregar, o qual seja capaz de suportar, a autossuficiência terá sua vez, mas quando tem uma carga sobre si, que não pode carregar, e diz:
"Ó Deus, se Você me fortalecer, eu vou levá-la" - então isto é agradável a Deus!
 
Mais uma vez, queridos amigos, esta palavra "conhecer", aqui significa comunhão amorosa. Nós conhecemos um ao outro por estarmos unidos, tendo os mesmos pensamentos e sentimentos de um em relação ao outro.
Deus conhece nossas orações e lágrimas, Ele conhece nossos desejos, Ele sabe que não somos o que desejamos ser, mas também sabe o que fazemos para ser o que desejamos.
Aqueles que confiam no Senhor terão mais uma coisa, isto é, Deus irá reconhecê-los como Seus.

 

No último grande dia, Cristo dirá a alguns, "Nunca vos conheci"
Aqueles que não confiam em Cristo, Ele não reconhecerá. Naquela hora terrível, quando aquilo que eles mais necessitam é de um Salvador, Ele dirá:
"Nunca vos conheci"
Mas, se você confia nEle, então Ele conhece você agora, e vai reconhecê-lo naquele dia!
Jesus Cristo não dirá para mim no último dia, "Nunca vos conheci."  
Ele sabe como eu tinha o sangue de Seu coração para lavar meus pecados, e as vestes de Sua justiça para me vestir.

 

Deus te abençoe, por amor de Cristo!

Amém.

 

 

 

 

 

 


 

Spurgeon
Enviado por Silvio Dutra Alves em 22/09/2021
Alterado em 08/11/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras