Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Por que é que Deus me salvou?

Não é uma má pergunta, se você pensar bem. Afinal, você estava morto em delitos e pecados. (Ef 2: 1)

Como descendente do primeiro homem, Adão, você partilha da culpa e da corrupção do primeiro pecado dele. (Rm 5: 12-21)
Você era inimigo de Deus (v. 10), um pecador concebido em iniquidade (Sl 51: 5), e, por natureza, merecedor da ira de Deus. (Ef 2: 3)

Você era um pecador que pecou e merecia morrer (Rm 6: 23), mas observe as boas notícias para todo cristão que lê estas palavras:

- a Bíblia afirma que, no momento propício, Jesus Cristo morreu por você. (Rm 5: 8)

O Bom Pastor deu sua vida por suas ovelhas. (Jo 10: 15)

- Jesus bebeu o cálice da ira de Deus em seu lugar. (veja Mc 10: 45)

- A morte dEle na cruz implica em que Deus agora é por você, e não contra você. (Rm 3: 25; 8: 31-39)

 

Pela fé, através da vida, morte e ressurreição de Cristo, você é um filho de Deus com Ele reconciliado, por Ele justificado e adotado. Que tremenda boa notícia!
Mas... por quê?
Talvez, você já parou para pensar em como Deus nos salva, ou o que é preciso fazer para ser salvo, ou quando  você foi salvo.
Mas, você já parou para considerar, por que Deus te salvou?
Há mais de uma única resposta correta a essa pergunta. A Bíblia diz que Deus nos salvou porque nos ama.
(Jo 3: 16)

Também afirma, que Deus nos salvou para o louvor de Seu próprio nome. (Ef 1: 6, 12, 14)

Essas são as duas melhores respostas à pergunta “por quê?”
Mas, há outra resposta tão boa quanto, tão bíblica quanto, e tão importante quanto.

Deus te salvou para que você pudesse ser santo. Preste atenção à afirmação de propósito contida nesta passagem de Efésios:
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,
"assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor"
. (Ef 1: 3-4)

Deus nos escolheu para salvação na eternidade passada, enviou Cristo para nos salvar na história e nos deu o dom da fé pelo operar do Espírito Santo em nosso tempo de vida,  para que pudéssemos ser santos.
Repare que Paulo não está falando da justiça de Cristo computada a nosso favor, quando cremos em Cristo. Terei muito a dizer a esse respeito nas páginas que seguirão, mas quero que você perceba desde o início, que Efésios 1: 4 (e há muitos textos como este) está falando de uma santidade pessoal que precisa caracterizar a vida do crente no último dia, e na era presente.

Paulo está elaborando a intimação para nos despojarmos do velho homem, e nos revestirmos do novo homem. (Ef 4: 22-24)

Ele tem em mente, o sermos purificados pelo lavar com água, pela palavra. (5: 26)

Quando Deus nos salva pela justiça de Cristo, Ele nos salva de forma, que nós também venhamos a ser caracterizados por justiça, conforme bem colocou J. I. Packer.

“Na verdade, santidade é o objetivo de nossa redenção. Assim como Cristo morreu para que pudéssemos ser justificados, de forma decorrente, somos justificados para que possamos ser santificados – tornados santos”.
Santidade evidente, é o plano de Deus para Seu povo, expresso no Antigo e no Novo Testamento:
"Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim".

"Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha";

"vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa"... (Ex 19: 4-6a)
 

Percebe, mais uma vez, o motivo de nossa libertação?

Deus salvou os israelitas para a santidade. Deus os libertou da escravidão egípcia, para que fossem livres, para trilhar os caminhos dele. Eles deveriam ser uma nação de pessoas separadas, tão santas que bem podiam ser sacerdotes – cada um deles.

Cada cristão, em cada igreja deveria viver a mesma identidade sacerdotal. (1 Pe 2: 9)

É por isso que Deus nos resgatou: 

"Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus",

"que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos". (2 Tm 1: 8-9)
"Porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação". (1 Ts 4: 7)
"Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas". (Ef 2: 10)
"Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela",

"para que a santificassetendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra",

"para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa , sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito". (Ef 5: 25-27)
 

A Bíblia não poderia ser mais clara. O que motivou a nossa salvação, o desígnio  por trás de nossa libertação, o propósito pelo qual Deus lhe escolheu, em primeiro lugar, foi a santificação.
 

 


 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 28/01/2022
Alterado em 06/03/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras