Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

QUAL O PAPEL DO CRENTE E DE DEUS NA SANTIFICAÇÃO?

John F. MacArthur Jr.

 

Vamos ao texto de Fp 2:12. Aqui vemos 5 frases que nos ajudam a entender como desenvolver a nossa salvação.

"Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor".

1. "Assim, pois": Compreendam o exemplo que lhes foi apresentado. Essa expressão nos leva de volta a Fp 2: 5-11, onde Jesus é apresentado como modelo de humildade, obediência, e submissão.

"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus",
"pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus";
"antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana",
"a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz".
"Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome",
"para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra",
"e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai".

Ele é o nosso padrão de vida. (1 João 16)

2. "Amados meus ":

Entendam que vocês são amados.

A Igreja de Filipos era uma igreja fiel, mas tinha problemas de orgulho e desunião, por isso Paulo dá ênfase na questão da unidade.

Evódia e Sintique, duas mulheres lideraram facções opostas uma a outra. (Fp 4:2,3)   Porém, apesar de tudo Paulo os amava, e por isso os corrigia e chamava de "amados".

Deus é assim, ama e tem misericórdia de nós, mesmo quando fracassamos em nosso processo de santificação.

3. "Como sempre obedecestes":

Entendam o valor da obediência.

A palavra grega traduzida por "obedecestes" (hupakouo), significa literalmente "atender à porta", ou "obedecer, como resultado de ouvir"; ou seja, submeter-se ao que se ouviu.

Foi o que aconteceu com Lídia ao ouvir a pregação de Paulo. Ela atendeu ao apelo do Evangelho, converteu-se, foi batizada e passou a servir a Paulo e seus companheiros. O mesmo aconteceu com o carcereiro de Filipos.

Eles atenderam à Palavra.

4. "Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes não só na minha presença, porém muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor"; (Fp 2: 12)
Entendam seus recursos e responsabilidades. Eles buscaram a santidade por conta própria, e esta é uma responsabilidade de cada cristão.

O apoio de irmãos é importante, mas é fácil nos tornarmos dependentes deles. Certos crentes perdem a pureza e a santidade, quando perdem o apoio espiritual de alguém.

Mas, quando Paulo exige que eles desenvolvam a santificação ("vossa salvação"), está dando a entender que em Cristo eles podiam viver em santidade, independentes de qualquer ajuda externa. Nós somos responsáveis por nossa vida espiritual.

5. "Com temor e tremor":

Entendendo as consequências do pecado.

O pecado traz consequências, e esta é a razão porque devemos andar em santidade, com temor e tremor - a palavra grega para "temor" é phobos, da qual se originou fobia; a palavra grega para "tremor" é tromos, que originou a palavra trauma.

Estas palavras falam de um saudável temor de ofender a Deus, temor de pecar, de desonrar a Deus, do colapso moral, de entristecer a Deus e assim trazer a correção divina.

lsaías, no cap 66: 2, fala do temor que Lhe agrada.

"mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra".

E, no versículo 5 afirma:

"Ouvi a palavra do Senhor, vós, os que a temeis".

Portanto, a santidade exige esforço, que não é algo fácil, pois significa ter disciplina, seguir a Jesus, ser obediente à Palavra, exercitar os dons e avaliar as consequências do pecado, mas um temor saudável a Deus nos motivará a buscar esta santidade que Ele requer de nós.

 

Qual a parte de Deus? Operar em Nós

Em Fp 2:13 Paulo explica; 

"Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade".

É Ele que habita em nós e nos dá o poder de fazermos Sua vontade. Não temos capacidade em nós mesmos, a nossa capacidade vem de Deus. (II Co 15)

 

Em Fp 2:13 vemos cinco verdades a respeito de Deus, que nos ajudarão a compreender o que Deus faz por nós na santificação.

1. A pessoa de Deus. "Deus é quem efetua em vós..."

É Deus quem está envolvido com a nossa vida, com nosso bem-estar espiritual. Ele habita em nós e quer que façamos o que Ele ordena.

Nosso progresso espiritual não depende de nós, nem de nossas habilidades, nem da ajuda de outros crentes, nem dos pastores, nem mesmo de anjos, mas é Deus quem opera em nós, realizando a nossa santificação.

O mesmo Deus que nos conheceu de antemão, nos predestinou, nos chamou e nos justificou, é o mesmo que nos santifica e haverá de nos glorificar. (Rm 8:30)

Que diferença dos deuses pagãos! Mas, Deus nos acompanha e nos supre por toda a vida.

2. O poder de Deus: Operando. "É Deus quem efetua"...

Esta palavra no original é energeo, que se refere a uma energia ativa e produtiva. É um poder que opera o nosso progresso espiritual, a nossa santificação; por isso estaremos seguros até o fim.

"Aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus". (Fp 1: 6)

3. A presença de Deus: Em nós. Deus opera em nós.

Paulo diz, em Efésios 3:20, que Deus "é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o Seu poder que opera em nós".

Paulo não diz que Ele opera nos céus, e sim em nós. Ele é a nossa suficiência.

Aqui devemos lembrar, que no V.T os crentes adoravam no Tabernáculo, no Templo, mas agora somos templo de Deus, pois Cristo habita no coração de cada crente.

"...Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse"... (2 Co 6: 16)

Ele está conosco, sustentando-nos, suprindo e fortalecendo a nossa santificação.

4. O propósito de Deus: O querer e o realizar.

É Ele que nos impulsiona a querer e a efetuar, dá-nos tanto o desejo como a habilidade.

A palavra "querer" no grego é thelo, que significa intento e inclinação. Deus nos dá desejos santos, agradáveis a Ele. Como?

Em primeiro lugar, Ele nos dá uma santa insatisfação para com a nossa natureza carnal e corrompida.

Foi isso que fez Paulo dizer em Rm 7:14:

"Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte"?

Em segundo lugar, Ele nos dá um desejo pelas coisas santas e puras. Isso vemos na biografia dos santos do passado e percebemos o quanto estamos longe desta dedicação a Deus.

Em terceiro lugar, Deus nos dá o desejo de Lhe agradar, de causar-Lhe satisfação, o que resulta em um proceder santo.

5. A satisfação divina: Segundo a Sua boa vontade.

A palavra grega traduzida por "boa vontade" é eudokia, que significa satisfação ou agrado. Deus opera em nós para que façamos aquilo que Lhe agrada e satisfaz; ou seja, desenvolver a nossa salvação com temor e tremor agrada a Deus.

Somos muito queridos de Deus, e quando fazemos aquilo que Lhe agrada, Ele fica satisfeito. Esta é a essência de qualquer relacionamento; queremos agradar a quem amamos.

Queremos causar satisfação Àquele que perdoa as nossas iniquidades, nos resgata da condenação eterna, nos coroa com graça e misericórdia, e enche de bens os nossos anos, de modo que a nossa mocidade se renova como a da águia.

(Sl 103:3-5)

Vemos que há uma maravilhosa combinação entre os nossos esforços e os recursos providenciados por Deus. Servimos a um Deus que nos dá poder para vivermos para Sua glória. Este é o mistério do Cristianismo:

"Cristo em vós, a esperança da glória " (Cl 1: 27)

Deus nos chama para vivermos vidas santas, mas é Ele quem nos santifica.

Deus nos convoca a servi-Lo, mas na realidade é Ele mesmo que nos impulsiona a isso, por meio do Seu próprio poder em nós.

A obra é dEle, mas é nossa também. A glória, contudo pertence somente a ELE.

 

Soli Deo Gloria.

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 28/01/2022
Alterado em 08/09/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras