Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Vimos cinco exemplos do que santidade não é. Vejamos, agora, o lado positivo – com que a santidade se parece.
A Santidade se Parece com um Renovar da Imagem de Deus em Nós.
Adão e Eva foram criados à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26). Mas no pecado de Adão, a raça humana foi entregue à corrupção (Rm 5.12-21). Ainda carregamos a imagem de Deus (Gn 9.6; Tiago 3.9), mas a imagem foi distorcida (Gn 6.5; Ec 7.29).
O objetivo da santificação é o restabelecimento dessa imagem. A pessoa santa está sendo renovada no conhecimento segundo a imagem do Criador (Cl 3.10), o que significa crescer em justiça e santidade (Ef 4.24). Isso não acontece de repente, mas somos transformados na imagem de Deus em um grau de glória a outro (2 Cor 3.18). Deus é santo, portanto, em linguagem simples, ser santo significa ser como Deus. Por isso é tão importante que cristãos conheçam o caráter e a obra daquele a quem cultuam. Se você quer saber com que se parece a santidade, olhe para Deus.
A Santidade se Parece com uma Vida Marcada por Virtude e não por Vício
Mas como que se parece o caráter semelhante a Deus, no povo de Deus? Uma forma de se responder a essa pergunta é olhando para cada mandamento e exemplo contidos na Bíblia. Mas uma abordagem mais rápida é examinar a lista de vícios e virtudes do Novo Testamento. Eles nos fornecem um resumo bastante útil da impiedade e da santidade.
Vejamos alguns vícios que caracterizam os ímpios, o tipo de gente que não entrará no reino:
Marcos 7.21-22: maus pensamentos, imoralidades sexuais, roubos, homicídios, adultérios, cobiças, maldades, engano, devassidão, inveja, calúnia, arrogância e insensatez.
Romanos1.24-31: impureza sexual, relações homossexuais, toda sorte de injustiça, maldade, ganância, depravação, inveja, homicídio, rivalidades, engano, malícia, calunia, inimizade contra Deus, desobediência a pais, insensatez, deslealdade, insensibilidade, desumanidade.
Romanos 13.13: orgias, bebedeiras, imoralidade sexual, depravação, desavenças, inveja.
1 Coríntios 6.9-10: imorais, idólatras, adúlteros, homens que praticam a homossexualidade, ladrões, avarentos, alcoólatras, caluniadores, trapaceiros. Gálatas 5.19-21: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções, inveja, embriaguez, orgias e coisas semelhantes.
Colossenses 3.5-9: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus, ganância (que é idolatria), ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obcena, mentira.
1 Timóteo 1.9-10: ímpios, profanos, que matam pai e mãe, homicidas, que praticam imoralidade sexual, homens que praticam a homossexualidade, sequestradores, mentirosos, juram falsamente, todo aquele que se opõe à sã doutrina.
Apocalipse 21.8: covardes, incrédulos, depravados, assassinos, os sexualmente imorais, feiticeiros, idólatras, e todos os mentirosos.

Do outro lado da moeda encontramos as virtudes encontradas no povo de Deus:
Romanos 12:9-21: amor sincero, ódio pelo mal; apegados ao que é bom, amor fraternal, excedendo em dar honra, zelo, fervor de espírito, serviço ao Senhor, alegres na esperança, pacientes na tribulação, perseverantes na oração, generosos,
hospitaleiros, que abençoam os inimigos, que se alegram com os que se alegram; choram com os que choram, harmoniosos, humildes, não orgulhosos, que se associam com pessoas de posição inferior, não sábios aos próprios olhos, não retribuidores de mal por mal, que vencem o mal com o bem.
1 Coríntios 13.4-7: amorosos, pacientes, bondosos, não invejosos, que não se vangloriam, que não se orgulham, que não maltratam, que não procuram seus interesses, não se iram facilmente, não guardam rancor, que não se alegram com a
injustiça, mas se alegram com a verdade, tudo sofrem, tudo creem, tudo esperam, tudo suportam.
Gálatas 5.22-23: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
Colossenses 3.12-15: corações compassivos, bondade, humildade, mansidão, paciência, que suportam uns aos outros, que perdoam uns aos outros, paz, gratidão.
2 Pedro 1.5-7: virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade, e amor.

Conforme podemos notar, há bastante sobreposição e um bom número de temas comuns que nos fornecem um bom quadro da aparência da piedade. Não há diretrizes sobre quanto tempo devemos passar em oração por dia, ou quanto dinheiro devemos dar aos pobres. Os cristãos, via de regra, equacionam santidade com ativismo e disciplinas espirituais. E enquanto é fato de que o ativismo é frequentemente o fruto da santidade e as disciplinas espirituais são necessárias ao cultivo da santidade, o padrão de piedade externado pelas Escrituras diz respeito, mais explicitamente, a caráter. Nós nos despimos do pecado e nos revestimos da justiça. Nós mortificamos os feitos da carne e nos revestimos de Cristo. Para usar linguagem mais antiga, nós buscamos a mortificação do velho homem e a vivificação do novo homem.
Empregando uma metáfora, é possível pensarmos em santidade como a santificação do nosso corpo. A mente é cheia do conhecimento de Deus e está focada no que é bom. Os olhos se desviam da sensualidade e estremecem ao contemplarem o mal. A boca fala a verdade e se recusa a fofocar, maldizer, ou falar o que é vulgar ou obsceno. O espírito é determinado, constante, e gentil.
O coração está repleto de alegria em lugar de desesperança, paciência em lugar de irritabilidade, bondade em lugar de ira, humildade em lugar de orgulho, e gratidão em lugar de inveja. Os órgãos sexuais são puros, estando reservados para a privacidade do casamento entre um homem e uma mulher. Os pés andam rumo aos menos afortunados e fogem do conflito sem sentido, das divisões e das festas imorais. As mãos estão prontas a ajudar os que têm necessidades e prontas a se juntar para orar. Esta é a anatomia da santidade.

(Nota do Pr Silvio Dutra: Muitas outras virtudes podem ser acrescentadas às anteriormente citadas, como por exemplo a sobriedade em todas as coisas, a mansidão, a fidelidade, a humildade, a paciência e perseverança, a contrição de espírito pelo pecado, a confissão, o arrependimento, a oração, a meditação e prática da Palavra etc).

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 28/01/2022
Alterado em 05/09/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras