Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

... Santificação aos Cristãos 122

Quando a graça está atuando em nós, ela sempre é invencível, mas por vezes, Deus permite que sejamos vencidos pela lei do pecado, para que aprendamos que é somente pela atuação da Sua graça que podemos vencer o pecado, de modo a Lhe darmos glória e graças.

Mas, aqui reside a dificuldade - na oposição emaranhada que é feita pela rebelião desta "lei do pecado", pois a mente também está sujeita a uma intromissão da lei do pecado, e se o crente não estiver confirmado na graça, ou devidamente vigilante contra o mover enganoso do pecado, de Satanás, e toda a sorte de tentações que podem ser despertadas, tanto interiormente quanto exteriormente;, está sujeito à condição citada pelo apóstolo de fazer aquilo que não aprova.

Às vezes, a lei do pecado propõe diversões, às vezes causa cansaço, às vezes levanta dificuldades, às vezes agita afetos contrários, às vezes engendra preconceitos, e de uma forma ou outra enreda a alma; de modo que a graça nem sempre tenha um sucesso absoluto e completo em qualquer dever, a partir dessa oposição e resistência que é feita pela lei do pecado.

"Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo." v. 18

 

Evidentemente, a vitória da graça será obtida por esforço, diligência, exercício constante em crescimento no conhecimento de Cristo, e confirmação do crente na fé e na Palavra, não sendo tão sujeito a fracassos, conforme se viu no exemplo dos apóstolos, inclusive de Paulo, onde afirma na carta aos Romanos, a vitória da graça sobre a lei do pecado e da morte, pela lei do Espírito e da vida em Cristo.

No entanto, vemos com que falhas, sim falhas, sua busca deste curso é atendida. O quadro do coração é alterado, o coração é roubado, as afeições enredadas, as erupções de incredulidade e as paixões destemperadas descobertas, a sabedoria carnal, com todas as suas atuações está no trabalho; tudo contrário ao princípio geral e ao propósito da alma.

 

Tudo isso é da rebelião desta lei do pecado, agitando e provocando o coração para a desobediência. Então o apóstolo diz:

"Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer". [Gálatas 5: 17]

Não podemos realizar o desígnio de caminhar de perto, de acordo com a lei da graça, por causa da contrariedade e rebelião desta lei do pecado.

A lei do pecado luta contra a lei da mente e da graça, a qual é a segunda parte de sua guerra:

"Elas (as cobiças) lutam, ou guerreiam", "contra a alma;"

"Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma", [1 Pedro 2:11]

"Elas lutam, ou guerreiam", "em seus membros".

"De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne"? [Tiago 4: 1]

Pedro mostra ao que elas se opõem e lutam contra, ou seja, a "alma" e a lei da graça nela;

Tiago, com o que elas lutam - com os "membros" ou a corrupção que está em nossos corpos mortais.

Assim, estaríamos perdidos se não fosse pela obra que Jesus realizou em nosso favor, com vistas à nossa salvação e reconciliação com Deus, apesar de nosso presente estado, de ainda estarmos sujeitos à ação do pecado, contra o qual devemos lutar até o dia da nossa morte.

 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 08/03/2022
Alterado em 19/03/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras