Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.” (Romanos 8.26)

 

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Filipenses 4.6)

 

Eu considero a oração no momento um dom e habilidade, ou uma faculdade espiritual de exercitar fé, amor, reverência, temor, deleite e outras graças, em forma de pedidos vocais, súplicas e louvores a Deus (Filipenses 4.6).

Eu afirmo que este dom e habilidade são concedidos; e em virtude disso, este trabalho é operado em nós pelo Espírito Santo, no cumprimento da promessa, clamando "Abba, Pai", naqueles que acreditam.

Nisto não vamos afirmar nada, senão o que a Escritura claramente diz diante de nós, e o que a experiência dos crentes confirma, devidamente exercida em deveres de obediência. E na questão do nosso esforço, vamos deixar isso para o julgamento de Deus e de sua igreja, sejam eles "extasiados, entusiasmados, arrebatamentos inexplicáveis", que imploramos, ou um efeito gracioso real e obra do Espírito Santo de Deus.

A primeira coisa que atribuímos ao Espírito nisso, é que ele supre e fornece a mente com a devida compreensão do assunto da oração, ou o que deveria ser pelo que oramos, tanto em geral como em todas as nossas ocasiões particulares. Sem isso eu suponho que será garantido que nenhum homem pode orar como deveria; pois como pode qualquer homem orar que não sabe pelo que orar? Onde não há uma compreensão disso, a própria natureza e ser da oração são destruídos. E nisto, o testemunho do apóstolo é expresso: Rom 8.26, "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis." É somente esta expressão que examino no momento: "não sabemos orar como convém." Geralmente, supõe-se que seja o contrário - a saber, que os homens sabem muito bem pelo que devem orar. Apenas, eles são ímpios e descuidados, e não orarão pelo que sabem que deveriam. Eu não vou dar desculpas ou justificativas pela maldade e descuido dos homens, que sem dúvida, são abomináveis. No entanto, devo cumprir a verdade afirmada pelo apóstolo, o que vou evidenciar imediatamente: a saber, que sem a ajuda especial e assistência do Espírito Santo, nenhum homem sabe pelo que orar como ele deveria.

No entanto, há outro alívio nesta questão e, portanto, não há necessidade de qualquer trabalho do Espírito Santo nisto. E seremos considerados imprudentes se atribuirmos qualquer coisa a ele de que haja uma pretensão simbólica de que pode ser de outra forma efetuada ou prevista. Há uma grande relutância em permitir que ele tenha lugar, trabalho ou ofício na religião cristã ou na prática dela! É, portanto fingido que, embora os homens não saibam o que orar por si mesmos, este defeito pode ser fornecido em uma forma prescrita de palavras, preparada propositalmente, para ensinar e limitar os homens ao que eles devem orar. Podemos, portanto, descartar o Espírito Santo e sua assistência quanto a esta preocupação de oração. Porque o assunto devido, pode ser colocado e fixado em tinta e papel, que a capacidade mais humilde não pode faltar ao seu dever nisso! Isso, portanto, é o que deve ser provado em nosso discurso seguinte: a saber, que porque é claramente afirmado que "não sabemos" por nós mesmos "o que devemos orar como deveríamos" (que julgo ser universalmente verdadeiro para todas as pessoas, aqueles que prescrevem orações, bem como aqueles para quem são prescritas), e porque o Espírito Santo nos ajuda e nos alivia nisto, podemos ou devemos renunciar e negligenciar sua assistência, e contar apenas com os suprimentos que são inventados ou usados para esse fim para o qual ele está prometido. Simplificando, a questão é se a Palavra de Deus deve ser confiável neste assunto ou não. É verdade que tudo o que devemos orar está declarado nas Escrituras; e sim, está sumariamente compreendido na Oração do Senhor. Mas uma coisa é ter o que devemos orar no livro, e outra coisa tê-lo em nossas mentes e corações - sem os quais nunca será o devido assunto de nossa oração. É a partir da "abundância do coração" que a boca deve falar neste assunto, Mt 12.34. Há, portanto, um defeito triplo em nós com respeito à questão da oração, que é fornecido pelo Espírito Santo, e isso não pode ser fornecido por qualquer outro meio. E nisso, ele é um Espírito de súplica para nós,de acordo com a promessa. Porque -

1. Não conhecemos nossos próprias necessidades (especialmente aquelas relativas ao nosso crescimento espiritual);

2. Não sabemos os suprimentos delas, que são expressos nas promessas de Deus; e,

3. Não sabemos para que fim deve ser dirigido aquilo que oramos.

Sem o conhecimento e compreensão de tudo isso, nenhum homem pode orar como ele deve; e não podemos de forma alguma conhecê-lo, exceto com a ajuda e assistência do Espírito de graça. E se essas coisas forem manifestas, será evidente como:

Primeiro. Somos capacitados a orar pelo Espírito Santo. Nossas necessidades, como devem ser objeto de oração, podem ser referidas a três cabeças. E não conhecemos nenhuma delas corretamente sobre nós mesmos, de modo a torná-las o devido assunto de nossas súplicas; e não sabemos absolutamente nada sobre algumas delas:

1. Esta primeira consiste em nossas restrições externas, pressões e dificuldades, que desejamos ser libertados de todas as outras coisas temporais em que estamos em causa. Nessas coisas, deve parecer maravilhosamente claro que para nós mesmos, sabemos pelo que orar. Mas a verdade é que qualquer que seja nosso sentido delas e nossos desejos naturais sobre elas, não sabemos como e quando , sob que condições e limitações, com que disposição de coração e espírito, com que submissão ao prazer de Deus, elas devem ser o assunto de nossas orações. Portanto, Deus chama a maioria das orações sobre esses assuntos de "uivo", e não clamar a ele com o coração, Oseias 7.14. De fato, existe uma voz da natureza clamando em sua angústia ao Deus da natureza; mas isso não é o dever evangélico da oração. E os homens muitas vezes perdem quando pensam que estão mais prontos e preparados para isso. Para conhecer nossas necessidades temporais, a fim de torná-las matéria de oração de acordo com a mente de Deus, requer mais sabedoria do que somos fornecidos por nós mesmos. Porque "Pois quem sabe o que é bom para o homem durante os poucos dias da sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? Quem pode declarar ao homem o que será depois dele debaixo do sol?" Ec 6.12. Muitas vezes, os crentes nunca ficam mais perdidos do que conhecer como orar corretamente sobre coisas temporais. Nenhum homem está com dor ou angústia, ou sob qualquer necessidade, onde a continuação seria destrutiva para o seu ser, para que ele não pudesse, de fato, fazer da libertação deles o assunto de sua oração. Então, nesse caso, ele sabe em alguma medida, ou em geral, o que ele deve orar, sem qualquer iluminação espiritual especial. No entanto, os homens não podem compreender por si mesmos as circunstâncias dessas coisas, e em que respeito elas representam a glória de Deus, e para o fim supremo ou bem mais elevado das pessoas envolvidas. E isso é com relação a essas coisas somente que a questão da oração pode ser feita aceitável a Deus em Cristo. Eles precisam de um interesse na promessa feita à igreja, que "todos eles serão ensinados por Deus." E isso é muito mais naquelas coisas que pertencem apenas às conveniências desta vida - das quais nenhum homem, de si mesmo sabe o que é bom para ele ou útil para ele.

2. Temos necessidades internas que são discernidas à luz de uma consciência natural: tal é a culpa do pecado de que a consciência nos acusa - pecados contra a luz natural e a clara letra da lei. Nós sabemos algo sobre estas coisas sem qualquer ajuda especial do Espírito Santo, Rom 2.14,15; e desejos para libertação são inseparáveis delas. Mas podemos observar duas coisas:

(1.) Que o conhecimento que temos disso, de nós mesmos, é tão escuro e confuso que não somos de forma alguma capazes de gerenciar corretamente nossos desejos em oração a Deus. Uma consciência natural, despertada e excitada por aflições ou outras visitas providenciais, se revelarão em severos reflexos de culpa sobre a alma. Mas até que o Espírito nos convença do pecado, todas as coisas estão em tal desordem e confusão na mente, que ninguém sabe como fazer seu discurso a Deus sobre isso da maneira devida. É necessário mais para tratar corretamente com Deus sobre a culpa do pecado, do que um mero senso dele. Homens podem proceder sob aquela única conduta e orientação, assim como os pagãos faziam ao lidar com seus supostos deuses, sem o devido respeito pela propiciação feita pelo sangue de Cristo. Na verdade, a oração sobre a culpa do pecado, discernida na luz de uma consciência natural, é apenas uma "abominação". Além disso,

(2.) Todos nós sabemos quão pequena parte da preocupação dos crentes reside naquelas coisas que estão sob a luz e determinação de uma consciência natural; porque -

3. As coisas sobre as quais os crentes fazem e devem principalmente abordar e tratar com Deus em suas súplicas, estão as estruturas e disposições espirituais internas de suas almas, com as ações da graça e do pecado nelas. Sobre isso, Davi não ficou satisfeito com a confissão de seus pecados originais e todos os pecados atuais conhecidos, Sl 51.1-5; nem com o reconhecimento de que "ninguém conhece as suas andanças", é por isso que ele deseja a limpeza de "pecados desconhecidos", Salmos 19.12. Além disso, ele implora a Deus que realize a busca interior de seu coração, para descobrir o que estava errado nele, Salmo 139.23,24, sabendo que Deus requeria principalmente "verdade nas partes internas", Salmo 51.6. Esse é o trabalho de santificação realizado em todo o espírito e alma, 1 Tes 5.23. A santificação interior de todas as nossas faculdades é o que desejamos e pelo que oramos. Suprimentos de graça de Deus para este propósito, com um senso de poder, culpa, violência e engano do pecado em seus atos internos na mente e nas afeições, com outras inumeráveis coisas pertencentes a isto, constituem a questão principal da oração, pois é formalmente uma súplica. Adicione a isso que tudo em que temos relações com Deus na fé e amor, pertence à oração; isso é amplamente entendido como todo o dever da oração. Da mesma forma, estão incluídos neste dever o reconhecimento de todo o mistério de sua sabedoria, graça e amor em Cristo Jesus, junto com todos os frutos, efeitos, e os benefícios que recebemos dele; todos os trabalhos e ações de nossas almas para ele, junto com suas faculdades e afeições; em resumo, tudo e cada concepção de nossas mentes em que nosso acesso espiritual ao trono de graça consiste, ou pertence a ela, junto com todas as ocasiões e emergências da vida espiritual. Poucos são tão ignorantes ou profanos a ponto de afirmar que podemos ter tal conhecimento dessas coisas para gerenciá-las de forma aceitável em nossas súplicas, sem a graça da iluminação espiritual do Espírito Santo. Alguns, eu confesso, parecem ser estranhos a essas coisas - mas isso os torna de nem menos peso ou momento. Por isso, acontece que as orações dos crentes sobre essas coisas, especialmente suas confissões de que sentido eles têm do poder e da culpa de atos interiores de pecado, foram extremamente difamados e reprovados por alguns. A partir de sua ignorância, eles não podem compreender tais coisas; por orgulho, aumentado pela sensualidade da vida, eles as desprezam.

Segundo. A questão da oração pode ser considerada com relação às promessas de Deus. Essas são a medida da oração, e contêm o assunto dela. Nós devemos orar pelo que Deus prometeu, por tudo o que ele prometeu, e nenhum outro. Pois "as coisas secretas pertencem ao Senhor nosso Deus" somente. Mas a declaração de sua vontade e graça pertencem a nós, e é nossa regra. Deut 29.29. Portanto, nada há que realmente façamos ou possamos precisar, que Deus não tenha prometido fornecer, de forma e com limitações que possam torná-lo bom e útil para nós. E não há nada que Deus tenha prometido que não passemos por necessidade de, ou que de uma forma ou de outra não estamos preocupados como membros do corpo místico de Cristo. Portanto, "não sabemos o que devemos orar como devemos", a menos que saibamos ou entendamos a bondade, graça e misericórdia, que é preparada e proposta nas promessas de Deus. Pois como poderíamos, visto que devemos orar por tudo o que Deus prometeu, e por nada exceto o que Deus prometeu, e como ele prometeu? A pergunta que resta, portanto, é se nós de nós mesmos, sem a assistência especial do Espírito Santo, entendemos essas coisas ou não. O apóstolo nos diz que as "coisas de Deus", as coisas espirituais. "ninguém sabe, exceto o Espírito de Deus", e devemos receber o Espírito de Deus para "conhecer as coisas que são dadas gratuitamente a nós por Deus", 1 Cor 2.11,12. Estas são a graça, misericórdia, amor, e gentileza das promessas, 2 Cor 7.1. Dizer isso de nós mesmos, podemos perceber e compreender essas coisas, sem a especial assistência do Espírito Santo, é destruir todo o evangelho e a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, como demonstrado em outro lugar. Mas pode e será dito: "Há mais agitação do que o necessário neste assunto. Deus ajude os pobres pecadores, se tudo isso for necessário para suas orações! Certamente os homens podem orar a uma taxa mais barata e com muito menos problemas, ou então poucos continuarão algum tempo nesse dever." Porque alguns não veem necessidade de compreender assim a graça e misericórdia que está nas promessas, quanto à oração, e supõem que os homens saibam bem o suficiente para orar sem Ele. Mas quem fala assim, não sabe o que é orar, nem é disposto a aprender, ao que parece. Pois devemos orar com fé , Rom 10.14; e a fé respeita às promessas de Deus, Heb 4.1, Rom 4. Portanto, se não compreendermos o que Deus prometeu, não podemos orar de forma alguma. É maravilhoso que pensamentos tais pessoas têm de Deus e de si mesmas, que sem a devida compreensão de suas próprias necessidades, e sem uma compreensão das promessas de Deus, nas quais todos seus suprimentos são armazenados, "fazem suas orações", como eles chamam, continuamente. E na verdade, na pobreza, ou melhor, na miséria de ajudas planejadas para a oração, isso não tem o menor efeito pernicioso ou consequente: que eles impedem os homens de procurar as promessas de Deus, pelas quais eles podem saber o que orar. Deixe o assunto da oração ser tão prescrito aos homens que eles nunca precisem pesquisar seus próprios corações, ou as promessas de Deus sobre isso, e todo este trabalho é despachado dessa maneira. A alma está devidamente preparada para este dever apenas quando compreende a sua própria condição, os suprimentos de graça fornecidos nas promessas, a adequação dos suprimentos para suas necessidades e os meios de transporte para nós por Jesus Cristo. Será imediatamente declarado que temos tudo isso pelo Espírito, e não de outra forma.

Terceiro. Quanto à questão da oração, junto o fim que almejamos nas coisas que oramos, e às quais as direcionamos. E nisso, também, estamos perdidos em nós mesmos. Os homens podem perder todos os benefícios de suas orações ao propor fins indevidos para si mesmos nas coisas pelas quais oram. Nosso Salvador diz: "Peça e você receberá." Mas o apóstolo Tiago afirma de alguns, Tg 4.3, "Você pede, e não recebe, porque você pede errado, para que possa consumi-lo em seus prazeres." Orar por nada, e não orar expressamente pelo fim que Deus designou é pedir mal, e sem propósito. No entanto, qualquer que seja a confiança que possamos ter em nossa própria sabedoria e integridade, se formos deixados por nós mesmos, sem a especial orientação do Espírito de Deus, nossos objetivos nunca serão adequados à vontade de Deus.

Existem inúmeras maneiras e meios pelos quais podemos e falhamos desta forma, quando não estamos sob a conduta real do Espírito de Deus - isto é, quando nossas próprias afeições naturais e distorcidas se misturam em nossas súplicas. Não há nada tão excelente em si mesmo, tão útil para nós, tão aceitável a Deus, em matéria de oração, para que não seja viciado e corrompido, e a própria oração tornar-se vã, por aplicá-la a fins falsos ou errados.


 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 28/01/2022
Alterado em 30/01/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras