Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Há duas coisas que pertencem ao dever da mente nesse ofício especial que tem e sobre a obediência que Deus exige:

1. Manter a si mesma e toda a alma em tal quadro e postura, que possa torná-la pronta para todos os deveres de obediência, e atenta contra todas as tentações para a concepção do pecado.

2. Em particular, atender a todas as ações particulares, que sejam executadas conforme Deus exige, para a matéria, a maneira, o tempo e a ocasião, agradavelmente à Sua vontade; como também para evitar todas as propostas específicas de pecado em coisas proibidas.

Nestas duas coisas consiste todo o dever da mente de um crente; e, de ambas, o pecado interior se esforça para desviá-la. 1. A primeira delas é o dever da mente em referência ao quadro geral e curso de toda a alma; e aqui duas coisas podem ser consideradas. Que é fundada em uma consideração justa e constante,

(1.) De nós mesmos, do pecado e da sua vileza.

(2) De Deus, da sua graça e da sua bondade; que trabalham, tentando livrá-lo.

2. Atender a esses deveres adequados para evitar o trabalho da lei do pecado de maneira especial.

(1.) Ele tenta extrair isso de uma devida consideração, apreensão e sensibilidade de sua própria vileza, e o perigo com o qual é atendido. Isto, em primeiro lugar, deve ser instado. Uma consideração devida e constante ao pecado, em sua natureza, em todas as suas circunstâncias agravantes, em seu fim e tendência, especialmente como representado no sangue e na cruz de Cristo, deve sempre permanecer conosco: Jeremias 2:19: "Sabe, pois, e vê, que má e amarga coisa é o teres deixado o Senhor teu Deus, e o não haver em ti o temor de mim, diz o Senhor Deus dos exércitos." Todo pecado é um abandono do Senhor nosso Deus. Se o coração não sabe, se não considerar, que é uma coisa má e amarga, o mal em si mesmo, amargo em seus efeitos, frutos e eventos, nunca será protegido contra isso. Além disso, esse quadro de coração que é mais aceito com Deus em qualquer pecador é o quadro humilde, contrito e abatido de si mesmo: Isaías 57:15: "Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos." Veja também Lucas 18:13, 14. Isso adorna um pecador; nenhuma roupa fica tão decentemente sobre ele. "Seja revestido de humildade", diz o apóstolo, 1 Pedro 5: 5. É o que nos torna, e é o único quadro seguro. Aquele que anda com humildade anda com segurança. Este é o desígnio do conselho de 1 Pedro 1:17, "E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação." Não é uma escravidão, um temor servil, inquietante e desconcertante da alma, mas o temor que pode manter os homens constantemente invocando o Pai, com referência ao julgamento final, para que possam ser preservados do pecado, em face de tão grande perigo, que ele aconselha: "E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação." Este é o quadro humilde da alma E como isso é obtido? Como isso é preservado? Não é senão por uma constante e profunda apreensão do mal, da vileza e do perigo do pecado. Então, foi forjado, então foi mantido, no publicano aprovado. "Deus seja misericordioso", diz ele, "para mim um pecador". "O sentido do pecado o manteve humilde, e a humildade deu lugar ao seu acesso ao testemunho do perdão do pecado. E este é o grande preservador pela graça para evitar o pecado, como temos um exemplo no caso de José, Gênesis 39:9. Sobre a urgência de sua grande tentação, ele recua imediatamente nesta estrutura de espírito. "Como", diz ele, "posso fazer isso e pecar contra Deus?" Uma sensação constante do mal do pecado lhe dá tal preservação. Temer o pecado é temer ao Senhor; assim, o homem santo nos diz que eles são os mesmos: Jó 28:28: "O temor ao Senhor, isto é sabedoria, e afastar-se do mal, isto é entendimento." Isto, portanto, em primeiro lugar, em geral, a lei do pecado manifesta o seu engano, a saber, ao desenhar a mente nesta moldura, que é o forte da defesa e da segurança da alma. Trabalha para desviar a mente de uma devida apreensão da vileza, abominação e perigo de pecado. Insinua secreta e insensivelmente diminui, desculpando, pensamentos pecaminosos; para estar familiarizado com isso em seus pensamentos tanto quanto deveria. E, se, após o coração de um homem, através da Palavra, do Espírito e da graça de Cristo, ter sido feito profundamente sensível ao pecado, sua mente é menos atraída pelo engano do pecado.

Silvio Dutra
Enviado por Silvio Dutra em 08/03/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras