Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

A santidade não é apenas o objetivo de nossa redenção; ela é necessária  à nossa redenção.

Agora, antes que você soe o alarme contra legalistas, antes de me amarrar com o cadarço moral de sua botina, e alimentar minha carcaça aos Gálatas, vejamos o que dizem as Escrituras:
De acordo com Jesus;

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”. (Mt 7: 21)

É possível professar as coisas certas, e ainda não estar salvo. Somente os que fazem a vontade do Pai entrarão no reino; e isso implica em ouvir as palavras de Jesus, e praticá-las.

"E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia";  Mt 7: 26
Muitos textos como 1 Coríntios 6: 9-10 ensinam, que “os injustos não herdarão o reino de Deus”.

Encontramos essa mesma ênfase em Gálatas 5: 19-21.

"Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia",
"idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções",
"invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam".

O ensino constante e frequente da Bíblia é, que aqueles cuja vida é marcada por impiedade habitual não irão para o céu. Sermos absolvidos por Deus no último dia implica em que haja evidência fluindo de nós, assim como a graça fluiu para dentro de nós.
1João, em especial, delineia vários critérios para que determinemos se verdadeiramente pertencemos a Deus.

. Os que nasceram de Deus não apenas confessarão o Filho.

"Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai". 1 João 2: 23
"E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito1 João 5: 15
. E crerão que Jesus é o Cristo

"Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido".  1 João 5: 1
Mas, também guardarão os mandamentos de Deus (1 João 2: 3-4),

andarão como Cristo andou (1 João 2: 5-6),

praticarão a justiça (1 João 2: 29),

e vencerão o mundo. (1 João 5: 5)

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca”. (1 João 5: 18)
 

De forma semelhante, a carta de Tiago deixa claro, que fé sem as obras que a acompanham, não é fé salvadora.

Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? (Tg 2: 14)
“Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta”. (Tg 2: 17)

Muitos cristãos têm tido problemas em conciliar a ênfase em obras (Tiago), com a ênfase em fé, independentemente das obras nos escritos de Paulo.

Na realidade, não existe conflito. Paulo quer que vejamos, que a fé é o meio instrumental para se estar reto diante de Deus; nada contribui para nossa salvação - a única base é a justiça de Cristo.

Tiago, por outro lado quer que vejamos, que evidências de piedade precisam necessariamente acompanhar a fé genuína. Somos justificados somente pela fé, mas a fé que justifica nunca está desacompanhada.

Paulo descreve a fé verdadeira e viva; Tiago argumenta contra a fé falsa, que consiste de nada, além de assentimento intelectual morto. (vs. 17, 19, 20, 26)
 

E, aí temos Hebreus 12: 14:

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.

Em outras palavras, santidade não é uma opção. Alguns de vocês leitores podem estar pensando:

“Sim, isso está absolutamente certo. Precisamos ser santos, e somos contados como santos por causa de Cristo”.

É verdade, aliás, em outros textos de Hebreus vemos que a santidade é um dom, que recebemos através do Evangelho. (10: 10,14)

 

Mas, Hebreus 12, diz respeito ao desdobrar prático dessa santidade posicional.

A santidade de Hebreus 12: 14, não é uma santidade que recebemos, mas uma santidade que por ela nós “nos esforçamos por obter”.

O texto bíblico citado ordena que sigamos  a santificação, porque sem ela não veremos a Deus. O ato de seguir, no original grego não significa acompanhar, mas perseguir um alvo até alcançá-lo, e como jamais atingiremos a perfeição disso aqui na terra, pressupõe-se que a santificação se refere a algo que deve ser buscado e exercitado permanentemente.

 

 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 28/01/2022
Alterado em 09/03/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras