Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Embora haja no evangelho e sua doutrina, uma ilustre representação da glória de Deus em Cristo, não somos capazes de discerni-la por nós mesmos até que, por um ato de sua onipotência, o Espírito Santo irradia nossas mentes e implanta uma luz adequada para isso.

Alguém que não contempla "a glória de Deus na face de Jesus Cristo" no evangelho, não entende a mente e vontade de Deus conforme revelada nisso, na devida maneira. Suponho que isso será concedido, visto que ambas as coisas são apenas uma e a mesma, expressadas de várias maneiras. Mas não podemos fazer isso de nós mesmos; pois há uma obra interna de Deus em nossas mentes que é necessária para isso. É o seu brilho em nossos corações para nos dar a luz desse conhecimento. Há uma luz no evangelho, "a luz do evangelho glorioso de Cristo", 2 Cor 4.4; mas deve ser uma luz também em nossos corações, ou não podemos discerni-la. E isso não é luz natural, ou uma luz que é comum a todos. Mas é uma luz que, por meio da graça, é dada àqueles que acreditam. E isso é trabalhado em nós pelo mesmo tipo de eficiência com a qual Deus criou a luz, no início do mundo - a saber, por um ato produtivo de poder. É evidente, portanto, que a luz em nossos corações que Deus nos comunica para que possamos ter o verdadeiro conhecimento de sua mente e vontade no evangelho é distinto daquela luz da verdade que está no próprio evangelho. Uma é subjetiva, a outra é objetiva; uma é trabalhada em nós, a outra nos é proposta; aquela é um ato de poder divino em nós, a outra é um ato da divina graça e misericórdia para conosco pela produção das Escrituras relativas ao evangelho. Existem outras maneiras pelas quais esta operação do Espírito Santo na iluminação de nossas mentes é expressada. O que estamos provando é que existe algo mais necessário para uma apreensão útil e compreensão da mente de Deus na Escritura, do que a mera proposta objetiva dela para nós, e nosso diligente uso de meios externos para chegar ao conhecimento disso. E isto também vem do Espírito Santo.

É nosso dever purificar-nos pela graça do Espírito Santo. Aqueles que excluiriam as operações eficazes do Espírito Santo em qualquer coisa, sob o pretexto de ser nosso próprio dever - ou, por outro lado, quem excluiria a necessidade de diligência em nossos deveres, sob o pretexto de que tudo é a graça e sua eficácia - admite apenas metade do evangelho e rejeita o resto. Todo o evangelho afirma e exige ambos, em cada boa ação e trabalhos. Portanto, purgar a nós mesmos não está absolutamente no poder de nossas habilidades naturais. Pois essas afeições corruptas possuem a mente e são predominantes na mesma; e todas as suas ações são adequadas à sua natureza e influenciadas por seu poder. Portanto, ela nunca pode se libertar delas por sua própria habilidade nativa. Mas isso é a obra deste grande Purificador e Santificador da igreja, para libertar nossas mentes dessas afeições corruptas e preconceitos inveterados pelos quais somos alienados da verdade, e pelos quais estamos inclinados a falsas concepções da mente de Deus. A menos que isso seja feito, em vão pensaremos em aprender a verdade como ela é em Jesus. Consulte 1 Cor 6.11; Tito 3.3-5; Rom 8.13; Ef 4.20-24. O Espírito implanta em nossas mentes hábitos e princípios espirituais, contrários e opostos a essas afeições corruptas, e pelas quais elas são subjugadas e expulsas. Por Ele nossas mentes são tornadas humildes, mansas e ensináveis, por meio de submissão à autoridade da Palavra, e um esforço consciencioso para nos conformarmos a ela.

Sempre foi acordado que normalmente, os preparativos são necessários para receber iluminações divinas; e ao designá-los, muitos foram grandemente enganados. Portanto, alguns, na expectativa de receber revelações divinas, foram dominados por delírios diabólicos que, pelo funcionamento de sua imaginação, eles haviam preparado suas mentes para dar uma admissão fácil. Então foi entre os pagãos de antigamente, que inventaram muitos meios para este propósito, alguns deles horríveis e terríveis; e assim é com todos os entusiastas. Mas o próprio Deus claramente declarou quais são as qualificações daquelas almas que são (ou serão) adequadas para tornarem-se participantes dos ensinamentos divinos. E estas são mansidão, humildade, temor piedoso, reverência, submissão de alma e consciência à autoridade de Deus, com uma resolução e prontidão para toda aquela obediência que Ele requer de nós, especialmente o que é interno, no homem oculto do coração.

"Deus resiste aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes. " 1 Ped 5.5. Quaisquer que sejam os dons ou habilidades dos homens, qualquer diligência que possam usar na investigação da verdade, seja qual for o conhecimento disciplinar que possam obter por ela, o Espírito de Deus nunca instruiu nem jamais irá instruir uma alma orgulhosa e não humilhada no que é o conhecimento certo da Escritura, porque é uma revelação divina. É somente por qualificações graciosas que podemos ser capazes de "lançar fora toda a imundície e transbordamento de maldade", para "receber com mansidão a palavra enxertada, que é capaz de salvar nossas almas." Tg 1.21.

Nosso bendito Salvador nos diz que "a menos que sejamos convertidos e nos tornemos como pequenos filhos, não podemos entrar no reino dos céus", Mat 18.3. Não podemos fazer isso a menos que nos tornemos humildes, mansos, ternos, afastados de pensamentos elevados de nós mesmos , e purgados de preconceitos por afeições corruptas.


 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 28/01/2022
Alterado em 30/01/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras