Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus. Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.” [Colossenses 2: 13-23]

 

“1 Não julgueis, para que não sejais julgados.

2 Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.

3 Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?

4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?

5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.” [Mateus 7: 1-5]

 

Uma ideia muito errônea relativa à santidade que Deus espera dos crentes, é aquela de que esta se refere apenas a pecados considerados isoladamente, e não a todo o caráter da pessoa; por isso somos exortados a não julgarmos as próprias pessoas, porque estaríamos sempre incorrendo em grandes erros, pois não sabemos tudo o que envolve uma vida, seja em seu passado, presente, e qual será o seu futuro; nem mesmo qual seja de fato o seu caráter, ou ainda as causas que a levaram a praticar determinado ato pecaminoso.

Este juízo perfeito de uma pessoa, somente o próprio Deus pode realizar, contudo  não somos proibidos de julgar os atos ou atitudes erradas que necessitam de correção.

Mas, isto deve ser feito segundo a doutrina e com longanimidade, e se nós mesmos estamos de fato santificados.

Segundo o hábito de proceder carnal, costumamos julgar a parte pelo todo; deveríamos ser cautelosos em nossos julgamentos para não fazê-lo, pois é possível que alguém que seja de bom caráter possa cometer um erro, e o tomarmos em razão disso, como sendo um mau caráter - e, no lado oposto, alguém que é mau caráter poderia ser tomado na conta de bom caráter por algum bem que tivesse praticado.

 

Somente Deus conhece o coração e as intenções do coração, de modo que nunca julga segundo a aparência, mas segundo a reta justiça, e em seus juízos não trata conosco no varejo do que somos, mas no atacado.

Veja o caso de Marta, irmã de Lázaro, que era uma mulher de fé, que foi repreendida por Jesus em certa ocasião por sua atitude errada, que ela deveria consertar, mas Ele não julgou sua pessoa como um todo, considerando-a reprovada por isso.

 

A purificação das almas daqueles que creem em Cristo, das contaminações do pecado é atribuída nas Escrituras a várias causas de diferentes tipos; ao Espírito Santo, ao sangue de Cristo, à fé e às aflições, dos quais é dito que nos purificam de nossos pecados, porém isso ocorre de várias maneiras e com diferentes tipos de eficácia.

É dito que o Espírito Santo faz isso como a principal causa eficiente; o sangue de Cristo como a causa de aquisição meritória; fé e aflições como causas instrumentais - um tipo é direto e interno, e o outro é externo e ocasional.

 

I. Somos purificados do pecado pelo Espírito de Deus comunicado a nós.

Isso foi previamente confirmado em geral, por muitos testemunhos das santas Escrituras. E, também podemos deduzir do que foi dito, em que consiste este seu trabalho.

1. Porque a fonte de toda a poluição do pecado está na depravação das faculdades de nossa natureza, que se seguiu à perda da imagem de Deus. Ele as renova novamente por Sua graça, Tito 3: 5.

Nossa falta de uma resposta devida à santidade de Deus, representada na lei e exemplificado em nossos corações originalmente, é uma parte principal e a causa universal de toda a nossa poluição e contaminação pelo pecado, porque quando nossos olhos estão abertos para discerni-lo, é o que a princípio nos enche de vergonha e autoaversão, e o que nos torna tão inaceitáveis; na verdade, tão repugnantes para Deus.

 

Quem pode considerar corretamente a vaidade, escuridão e ignorância de sua própria mente, a perversidade e teimosia de sua própria vontade, com a desordem, irregularidade, e enfermidade de seus próprios afetos, com respeito às coisas espirituais e celestiais? E, quem não se envergonha, quem não se aborrece?

Isso é o que deu à nossa natureza sua lepra, e a contaminou completamente. E, vou ansiar por licença para dizer, que aquele que não tem experiência de vergonha espiritual e autoaversão por conta desta não conformidade de sua natureza e das faculdades de sua alma para a santidade de Deus, é um grande estranho a toda esta obra de santificação.

 

Quem pode relatar a instabilidade de sua mente na meditação sagrada, sua baixa e inadequada concepção das excelências de Deus, sua propensão a imaginações tolas e vaidosas que não aproveitam, sua aversão à espiritualidade no dever e à fixação na comunhão com Deus, sua propensão a coisas que são sensuais e más – tudo surgindo da irregularidade espiritual em relação à pureza e santidade divina - e ainda não é ciente de sua própria vileza e baixeza, e muitas vezes profundamente afetado com vergonha por isso?

Agora, todo esse quadro maligno é curado pela operação eficaz do Espírito Santo, em retificar e renovar nossa natureza. Ele dá uma nova compreensão, um novo coração, novos afetos, renovando toda a alma à imagem de Deus. [Ef 4: 23,24; Col 3:10]

Na verdade, nossa limpeza original está nisto, onde é feita menção da "lavagem da regeneração". [Tito 3: 5]

Na regeneração, a imagem de Deus é restaurada para nossa alma. Olhe então, quão longe nossas mentes, nossos corações e nossas afeições estão de serem renovados pelo Espírito Santo. Isso é o quão longe estamos limpos de nossa habitual poluição espiritual.

Se quisermos ser purificados de nossos pecados - o que é assim frequentemente prometido que seremos limpos, e tão frequentemente prescrito como nosso dever de ser purificado, sem o qual não temos nem podemos ter nada da verdadeira santidade em nós - devemos trabalhar e nos esforçar para crescer nesta renovação de nossa natureza pelo Espírito Santo.

 

Quanto mais temos de luz salvífica em nossa mente, de amor celestial em nossas vontades e afeições, e de uma constante prontidão para a obediência em nossos corações; quanto mais puros somos, mais limpos somos da poluição do pecado.

O velho princípio de uma natureza corrompida é impuro e contaminante, vergonhoso e repugnante, mas a nova criatura, com o princípio da graça implantada em toda a alma pelo Espírito Santo, é puro e purificador, limpo e santo.

 

2. O Espírito Santo nos purifica e nos limpa, fortalecendo nossa alma por meio de Sua graça, para com todos os deveres sagrados e contra todos os pecados atuais.

É pelos pecados reais, que nossa poluição natural e habitual é aumentada. Alguns se tornam vis como o inferno com isso, mas  também é evitado pelas ações graciosas do Espírito.

Tendo nos dado um princípio de pureza e santidade, Ele age assim em nossos deveres de obediência e em oposição ao pecado, para que Ele preserve a alma livre de contaminações, ou pura e santa de acordo com o teor da nova aliança – que é, na medida e no grau que a sinceridade universal exige.

Mas ainda pode ser dito que: "Na verdade, o Espírito nos torna puros por meio disso, e previne muitas contaminações futuras, no entanto, quando a alma é libertada desses pecados contraídos por ela antes desta obra, ou os pecados que pode e comete inevitavelmente vem a cair depois?

Pois, assim como não há homem que faça o bem e não peque, então não há ninguém que não esteja mais ou menos contaminado com o pecado enquanto ele está no corpo, aqui neste mundo.

 

"O apóstolo responde a esta objeção ou indagação em 1 João 1: 7-9:

"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós."

Mas se o pecado está em nós, estamos contaminados; e como seremos limpos? "Deus é justo para nos perdoar nossos pecados, e para nos purificar de toda injustiça."

Mas como isso pode ser feito? Por que meio pode ser realizado?

"O sangue de Jesus Cristo seu Filho, nos purifica de todo pecado."

 

Os obreiros (agentes) da iniquidade que se encontram empenhados totalmente para  a realização do plano de trazer igualdade, fraternidade e liberdade a toda a humanidade, permanecem aprisionados ao diabo e ao pecado eles mesmos e aqueles a quem pretendem libertar por adesão a eles, e assim, de que paz, amor e segurança reais eles podem desfrutar em seus espíritos?

Mas todo aquele que conhece por experiência pessoal espiritual ao Senhor Jesus, por maiores que sejam as tribulações e momentos de angústia que possam experimentar neste mundo, desfrutam de tal paz, amor e segurança pela manifestação e operação do Espírito Santo neles, depois de terem sofrido por um pouco, pois tudo isto visa à provação e confirmação da fé deles.

Esta é a razão porque as cinco virgens insensatas citadas na parábola que Jesus ensinou quanto ao tempo do fim, não entraram no Reino de Deus e não podiam e nem puderam participar da Sua, paz amor e segurança, pois não tinham o óleo do Espírito em suas lâmpadas. É o óleo que é o Espírito Santo em nós, que produz a chama do amor e da paz e segurança sempre que Ele manifesta a Sua presença em nós, despertando-nos de nosso sono espiritual que por vezes nos acomete, de nossa impaciência e até mesmo momentos de desespero que podemos experimentar por nossas aflições neste mundo, mas se O possuímos e se temos permanecido e andado nEle, é bem certo que sempre nos visitará com libertações poderosas fazendo-nos sentir como se estivéssemos no próprio céu de glória, exultando com amor, alegria, paz e louvor em nossas mentes e corações, fortalecidos que somos pela graça de Jesus. Bendito seja o seu santo nome. 

 

 

 


 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 28/01/2022
Alterado em 17/05/2022
Áudios Relacionados:
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras