Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

“Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção",

"para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.” [I Co 1: 30,31]

 

Jesus é a santificação para nós, porque a regra e medida de nossa santidade, o instrumento de operá-la em nós é Sua palavra e doutrina, que Ele ensinou à igreja como seu grande profeta:

"A lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo." [Jo 1:17] 

E mais do que isso, é a Sua presença em nós, e a participação da Sua vida sobrenatural, que nos santifica.

Tudo o que se refira à  lei da natureza em sua maior pureza, não é a regra ou medida dessa santidade; muito menos são as regras e máximas que os homens deduzem delas, em parte certo e parcialmente errado, de qualquer uso.

Nem é a própria lei escrita, a regra de santidade. É a regra da santidade original no pacto de obras feito por Deus, com a descendência natural de Adão, que ainda prevalece para aqueles que não estão sob a graça de Jesus; assim, não é a regra adequada daquela santidade à qual somos restaurados por Cristo - nem ambos estão em conjunção (os ditames da natureza e da lei escrita) como os instrumentos de trabalhar a santidade em nós.

Em vez disso, é a doutrina do evangelho que é a regra adequada e instrumento imediato de santidade - o que quero dizer  é que a Palavra, o evangelho, e a doutrina de Cristo em sua parte relativa aos seus preceitos é  a regra de toda a nossa obediência e santidade; tudo o que ela requer pertence a esta santidade, e nada exceto o que requer, o faz.

 

Daí, Jesus dizer: “Santifica-os na verdade, a tua Palavra é a verdade.”

A razão formal da nossa santidade consiste em conformidade com esta regra, sob esta consideração; que é a Palavra e doutrina de Cristo.

Nada pertence à santidade materialmente, exceto o que o evangelho requer; e nada é santo em nós formalmente, exceto o que fazemos, porque o evangelho assim o exige, e que seja efetivamente aplicado em nós pelo Espírito Santo, pois o mero conhecimento da letra do evangelho sem o poder operante do Espírito, não pode santificar o pecador. 

O evangelho é o instrumento da santidade, porque Deus faz uso dele somente como um instrumento e meio externo para comunicá-la a nós, ou gerá-la em nós. Princípios de luz natural, com a orientação de uma consciência desperta, nos direciona para exigir o desempenho de muitos deveres materiais de obediência.

A lei escrita requer todos os deveres de obediência original de nós; e Deus usa essas coisas diversamente,  a fim de preparar nossa alma para o recebimento correto do evangelho.

Mas, há algumas graças e alguns deveres pertencentes à santidade evangélica, de que a lei nada sabe - como a mortificação do pecado, tristeza segundo Deus, limpeza cotidiana de nossos corações e mentes; para não mencionar os mais sublimes atos espirituais de comunhão com Deus, por Cristo, junto com toda aquela fé e amor que é exigido de nós.

A lei não é usada como meio para gerar fé e santidade em nós; este é apenas o efeito do evangelho, por isso é dito ser "o poder de Deus para a salvação" [Rm 1; 16] - ou aquilo pelo qual Deus exerce a grandeza de Seu poder para esse propósito.

"Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados". [At 20: 32]

 

Pela pregação da palavra, a fé vem.

E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.[Rm 10: 17]
E, ao ouvi-la, recebemos o Espírito,

Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? [Gl 3: 2]
 

É por isso, que nascemos de novo em Cristo Jesus. [1 Co 4:15; Tg 1:18; 1 Pe 1:23-25] Tudo o que é exigido de nós no caminho da obediência externa, é que nossa conduta seja conforme o evangelho.

Esta é uma pedra de toque adequada para nossa santidade; para testar se é genuína, e do tipo certo ou não. Se for, nada mais é que a semente do evangelho vivificado em nossos corações, produzindo frutos em nossas vidas.

É a entrega de nossas almas ao molde de sua doutrina, de modo que nossas mentes e a Palavra refletem um ao outro, como um rosto refletido na água.

Mas, podem ser achados pensamentos espirituais numa pessoa, no exercício do seu próprio dever, através de seus dons, e não haver qualquer ação da graça neles; porque conduzem e guiam suas mentes nisto.

 

Um homem pode ler uma longa oração que expressa coisas espirituais, ou ainda  textos inspirados da Palavra de Deus, e ainda assim nunca ter um pensamento espiritual que surja em sua mente, sobre aquilo que leu; porque não é requerido o exercício de qualquer faculdade da mente para tal leitura, mas somente prestar atenção às palavras que serão lidas - no exercício dos dons deve haver um exercício da razão, por julgamento, memória e, por conseguinte pensamentos de coisas espirituais; ainda que estes sejam meramente ocasionais no desempenho externo do dever, sem qualquer exercício de uma graça viva.

Assim, muitos exercitam seus dons enganando seus ouvintes, e às suas próprias almas.

 

É importante discernir, se os pensamentos que temos sobre coisas espirituais, quer em oração, quer no exercício de dons, são influenciados por um princípio vivo da graça em nossos corações oriundos da ação do Espírito Santo.

É uma reclamação antiga, de que as coisas espirituais estão cheias de obscuridade e dificuldade; e é verdade.

Não que haja tal coisa nelas, porque todas vêm do Pai das luzes, e estão cheias de luz, ordem, beleza, e sabedoria - e luz e ordem são os únicos meios pelos quais qualquer coisa pode ser conhecida.

A dificuldade não está na Palavra, mas nas pessoas que não têm o Espírito para discernir a Palavra; ou mesmo no caso de se ter o Espírito, nossas mentes são responsáveis pelo impedimento da apreensão das coisas divinas e espirituais, por ignorância, tentações, e preconceitos de todos os tipos.

Então, sem uma mente aberta que esteja disposta a aprender as coisas de Deus,  sem a luz especial e administração do Espírito Santo, nenhum homem pode fazer um julgamento do seu estado pessoal e suas ações, ter um fundamento estável para glorificar a Deus com sua vida, e obter paz para sua própria alma; e assim a maior parte do gênero humano constantemente se engana nestas coisas.

Por isso, devemos examinar de forma imparcial e severamente a estrutura de nossas mentes nos deveres santos, através da palavra da verdade - e nisso, não ter qualquer medo de falar claramente às nossas almas sobre as coisas que a Palavra nos fala. Esta procura diligente deveria respeitar a nossos princípios, alvos, fins, e ações com o comportamento completo de nossas almas em todo dever.

Um pouco de deveres pode aparentemente trazer uma falsa sensação de segurança, pela ideia de ter feito muitas coisas para Deus, enquanto é possível não ter feito ainda algo que tenha contado com Sua real aprovação.

 

Assim, o próprio Deus no meio de uma multidão de deveres chama as pessoas para se examinarem a si mesmas - para que não suceda o que lemos em Is 58:2-7:

"Mesmo neste estado, ainda me procuram dia a dia, têm prazer em saber os meus caminhos; como povo que pratica a justiça e não deixa o direito do seu Deus, perguntam-me pelos direitos da justiça, têm prazer em se chegar a Deus",
"dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos a nossa alma, e tu não o levas em conta? Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho".
"Eis que jejuais para contendas e rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto".
"Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao Senhor"?
"Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo"?
"Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante"?

 

Veja que estas palavras proferidas por Deus em Isaías 58 apontam, sobretudo em sua parte final, para o exercício da misericórdia para com o próximo como sendo o jejum que O agrada.

Com isso deveríamos de nos abster de julgar os outros, porque todos somos pecadores e sujeitos à ação do pecado enquanto neste mundo.

Então, o que devemos fazer em relação aos homossexuais?

Deus chama o homossexualismo de abominação, mas o adultério e o divórcio também são uma abominação para Deus.

E como Jesus agiu em relação à mulher adúltera?

Quem não tivesse pecado teria o direito de lançar pedras sobre ela, ou seja, de julgá-la e condená-la, mas Ele a perdoou e salvou sem, no entanto aprovar o adultério; tanto que lhe disse, que não mais cometesse tal pecado.



 

 

 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 28/01/2022
Alterado em 08/08/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras