Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Há duas maneiras, entre outras, de que a lei do pecado se esforça enganosamente para tirar a mente desse dever e quadro em que se encontra:

[1.] Faz isso por um horrível abuso da graça do evangelho. Há no evangelho um remédio para todo o mal do pecado, a imundície, a culpa, com todos os seus consequentes perigos. É a doutrina da libertação das almas dos homens do pecado e da morte, uma descoberta da graciosa vontade de Deus perante os pecadores por Jesus Cristo. O que, agora, é a tendência genuína desta doutrina, desta descoberta da graça; e como devemos usá-la? Isto o apóstolo declara em Tito 2:11, 12: "Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente." Portanto, a santidade universal é chamada de "comportamento segundo o evangelho", Filipenses 1:27. Torna-se, como aquilo que é responsável ao fim, o objetivo e o desígnio, como é o que exige, e para o qual deve ser melhorado. E, consequentemente, produz esse efeito onde a Palavra é recebida e preservada em uma luz salvadora, Romanos 12: 2; Efésios 4: 20-24. Mas, aqui, o engano do pecado se interpõe: faz separação entre a doutrina da graça e o uso e fim dela. Ele permanece sobre suas noções, e intercepta suas influências em sua aplicação adequada. Da doutrina do perdão assegurado do pecado, insinua a independência do pecado. Deus em Cristo faz a proposição, e Satanás e o pecado fazem a conclusão. Para isso, o engano do pecado pode invocar a sua independência, da graça de Deus, por meio da qual é perdoado, o apóstolo declara em sua repreensão e abominação de tal insinuação: Romanos 6: 1,2: "Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? De modo nenhum." "Os corações enganosos dos homens", diz ele, "são capazes de fazer essa conclusão, mas longe de nós que devamos dar qualquer entretenimento a ela". Mas ainda assim, alguns, evidentemente, melhoraram esse engano para a sua própria ruína eterna, o epístola de Judas declara: Versículo 4, "Homens ímpios, transformando a graça de Deus em lascívia". E nós tivemos casos terríveis disso nos dias da tentação em que vivemos. De fato, em oposição a esse engano, há grande parte da sabedoria da fé e do poder da graça do evangelho. Quando a mente está totalmente possuída e moldada habitual e firmemente, o molde da noção e doutrina da verdade do evangelho sobre o perdão completo e gratuito de todos os pecados no sangue de Cristo, então, poder manter o coração sempre em uma sensação profunda e humilde de pecado, e autoaborrecimento ao mesmo, é um grande efeito da sabedoria e da graça do evangelho. Este é o julgamento e a pedra de toque da luz do evangelho: Se mantiver o coração sensível ao pecado, humilde e quebrantado em relação a isto, é divino, do alto, do Espírito da graça. Se secretamente e insensivelmente deixa os homens soltos e superficiais em seus pensamentos sobre o pecado, é adúltero, egoísta, falso. Assim, acontece que, às vezes, vemos homens caminhando em uma escravidão de espírito todos os dias, baixos em sua luz, com suas apreensões confusas sobre a graça; de modo que é difícil discernir a qual aliança em seus princípios eles pertencem, - se eles estão sob a lei ou sob a graça; ainda que andem com um temor mais consciencioso de pecar do que muitos que são avançados em mais graus de luz e conhecimento do que eles; - não que a luz salvadora do evangelho não seja o único princípio de produzir a santidade e a obediência; mas que, através do engano do pecado, é abusado excessivamente a ponto de levar a alma a tolerar múltiplas negligências dos deveres e retirar a mente de uma devida consideração da natureza e do perigo do pecado. E isso é feito de várias maneiras:

1º. A alma, tendo necessidade frequente de alívio pela graça do evangelho contra um sentimento de culpa do pecado e acusação da lei, tende a ir longe em desconsiderar o pecado pela afirmação de estar sob a graça. Tendo encontrado um bom remédio para as feridas e, como teve experiência em sua eficácia para curá-las superficialmente, e ligeiramente, então, em vez de curar de fato as feridas, acostuma-se a um pouco menos de seriedade, um pouco menos de diligência ao mesmo tempo que assume ter a segurança do perdão divino, e isso tende a tirar a mente de sua constante e universal vigilância contra o pecado. Aquele cuja luz fez o seu caminho de acesso simples para a obtenção do perdão, se ele não estiver muito atento, ele é muito mais apto a se tornar excessivamente formal e descuidado em sua obra do que aquele que, por causa das névoas e da escuridão, luta para encontrar o caminho certo para o trono da graça; como um homem que muitas vezes percorreu uma estrada passa sem consideração ou inquérito, mas aquele que é estranho, observa todos os desvios e atalhos, perguntando a todos os passantes sobre o caminho certo para se assegurar em sua jornada. O engano do pecado tira proveito da doutrina da graça por muitos caminhos e meios para estender os limites da liberdade da alma além do que Deus lhe atribuiu. Alguns nunca foram livres de um quadro legal e de escravidão até serem trazidos para os limites da sensualidade, e alguns até as profundezas. Com que frequência o pecado implora: "Este rigor, essa exatidão, essa solicitude não é necessária ser evitada, o evangelho é contra tais coisas! Você viveria como se não houvesse necessidade do evangelho?", “Como se o perdão do pecado fosse para nenhum propósito?" Mas, quanto a essas súplicas do pecado da graça do evangelho, teremos ocasião de falar mais adiante em particular.

 

Silvio Dutra
Enviado por Silvio Dutra em 08/03/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras