Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Motivos para Agarrar-se a Jesus
 


“Apartando-me eu um pouco deles, logo achei aquele a quem ama a minha alma; agarrei-me a ele, e não o larguei, até que o introduzi em casa de minha mãe, na câmara daquela que me gerou.” (Ct 3: 4)
 
Você encontrou Aquele a quem a sua alma ama?
Neste dia, você já viu a Sua beleza, ouviu a Sua voz, acreditou no relato sobre Ele, sentou-se sob a Sua sombra, encontrou comunhão com Ele?
Então, agarre-O, e não O deixe ir.
 
I.
Motivos
1. Porque a paz deve ser encontrada nEle.
Justificados pela fé temos paz com Deus - e, não paz com nós mesmos, não paz com o mundo, com o pecado, com Satanás, mas a paz com Deus.
A verdadeira paz Divina deve ser encontrada apenas em crer, apenas em agarrar-se rapidamente a Cristo. Se você O deixar ir, você deixará escapar a Sua justiça; pois este é o Seu nome.
Você fica então, sem justiça, sem abrigo da ira de Deus, sem um caminho para o Pai. A Lei novamente te condenará, a carranca de Deus voltará a te ofuscar, e você terá novamente terrores de consciência.
Segure-O então, e não O deixe ir. Não importa o que você deixe ir, mas não permita que Cristo se vá, pois Ele é a sua paz; creia, não no conhecimento, nem em seus sentimentos; creia somente nEle.

2.
A santidade flui dEle.
Não há santidade verdadeira neste mundo, senão a que brota dEle. Um Cristo vivo é a fonte de santidade para todos os Seus membros.
Enquanto nós O agarramos e não O deixamos ir, nossa santidade está segura. Ele está comprometido em nos impedir de cair, porque nos ama muito para nos deixar cair sob o poder dominador do pecado.

Sua palavra está empenhada:

“Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis”. [Ezequiel 36: 27]
Sua honra estaria manchada, se alguém que se apega a Ele padecesse por viver em pecado. Se você deixá-Lo ir, cairá em pecado.
Você não tem força, nem estoque de graça, nem poder para resistir a mil inimigos, nem e às promessas.
Se Cristo estiver com você, quem pode ser contra você, mas se sair de Seus braços, onde você fica?
 
3.
A esperança da glória está nEle.
Nós nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Se você encontrou Jesus neste dia, encontrou o caminho para a glória.
“Mais alguns passos”, você pode dizer, “e eu estarei para sempre com o Senhor”. Serei livre da dor e tristeza; livre do pecado e da fraqueza; livre de inimigos.
Contanto que se agarre a Cristo, você pode ver seu caminho para o tribunal:

 “Tu me guias com o teu conselho, e depois me recebes na glória”.   [Sl 73: 24]   
Isso oferece muita alegria e fortes desejos para o mundo celestial, mas deixe Cristo ir, e isso desaparecerá.
Deixe Cristo ir, e como você morrerá?
A sepultura está coberta de nuvens de ameaça.

Deixe-O ir; e como comparecerá para o julgamento?
 
II. Meios.
1. Cristo promete manter você agarrado a Ele.
Se você está realmente segurando a Cristo neste dia, está na mais abençoada condição, pois Cristo se compromete em mantê-lo, se apegando a Ele:

“A minha alma apega-se a ti; a tua destra me ampara”.   [Sl 63: 8]
 Aquele que é o Criador deste mundo é também sustentador dele, assim Aquele que cria a nova alma, a mantém em seu existir; isto nunca deve ser esquecido.                                        
Não somente a Igreja se apóia em Seu amado, mas Ele coloca Sua mão esquerda sob a cabeça dela, e Sua mão direita a abraça.
A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a direita me abrace”.   [Ct 2: 6]
“Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomei-os nos meus braços, mas não atinaram que eu os curava”.  [Os 11: 3]

 
É bom para um filho segurar-se no pescoço da mãe, mas que apoio fraco seria, se o braço materno não envolvesse a criança, e a apertasse contra o seu peito!
A fé é boa, mas não é nada sem a graça que a concedeu.

Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim”. [Jr 32: 40]
 
2. A fé em Cristo.
A única maneira de agarrar-se é crer mais e mais.
Obtenha uma maior familiaridade com Cristo, com Sua Pessoa, obra e caráter - cada página do Evangelho revela uma particularidade de Seu Caráter, cada linha das Epístolas mostra as profundezas de Sua obra.
Obtenha mais fé, e você terá uma sustentação mais firme. Uma planta que tem uma única raiz pode ser facilmente desarraigada com a mão, ou esmagada pelo pé de um animal selvagem, ou derrubada pelo vento, mas uma planta que tem mil raízes fincadas no chão não será facilmente arrancada.

A fé é como a raiz, muitos acreditam um pouco a respeito de Cristo. Cada nova verdade sobre Jesus é uma nova raiz fincada para baixo.
Acredite mais intensamente!
Uma raiz pode estar em uma direção certa, mas não aprofundada, e então será facilmente arrancada.
Ore por fé profundamente enraizada. Ore para ser confirmado, fortalecido e estabelecido. Olhe intensa e longamente para Jesus, muitas e muitas vezes.
Se você quisesse reconhecer um homem novamente, e ele estivesse indo embora, você olharia intensamente para o seu rosto. Então, olhe para Jesus profundamente, intensamente, até que cada característica seja gravada em seu coração.
Thomas Scott superou o medo da morte, olhando intensamente para seu filho que havia morrido no Senhor.
 
3. A oração.
Jacó em Betel.

“... se apodere da minha força”...  [Is 27: 5]
Você deve começar a orar de maneira diferente da que tem feito; que seja uma relação verdadeira com Deus, como Ezequias, Jacó, Moisés e outros.
 
4. Não ofendendo a Ele.
Primeiro; por meio da preguiça.
Quando a alma se torna sonolenta ou descuidada, Cristo vai embora. Nada é mais ofensivo para Cristo do que a preguiça.
O amor é algo cada vez mais ativo, e quando está no coração nos manterá acordados. Por muitas noites Seu amor por nós O manteve acordado.
Agora, você não pode vigiar com Ele por uma hora?

“Eu dormia, mas o meu coração velava; eis a voz do meu amado, que está batendo...  [Ct 5: 2]
 
Segundo; por meio de ídolos.
Você não pode segurar os dois ao mesmo tempo. Se você estiver segurando Cristo hoje, e lançar mão de um ídolo amanhã, Cristo não pode permanecer. Ele é um Deus zeloso.
Você não pode manter companheiros mundanos e também a Cristo.

“O companheiro dos tolos será destruído”. [Pv 13: 20]
Quando a arca entrou na casa de Dagon, fez o ídolo cair ao chão.
 
Terceiro; por não estar disposto a ser santificado.
Quando Cristo nos escolhe e nos atrai para Si, é para que Ele
possa nos santificar. Cristo está, muitas vezes entristecido e distante, por causa de nosso desejo de preservar um pecado.
 
Quarto; por uma casa profana.
“O introduzi em casa de minha mãe”.
Lembre-se de levar Cristo com você para casa, e deixe-O governar sua casa. Se você andar com Cristo no exterior, mas nunca O levar para casa, logo se apartará deste Divino companheiro, para sempre.

Robert McCheyne
Enviado por Silvio Dutra Alves em 24/09/2021
Alterado em 28/10/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras