Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Ao escrever e compor a Sagrada Escritura, o Espírito de Deus respeitou aos vários estados e condições da igreja. Não foi dado para o uso de uma idade ou uma geração apenas, mas para todas as gerações - um guia na fé e obediência desde o início do mundo até o fim dele. E o estado da igreja nem sempre deveria ser o mesmo, seja em luz, conhecimento ou adoração. Deus dispôs as coisas no conselho eterno de sua vontade, que seriam levadas a seu estado perfeito por vários graus de revelação divina. A revelação de sua mente nas Escrituras é subserviente e adequada para isso, Heb 1.1.

Se todas as verdades divinas tivessem sido declaradas e fixadas em um sistema de doutrinas desde o início, então o estado da igreja deveria ter sido sempre o mesmo; que seria contrário a todo o desígnio da sabedoria divina nessas coisas.

Uma proposta sistemática de doutrinas, verdades ou artigos de fé como alguns exigem, não teria respondido aos grandes fins da própria Escritura. Tudo isso pode ser considerado um benefício por isso, é que nos levaria mais facilmente a uma compreensão metódica das verdades assim propostas. Mas podemos alcançar isso, e contudo, não ser tornado nem um jota mais semelhante a Deus por isso.

O objetivo principal da Escritura é de outra natureza. É para produzir fé, temor, obediência e reverência a Deus nas mentes dos homens - para torná-los santos e justos. E para aqueles que têm várias fraquezas, tentações e inclinações ao contrário, elas devem ser evitadas e subjugadas por eles. Para isso, no final, cada verdade é tratada nas Escrituras como deve ser. Se alguém espera que a Escritura deveria ser escrita com respeito a opiniões, noções e especulações, para tornar os homens hábeis e astutos nelas, ou capazes de falar e disputar sobre todas as coisas e sobre nada, eles estão enganados. É dado a nós para tornar-nos humildes, santos e sábios nas coisas espirituais; para nos dirigir em nossos deveres; para aliviar-nos das tentações; para nos confortar em problemas; para nos fazer amar a Deus e viver para ele, em toda aquela variedade de circunstâncias, ocasiões, tentações, provações e deveres para os quais somos chamados neste mundo. Para este fim, há mais glorioso poder e eficácia em uma epístola, em um salmo, em um capítulo, do que em todos os escritos dos homens (embora também tenham seu uso). Aquele que não tem experimentado isso, é um estranho para o poder de Deus nas Escrituras. As vezes o designío e o escopo do local, às vezes as circunstâncias relacionadas, mas principalmente aquele espírito de sabedoria e santidade que se evidencia no todo, efetivamente influencia nossas mentes. Na verdade, às vezes uma passagem ocasional em uma história, uma palavra ou expressão, contribuirá mais para estimular a fé e o amor em nossas almas do que um volume de disputas eruditas. Não discute ou fascina a mente; mas ilumina, persuade e constrange a alma à fé e obediência.


 


 


 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 28/01/2022
Alterado em 30/01/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras