Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

 

 

 

 

 

Muitos fazem de seus serviços religiosos, seus salvadores; pois os torna o fundamento para sustentar sua consciência.

Antes, eles pensavam que era uma coisa boa xingar, mentir, beber e seguir pessoas mesquinhas, enquanto eram religiosos exteriormente e na aparência, mas agora estas coisas são cascalho para seu coração e fel para sua alma.

Sua consciência voa em seu rosto, e ele está pronto para afundar no inferno, sob o peso de sua vida desordenada. A consciência diz:

"estes são os seus pecados, e estes serão a sua condenação: eles têm sido o seu deleite, mas irão provar ser a sua vergonha e confusão no final; e em breve você encontrará seus praticantes indo para o inferno.”

Agora, em tal caso, este homem não tem outra cura para sua consciência, senão esta: ele implora que ela silencie. Ele confessa que viveu em cursos vis, e sua condição é muito miserável, mas promete que agora ele vai reformar tudo.

Ele havia negligenciado a oração anteriormente, mas agora orará. Ele odiou os servos de Deus, mas agora os amará. Seus caminhos têm sido extremamente maus, mas agora ele os reformará e mudará para uma nova página - isso ele diz, e pensa que servirá ao seu caso.

E assim, muitas pobres almas usam os meios (oração, etc.) como um fim em si mesmos e, por isso, carecem de Cristo.

Mas um coração misericordioso, não apenas ora, ouve, recebe e usa todos os meios possíveis para obter a Cristo, mas fica inquieto e insatisfeito até que desfrute e possua Cristo de fato nos meios.

Mas agora; como Cristo será obtido?

Alguém dirá que é por meio de oração, jejum e outros meios que podem comandar tudo, e que isso é pelo poder e mérito do trabalho realizado.

Esta é a voz de um fariseu e a linguagem adequada de um escriba. Mas que promessa existe para isso?

 

Dentro da Bíblia, não há nenhuma, mas assim os tolos descansam em suas próprias atuações e ficam aquém de Cristo e da salvação.

É sutileza de Satanás nos levar a confiar em nós mesmos, esforçando-se assim para nos induzir a confiar em nós mesmos para nos autonegarmos, pois ele deseja que o façamos por nossa própria força - e ele nos convence de que podemos, mas esta é uma grande sutileza dele, pois não está em nós tal poder.

Negar a si mesmo é um trabalho sobrenatural que se exige para estarmos completamente fora de nós mesmos, renunciando a tudo o que somos e temos, e até à nossa própria vida.

A mesma mão que nos converteu deve nos levar a ir a Cristo, e segui-Lo - e essa mão é a abnegação.

Abnegação é quando a alma sabe que não tem nada e, é tão dominada pela poderosa mão de Deus e pela obra de seu Espírito, que nem mesmo espera qualquer poder ou habilidade de si mesma, nem da criatura, na prática de qualquer bem.

Ela sabe que está morta, e não pode evitar; muito menos a criatura pode fazer algum bem, portanto ele olha para o céu e busca toda a suficiência somente de Deus.

Negar-se é saber que não tem poder em si mesmo, para cumprir qualquer dever espiritual, portanto devemos olhar apenas para a voz que nos chama - a voz de Cristo - e saber que Aquele que nos chama dos caminhos das trevas, e de nós mesmos, deve e nos fará sair livres, logo espere apenas o poder de Cristo para tirá-lo de si mesmo e torná-lo um crente, pois a mesma mão deve fazer as duas coisas, ou nunca o fará.

É somente Jesus, pelo Seu poder, que cria em nós uma disposição humilde, santa e piedosa em tudo - isto tem a ver com o que somos, com o nosso ser, e o que faremos será apenas uma consequência desta transformação gerada em nossa mente e coração pelo Senhor.

 

Então, falemos assim com Deus:

“Na verdade, Senhor, não espero poder de mim mesmo, nem dos meios, mas minha resolução é olhar para cima, para Aquele que ainda tem escondido Seu rosto de seu pobre servo. Não vou olhar para baixo, como para dentro de mim, por qualquer poder; não, Senhor, nem vou olhar para o pastor, ou para os meios, mas vou esperar em Ti, ó Senhor, e olhar para cima, para o Seu poder, para trabalhar por Seus próprios meios em mim.”

Lembre-se do que diz o profeta Isaías.

“Quem há entre vós que tema ao Senhor e que ouça a voz do seu Servo? Aquele que andou em trevas, sem nenhuma luz, confie em o nome do Senhor e se firme sobre o seu Deus”. [Is 50: 10]

Então, quando todas as outras coisas no mundo falharem, deixe a alma olhar para o Senhor e se afastar de si mesma, pois é o momento mais adequado de todos para se encontrar com Deus.

Mas, aqui estamos nos referindo a alguém que está sinceramente interessado em se converter a Deus, seja ou não um crente. Mas, não são poucos os casos em que ninguém está interessado nisto, seja ele um crente ou não, sim, até mesmo com crentes pode ocorrer que se tornem incrédulos e endurecidos, e neste caso, nada do que foi falado se aplica ao caso deles, até que venham a mudar de atitude, isto, se Deus lhes der oportunidade e um coração arrependido.

 

3. Mas a próxima reclamação é uma falta de bom senso e sentimento, como um cristão deve ter e não encontra, e assim se aplica aos casos em que necessitam ser melhor informados sobre a verdade do evangelho para serem tratados de sua ignorância.

A alma angustiada diz:

“Ai! Nunca soube o que era ter a certeza do amor de Deus, nunca recebi nenhuma evidência do favor de Deus; posso então, pensar que tenho fé?

Aqueles que creem têm seus corações cheios de alegria indescritível e gloriosa; a palavra diz isso, mas eu sou um estranho para esta alegria - como posso então, pensar que tenho alguma obra de fé sendo operada em mim?”

Eu respondo:

Isso não significa que você não tem fé, ou que não pode vir a Deus, em Cristo, crendo. Lembre-se apenas destes detalhes:

Primeiro; você não deve pensar em ter essa alegria e refrigério antes de se cumprir a promessa.

Você deve achar alegria e refrigério espiritual vindo do Senhor, quando tiver mastigado e se alimentado com a promessa, esperando sob quaisquer provações, com fé contínua, até obtê-lo, pois Aquele que fez a promessa é fiel.

Ou, você gostaria que o Senhor lhe desse todo o acordo de uma vez, antes que o casamento seja fechado?

 

Essa alegria é um fruto que procede da fé, depois de muita luta; não surge assim que um cristão começa a crer, mas depois de um tempo, e então o coração fica alegre, porém nunca se enche de alegria antes de crer com uma fé confirmada por Deus, depois de ter perseguido com perseverança a santificação. [Hb 12: 14]

Deus tem feito a promessa de fazer entrar no Seu descanso, somente àqueles que permanecerem na fé, e no Senhor Jesus e Sua Palavra, mas isto deve ser feito e somente será eficaz com aqueles que forem humildes de espírito, pois Deus somente exalta àquele que se humilha diante dEle e da Sua Palavra, e nega a si mesmo.

Portanto, não construa seu conforto sobre os sentidos e os sentimentos, que são como construir sobre a areia, mas vá para a promessa, como para a Rocha.

Agora, o Senhor levanta Sua voz e diz do céu:

“Seus pecados são perdoáveis”.

 

Ó, a infinitude do poder de Deus, embora a culpa do pecado seja poderosa para condenar a alma! Somente reconheça-se um mísero pecador, conforme todos são, e espere, neste caso, obter a misericórdia e o favor de Deus, por meio dos méritos de Jesus, e somente dEle.

Mas, quando o infinito poder do Senhor é considerado capaz de sobrepujar todos os seus pecados, isso eleva o coração na expectativa de que o Senhor mostrará misericórdia para com um homem, embora seja algo difícil de esperar, quando a alma está assim perturbada.

“Este coração pode ser quebrantado?

Esses pecados podem ser perdoados?

Esta alma pode ser salva?"

Agora vem no poder de Deus; Ele pode perdoá-los. Nunca meça o poder de Deus por essa sua presunção superficial. Todas as coisas são possíveis para Deus, embora não para os homens.

E, como é dito de Abraão, ele esperou acima da esperança; olhou para o Senhor que era capaz de fazer o que havia prometido.

Portanto, aqui você tem o primeiro fundamento para despertar a esperança: seus pecados são perdoáveis.

Há mais poder em Deus para mostrar misericórdia a você, do que poder no pecado para destruí-lo.

O Senhor Jesus Cristo veio buscar e salvar o que estava perdido. Foi o propósito de sua vinda.

Oh, cuidado com o desespero. Você pode e deve questionar sua propriedade, mas rejeitar toda esperança é muito hediondo aos olhos do Senhor.

Você deve rejeitar toda confiança carnal e, ainda assim, ter esperança.

Espere Israel no Senhor; porque no Senhor há misericórdia, e nEle há abundante redenção.

 

Agora, marque o que o profeta Isaías diz para uma alma muito perplexa:

Ora, você diz que meu caminho está escondido do Senhor! O Senhor diz: Por que você diz isso?

“Os jovens desmaiarão e ficarão cansados, mas aqueles que esperam no Senhor renovarão suas forças.”

E vemos em Gn 18: 14:

“Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil?“

Você está excessivamente errado com Deus.

Você pensa que é uma questão de humildade considerar-se tão vil. Deus pode perdoar o pecado de um desgraçado como eu?

Marque aquele lugar do Salmista [78: 19]; eles falaram contra o Senhor:

“... Pode, por acaso, Deus preparar-nos mesa no deserto?”

 

Eles não falaram contra si mesmos, mas contra o Senhor, portanto falamos contra Deus e acusamos o próprio Deus.

“É verdade”, diz a alma, “Manassés foi perdoado, Paulo foi convertido, os santos de Deus foram recebidos em misericórdia,; mas meu pecado pode ser perdoado?

Minha alma pode ser vivificada?

Não, não, meus pecados são maiores do que podem ser perdoados”, diz a alma em desespero.

Considere como isso é prejudicial para Deus; tornar o poder do pecado maior para condená-lo, do que o poder de Deus para salvá-lo - tornar o poder de Satanás mais forte para arruiná-lo, do que o poder de Deus para aliviá-lo e socorrê-lo.

E o que mais você pode dizer?

E o que mais você pode fazer contra o Senhor?

Isso não é fazer de Deus um subalterno de Satanás, e do pecado?

Isso é como dizer que o Todo-Poderoso Deus é mais fraco do que a fraqueza do pecado; a suficiência de Deus é mais fraca do que a malícia de Satanás.

É assim; pobres e humildes pecadores, muitas vezes farão amargas queixas dessa maneira, e eles pensam que estão falando contra si mesmos.

Não, não, eles falam contra o Senhor; eles falaram contra o Senhor quando disseram:

O Senhor pode nos preparar uma mesa no deserto?

 

2. Como esse pecado é prejudicial a Deus, é perigoso para sua própria alma.

É aquilo que toma a ponte e corta todas as passagens, para que nenhum conforto espiritual ou consolo possa entrar na alma de um pobre pecador.

“Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados, e os escabrosos, aplanados; e toda carne verá a salvação de Deus”. [Lc 3: 5-6]

Todo vale (ou fosso) será preenchido, e então toda carne verá a salvação do Senhor.

O que são esses vales?

Nada mais, senão aqueles profundos abismos e fossos de desespero - e a menos que sejam preenchidos, nenhum homem pode ver o Senhor Jesus Cristo.

Os homens podem jurar, mentir, trapacear, e quebrar todos os mandamentos e, ainda assim, esperar ser salvos.

Eles esperam que a graça os salve, mas ainda assim resistem a ela.

Eles esperam que Jesus Cristo os salve, mas ainda assim se opõem a Cristo - isso é o que matou muitos milhares entre nós; e há poucos que não se quebraram sobre esta rocha.

 

É a ordem e o conselho de Pedro:

“que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus”. (1 Pe 1: 21)

Que todo homem esteja pronto para prestar contas de sua fé e esperança que está nele. Procure as razões que o sustentam e os argumentos que o persuadem; veja que não são esperanças infundadas e tolas.

Você espera ser salvo, ir para o céu, e ver a face de Deus com conforto - olhe em volta, eu digo; a boa esperança tem uma boa razão, a esperança fundamentada tem uma razão fundamentada.

 

4. Os santos de Deus, muitas vezes são privados de conforto, não porque Deus o retenha, mas porque eles o afastam de si mesmos e não o querem, embora Ele o tenha oferecido, como Davi diz:

“No dia da minha angústia, procuro o Senhor; erguem-se as minhas mãos durante a noite e não se cansam; a minha alma recusa consolar-se”. [Salmo 77: 2]

Minha alma recusou conforto, como uma criança entristecida que não bebe seu leite, porque não pode colocá-lo no prato de ouro, portanto, às vezes não teremos absolutamente nada, porque Deus não faz por nós o que desejamos.

Esses são os principais entraves, e devo acrescentar muitos outros, pois a razão carnal é muito fecunda para engendrar tais entraves dessa maneira; e por meio de nossa própria tolice e astúcia do diabo, podemos abusar das coisas e torná-las um obstáculo em nosso caminho para a felicidade eterna.

 

Alguém indagará:

"Por que há necessidade de tantas exortações, alertas, ameaças e repreensões na Palavra de Deus dirigidas aos próprios crentes?

Porque há necessidade de tanto empenho e diligência em se guardar e praticar os mandamentos de Jesus, sobretudo o novo, de nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou?"

A isso a própria Bíblia responde, pois não é possível se agradar a Deus sem um viver na fé segundo o modo espiritual de vida que é definido na Palavra, pois quando nos afastamos deste exercício de todas as graças do Espírito, nós ficamos com o nosso coração endurecido e incapaz de ser sensível, até mesmo para ouvir aquilo que o Espírito está dizendo à Igreja.

Este perverso coração endurecido de incredulidade está em sério perigo de não entrar no descanso de Deus, conforme se vê em várias passagens bíblicas e das quais destacamos o texto de Hebreus 3.11-15: 

"11 Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso.

12 Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;

13 pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.

14 Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos.
15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação."

 

É algo muito triste, mal real, que dentre aqueles que foram chamados para a vida eterna, há não poucos que preferem permanecer em seu antigo estado de morte, do qual haviam sido livrados pelo poder de Jesus.

E quanta tristeza isto traz ao próprio coração do Senhor, e ao de todos os seus irmãos na fé que têm permanecido firmes na graça!

Dá-se neste caso a impossibilidade, enquanto esta condição permanece, de se manifestar o verdadeiro amor ágape no relacionamento com tais pessoas - e, o caminho de cura e de volta nem sempre é realizado, trazendo muitas dificuldades para que haja paz nas assembleias dos santos, e o avanço da obra do evangelho.

 

O endurecimento pelo engano do pecado, contra o qual os crentes são tão advertidos na Palavra a evitarem, e que sempre esteve presente na história da Igreja, nunca foi mais necessário de ser evitado do que nestes últimos dias difíceis em que Satanás, sabendo que pouco tempo lhe resta, tem investido com grande fúria contra os santos para, principalmente afastá-los da presença de Deus, e produzir quebra na unidade em amor que deve haver entre eles e o Senhor.

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 28/10/2021
Alterado em 21/12/2021
Áudios Relacionados:
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras