Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

"Derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém, o Espírito de graça e de súplicas”. (Zacarias 12.10)

 

O Espírito prometido aqui é o Espírito de Deus, "o Espírito Santo", com respeito ao fim especial para o qual ele foi prometido. E a forma de sua administração, no cumprimento da promessa, é expressa por: "Eu derramarei." A mesma palavra é usada para o mesmo propósito em Ezequiel 39.29 e Joel 2.28, como outras palavras da mesma importância são também, que interpretamos como "derramar", como em Prov 1.23; Is 32.15, 44.3, 52.15.

Duas coisas foram declaradas em outro lugar a respeito desta expressão, como aplicadas à comunicação do Espírito Santo:

(1.) O que se pretende neste, é uma dispensação abundante dele até o fim para o qual é prometido, com respeito a um grau singular e eminente em suas operações. O apóstolo expressa esta palavra, ou a realização do que é prometido nele, em Tito 3.6, "ele ricamente" ou abundantemente "derramou seu Espírito." Portanto, o que se pretende não é uma mera concessão e comunicação do Espírito, mas uma efusão abundante dele; que deve ter alguns eminentes efeitos com promessas e provas disso. Pois é absurdo falar de uma "abundante, efusão abundante", com graus acima do que foi concedido antes, e ainda não haver certas maneiras ou meios pelos quais possa ser evidenciado e demonstrado. O Espírito, portanto, é tão prometido neste versículo que produz alguns efeitos notáveis e específicos de sua comunicação.

(2.) Esta promessa é específica para os dias do evangelho; quero dizer que toda promessa é específica onde é feita menção de derramar o Espírito sobre os homens. Isso pode ser evidenciado pela consideração de cada lugar onde esta expressão é usada. Mas neste lugar, é mais inquestionável que seu efeito imediato é olhando para Cristo quando ele foi transpassado. E ainda pode ser observado que há uma comparação tácita nisso com alguma outra época ou temporada, ou algum outro ato de Deus, no qual ou pelo qual ele deu seu Espírito antes. Mas não foi dessa forma, maneira ou medida que ele agora promete concedê-lo.

Aqueles a quem ele foi prometido são "a casa de Davi e os habitantes de Jerusalém", isto é, toda a igreja, expressa como uma distribuição na família governante e no corpo do povo sob seu domínio. A família de Davi, então em poder supremo entre o povo na pessoa de Zorobabel, é expressamente mencionada por três razões:

(1.) Porque a fidelidade de Deus em suas promessas estava preocupada com a preservação daquela família da qual o Messias viria - Cristo, no governo da igreja, estava, portanto, sendo tipificado em uma especial maneira.

(2.) Porque todas as promessas de uma maneira única deveriam primeiro ser cumpridas na pessoa de Cristo, tipificada por Davi e sua casa. O Espírito, sob o Novo Testamento, devia primeiro ser derramado sobre Cristo em toda a plenitude; e depois comunicado dEle a outros.

(3.) Pode ser para denotar os dons e graças especiais que seriam comunicados àqueles que deveriam ser empregados no governo e conduta da igreja sob Ele, o rei e cabeça da igreja. E "os habitantes de Jerusalém" é uma frase que expressa toda a igreja, porque essa era a sede de todas as suas ordenanças públicas de culto. Consulte o Sl 122. Portanto, toda a igreja espiritual de Deus, todos os crentes, são o objeto desta promessa, conforme representada na "casa de Davi e os habitantes de Jerusalém".

Existem duas qualificações especiais do Espírito prometido; porque -

(1.) Ele deve ser um "Espírito de graça", hebraico chen, que o grego constantemente traduz por charis, e nós traduzimos "graça", do latim gratia. Isto é derivado do grego chanan, como é a palavra seguinte tachanuwn - súplica, que significa "ter misericórdia" ou "compaixão", para ser "gracioso". Todas as palavras pelas quais o tratamento gracioso de Deus com os pecadores são expressas em hebraico, inclui o significado de piedade, compaixão, bondade gratuita, e generosidade. E é usado de várias maneiras nas Escrituras. Às vezes é usado para a graça e o favor de Deus, porque é a fonte de todos os graciosos efeitos misericordiosos para conosco, Rom 1.7, 4.16, 5.2, 15, 20, 6.1, 11.5; 1 Cor 1.3; e em inúmeros outros lugares. E às vezes é usado para o efeito principal disto, ou o gracioso favor de Deus pelo qual ele nos aceita em Cristo, Ef 2.5; 2 Tes 1.12. Esta é a graça pela qual o apóstolo ora em nome da igreja, Rom 16.20; 1 Cor 16.23. E às vezes é aplicado em favor dos homens, e aceitação com eles, chamado de "encontrar graça" ou "favor" aos olhos de qualquer pessoa, Gn 39.4, 21; 1 Sam 2.26; Prov 3.4; Est 2.15, 17, 5.2; Luc 2.52; Atos 4.33. E às vezes pela eficácia efetiva da graça naqueles em quem ela é encontrada, Atos 14.26; 1 Cor 15.10; 2 Cor 12.9. E às vezes para nossa justificação e salvação pela graça ou favor de Deus em Cristo, João 1.17; 1 Ped 1.13; - para o próprio evangelho, como instrumento de declaração e comunicação da graça de Deus, 2 Cor 6.1; Ef 3.2; Col 1.6; Tito 2.11; - pela doação gratuita da graça e dons do Espírito, João 1.16; Ef 4.7. E tem muitos outros significados que não pertencem ao nosso propósito.

Três coisas podem ser pretendidas neste assunto da graça.

[1.] Um respeito à causa soberana de sua dispensação, que não é outra do que a mera graça de Deus. Ele pode ser chamado de "Espírito da graça", porque sua doação é um efeito da graça, sem o menor respeito a qualquer mérito daqueles a quem ele é dado. Este motivo para a denominação é declarado em Tito 3.4-7. A única causa e razão para derramar o Espírito sobre nós, em oposição às nossas próprias obras ou merecimentos, é o amor e a bondade de Deus em Jesus Cristo. É por isso que Ele pode ser justamente chamado de "Espírito da graça".

[2.] Como ele é o autor de toda graça em e para aqueles sobre quem ele é derramado. Portanto, Deus é chamado de "Deus de toda a graça", porque ele é a fonte e o autor da mesma. E foi provado em outro lugar que o Espírito Santo é a causa imediata e eficiente de toda graça em nós, tanto em geral como nas principais instâncias de regeneração e santificação; e ainda será confirmado no que segue.

[3.] O hebraico Chen é comumente utilizado para a graça ou favor que um tem por outro: "Deixe-me encontrar graça a seus olhos." E assim o Espírito também pode ser chamado de "Espírito da graça" porque aqueles sobre quem ele é derramado, têm graça e favor diante de Deus; eles são graciosos com ele, como sendo "aceitos no Amado", Ef 1.6.

O Espírito está prometido para trabalhar graça e santidade em todos a quem ele é concedido.

Ele é, assim derramado, um "Espírito de súplicas"; isto é, de oração por graça e misericórdia. A palavra é formada de chen, como a outra era - para ser gracioso ou misericordioso. E expressar nosso ato para com Deus, é oração por graça - uma súplica; e nunca é usado, exceto para expressar oração vocal, seja nas assembleias do povo de Deus ou por pessoas particulares. "Ouça a voz das minhas súplicas", é traduzido pelo apóstolo Paulo hiketeria, é usado somente neste lugar nas Escrituras. Originalmente significava um ramo de oliveira envolto em lã, que era carregado nas mãos e levantado por aqueles que eram suplicantes a outros para obter paz ou evitar seu descontentamento.

Isso pode significar apropriadamente nada além de súplicas por misericórdia e graça; nem é usado de outra forma na Escritura. Veja Jó 41.3; Prov 18.23; Dan 9.3; Jer 31.9; 2 Cr 6.21; Jer 3.21; Salmo 28.2, 6; 31.22; 116.1; 130.2; 140.6; 143.1; Dan 9.18, 23; Sl 86.6. Estes são todos os lugares, além deste, onde a palavra é usada. Em todos eles, denota depreciação do mal e súplica por graça. Portanto, essas são propriamente súplicas por graça e misericórdia, por libertação do mal. Por uma sinédoque, refere-se a todos os tipos de oração. Podemos, portanto, perguntar em que sentido o Espírito Santo de Deus é chamado de "Espírito de súplicas", ou qual é a razão para atribuir isso a ele. E ele deve ser tal, formal ou eficientemente - ou porque ele é tal espírito em si mesmo, ou ele é tal espírito para nós. Se for da maneira anterior, então ele é um Espírito que ora; e de acordo com a importação daqueles hebraísmos, ele abunda nesse dever. Um "homem perverso", Is 55.7, ou um “homem sanguinário” é um homem totalmente dado à maldade e à violência. Então, por outro lado, um "Espírito de súplicas" seria um Espírito abundante em oração para misericórdia e desvio do mal, como a palavra importa. Agora, o Espírito Santo não pode ser um Espírito de súplica dessa forma, por si mesmo ou por nós. Não, porque a imaginação de tal coisa não pode ser admitida em relação a ele, sem a maior blasfêmia. Ele também não pode fazer súplicas por nós em sua própria pessoa; para qualquer interposição no céu em nosso nome qie está totalmente confinada na Escritura para o ofício sacerdotal de Cristo e sua intercessão. Toda oração, seja oral ou interpretativa apenas, é o ato de natureza inferior àquele que recebe oração. O Espírito de Deus não tem natureza inferior àquela que é divina. Portanto, a menos que neguemos Sua divindade, não podemos supor que ele seja formalmente um Espírito de súplica. Ele o é, portanto, eficientemente com respeito a nós; e ele nos é prometido como tal. Portanto, em geral, nossa investigação é como ou em que sentido ele é um Espírito de súplica. E existem apenas duas maneiras concebíveis pelas quais isso pode ser afirmado sobre ele:

[1.] Trabalhando inclinações graciosas e disposições em nós para este dever;

[2.] Dando-nos uma habilidade graciosa para descarregá-lo da maneira devida.

Estes, portanto, devem pertencer e compreender sua eficiência como um Espírito de súplica. Ambos estão incluídos na declaração do apóstolo, "O próprio Espírito faz intercessão por nós", Rom 8.26. Aqueles que podem colocar qualquer outro sentido nesta promessa, fariam bem em expressá-la. Cada sentido consistente com a analogia de fé será admitida, para que não julguemos que as palavras são vazias de sentido e não têm nada nelas. Negar que o Espírito de Deus é um Espírito de súplica, nos e para os crentes, é rejeitar o testemunho de Deus.

[1.] Ele está assim, trabalhando inclinações graciosas e disposições em nós para este dever. Ele é aquele que prepara, dispõe e inclina os corações de crentes para exercer este dever com deleite e contentamento espiritual. E onde não é assim, nenhuma oração é aceitável a Deus. Ele não tem prazer naqueles gritos que uma mente relutante é pressionada ou forçada pelos desejos terrenos, angústia ou miséria, Tg 4.3. De nós mesmos, naturalmente, somos avessos a qualquer conversa e a ter relações com Deus, porque estamos alienados de viver para ele, pela ignorância e vaidade de nossas mentes. E há uma alienação secreta ainda trabalhando em nós de todos os deveres de comunhão imediata com ele. É ele somente quem nos trabalha para esse quadro em que oramos continuamente, como é exigido de nós. Nossos corações são mantidos prontos e preparados para este dever em todas as ocasiões e oportunidades. E entretanto, eles são agidos e dirigidos sob a conduta e influência daquelas graças que devem ser exercidas neles. Alguns chamam isso de "graça de oração" que nos é dada pelo Espírito Santo. Suponho que sim, inadequadamente, embora eu não vá discutir sobre isso. Porque oração, absolutamente e formalmente, não é uma graça particular distinta de todas as outras graças que são exercidas. Em vez disso, é a maneira pela qual devemos exercer todas as outras graças da fé, amor, deleite, temor, reverência, auto-humilhação e o como, para certos fins especiais. Não conheço nenhuma graça da oração que seja distinta do exercício dessas graças. É, portanto, uma ordenada maneira sagrada de exercer outras graças, mas não é uma graça particular em si. Apenas onde qualquer pessoa está singularmente disposta e dedicada a este dever, podemos dizer que ele é eminente na graça da oração. E eu suponho que não será negado por ninguém, que esta parte de Sua obra é pretendida na promessa. Se alguém está disposto a se distanciar de outras coisas que são atribuídas a ele - ou se eles abominam permitir-lhe parte ou interesse em nossas súplicas, de modo que possamos, em qualquer sentido, ser chamados de "orar no Espírito Santo" - ou se eles não permitirem tanto quanto a obra de sua graça sendo realizada nos crentes em virtude desta promessa - então eles conseguirão opor-se a seus outros atos a uma taxa muito cara para serem ganhadores com isso.

[2.] Ele é tal Espírito, dando a habilidade de orar, ou comunicando um dom para as mentes dos homens, que lhes permite exercer proveitosamente todas as suas graças naquele modo especial de oração, para si e para os outros. Será concedido posteriormente que pode haver um dom de oração usado onde não há graça em seu exercício, nem talvez haja alguma a ser exercida - isto é, como alguns o expressam indevidamente, "o dom da oração, onde a graça da oração está ausente." Mas, ao declarar como o Espírito é um Espírito de súplica, devemos tomar ambos em consideração. Ele nos dispõe a orar - isto é, a exercitar a graça dessa maneira especial - e ele nos permite orar. Onde essa habilidade está total e absolutamente ausente, ou onde é rejeitada ou desprezada - mesmo que ele possa agir e exercer aquelas mesmas graças que devem ser exercidas na oração, e cujo exercício dessa forma é comumente chamado de "graça da oração" - este trabalho pertence ao princípio geral da santificação, na qual ele preserva, excita e atua todas as nossas graças, e não a este trabalho especial de oração; nem é um espírito de súplica nele. Portanto, Ele é apenas um Espírito de súplica, propriamente, uma vez que comunica um dom ou habilidade para qualquer pessoa, para exercer todas as Suas graças no caminho e dever de oração. Isso é para o que ele está prometido aqui, e o que ele prometeu ser derramado para, isto é, de uma maneira abundante. Onde quer que ele seja concedido no cumprimento desta promessa, ele tanto dispõe os corações dos homens a orar, e ele os capacita a fazê-lo. Na verdade, ele comunica essa habilidade para outros em grande variedade quanto aos seus graus, e sua utilidade em seus exercícios. Mas ele faz isso por todos, na medida do necessário para suas próprias preocupações espirituais, ou para o cumprimento de seu dever para com Deus e todos os outros. Não se precisa de outra demonstração de que este é o sentido de Zac 12.10, e que é a mente do Espírito Santo nas palavras. Expressa seu significado próprio, nem pode qualquer outro sentido ser toleravelmente afixado a elas. Negar que o Espírito Santo é designado um Espírito de súplica porque ele inclina, dispõe e permite orar, aqueles a quem ele foi prometido, e a quem ele foi concedido como tal, é para usar um pouco de liberdade demais nas coisas sagradas.


 


 


 


 


 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 28/01/2022
Alterado em 30/01/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras