Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

O primeiro e principal assento da sensibilidade do pecado está nas afeições. Como estes na juventude natural são grandes, também estão espiritualmente na juventude espiritual: Jeremias 2: 2, "Lembro-me da bondade da sua juventude, do amor da sua amizade". Além disso, essas pessoas são recém-descobertas de suas convicções, em que foram cortadas no coração. Tudo o que toca uma ferida é sentido; então, a culpa do pecado antes da ferida dada por convicção ser completamente curada. Mas agora, quando as afeições começam a decair naturalmente, eles começam a decair também quanto a suas atuações sensíveis e movimentos nas coisas espirituais. Embora eles melhorem na graça, ainda assim podem decair no sentimento. Pelo menos, o sentimento espiritual não está radicalmente neles, mas apenas por meio de comunicação. Agora, nestas decadências, se a alma não se preocupa em consertar um profundo senso de pecado na mente e no julgamento, perpetuamente afetando o coração e as afeições, ela irá decair.

E aqui o engano da lei do pecado interpõe-se. Ela produz uma sensação de pecado para decair nas afeições e desvia a mente de uma consideração devida, constante e fixa. Podemos considerar isso um pouco em pessoas que nunca progridem nos modos de Deus além da convicção. Quão sensíveis ao pecado serão por uma temporada. Como eles vão chorar sob um sentimento de culpa! Como eles resolverão cordialmente contra isso! As afeições são vigorosas e, por assim dizer, dominam suas almas. Mas eles são como uma erva que florescerá por um dia ou dois com rega, embora não tenha raiz: porque, um tempo depois, vemos que esses homens, quanto mais experimentaram o pecado, menos têm medo disso, como o sábio intima, Eclesiastes 8:11; e, finalmente, eles são os maiores desprezadores do pecado no mundo. Não há pecador como aquele que pecou em suas convicções de pecado. Qual é o motivo disso? O sentimento do pecado estava em suas convicções, fixado em suas afeições. À medida que decaíam, eles não se importaram em tê-lo profundamente e graciosamente fixado em suas mentes. Com isso, o engano do pecado, os privou e arruinou suas almas. Em certa medida, é assim com os crentes. Se, à medida que a sensibilidade das afeições se desintegra, se, à medida que se tornam pesadas e obtusas, a grande sabedoria e graça não é usada para consertar a sensação de pecado na mente e no julgamento, o que pode provocar, excitar, animar e provocar as afeições todos os dias, e resultarão grandes decadências. Na primeira tristeza, o problema, o sofrimento, o medo, afetaram a mente e não lhe dariam descanso. Se, depois, a mente não afetar o coração com tristeza, o todo será expulso, e a alma corre o risco de ser endurecida. E estes são alguns dos caminhos pelos quais o engano do pecado desvia a mente da primeira parte de seu quadro de preservação segura, ou a tira da sua vigilância constante contra o pecado e todos os efeitos dele.

 

(2). A segunda parte deste dever geral da mente é manter a alma em constante e santa consideração de Deus e sua graça. Isso, evidentemente, está na obediência do evangelho. O caminho pelo qual o pecado tira a mente desta parte do seu dever é aberto e conhecido o suficiente, embora não seja suficientemente observado. Agora, as Escrituras em todos os lugares declaram serem as mentes dos homens preenchidas com coisas terrenas. Isto se coloca em oposição direta àquele quadro celestial da mente que é a fonte da obediência do evangelho: Colossenses 3: 2: "Defina seu afeto sobre as coisas acima, e não sobre as coisas na terra"; ou defina suas mentes. Como se ele tivesse dito: "Em ambos os lados, você não pode ser configurado ou corrigido, de modo a ter principalmente a mente em ambos". E as afeições a um e ao outro, que decorrem desses diferentes princípios de atenção para um e para o outro, são opostas, como diretamente inconsistentes: 1 João 2:15: "Não ameis o mundo, nem as coisas que estão no mundo . Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." E agir de acordo com um curso adequado a essas afeições também é proposto como contrário: "Vocês não podem servir a Deus e a Mamom." Estes são dois mestres que nenhum homem pode servir ao mesmo tempo para satisfação de ambos. Toda mente desordenada, então, das coisas terrenas se opõe a esse quadro em que nossas mentes devem ser consertadas em Deus e sua graça em um curso de obediência evangélica. Vários modos existem para que o engano do pecado desenhe a mente neste particular; mas o principal deles é pressionando essas coisas na mente sob a noção de coisas legais e, talvez seja, necessário. Então, todos aqueles que se desculpam na parábola de entrar na festa de casamento do evangelho, fizeram isso por causa de serem engajados em seus chamados legais, - um sobre sua fazenda, outro, seus bois - os meios pelos quais ele arou neste mundo. Por esse argumento, as mentes dos homens foram retiradas desse quadro espiritual que é necessário para nossa caminhada com Deus; e as regras de não amar o mundo, ou usá-lo como se não o usássemos, são negligenciadas. Que sabedoria, que vigilância, que julgamento frequente e exame de nós mesmos, para manter nossos corações e mentes em um quadro celestial, no uso e na busca de coisas terrenas, não é meu negócio atual declarar. Isto é evidente, que o motivo pelo qual o engano do pecado se desenha e afasta a mente nessa matéria é a pretensão da legalidade de coisas sobre as quais ela faria exercício próprio; contra o qual muito poucos são armados com suficiente diligência, sabedoria e habilidade. E esta é a primeira e mais geral tentativa que o pecado interior faz sobre a alma por engano, tira a mente de uma atenção diligente para o seu curso em um devido sentido do mal do pecado e de uma devida e constante consideração de Deus e sua graça.

Silvio Dutra
Enviado por Silvio Dutra em 08/03/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras