Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

(2.) Se algum pecado for prevalecente na alma, ele a enfraquecerá, e tira-la-á desse engajamento para Deus; ele criará uma tergiversação para ela, uma superficialidade nela. Agora, quando isso for observado, despertará uma alma graciosa. Como uma lesão espontânea, ou um cansaço sem causa e indisposição do corpo, é encarado como o sinal de uma febre que se aproxima ou de uma intempérie perigosa, o que leva os homens a usar uma prevenção vigorosa, para que não sejam vencidos por ela, então dá-se o mesmo neste caso. Quando a alma de um crente encontra em si mesma uma indisposição para fazer compromissos fervorosos e sinceros de santidade para com Deus, sabe que há algum distúrbio prevalecente nela, encontra o lugar e se estabelece contra ele. (3.) Embora a alma possa, assim, se envolver constantemente com Deus, é certo que o pecado pode crescer sem uma prevalência ruinosa. Sim, é uma conquista sobre o pecado, uma conquista muito considerável, quando a alma completa e claramente, sem qualquer reserva secreta, saia com alacridade e resolução em tal engajamento; como no Salmo 18:23. (“Também fui irrepreensível diante dele, e me guardei da iniquidade.”) E pode, em tal sucesso, triunfar na graça de Deus, e ter uma boa esperança, por meio da fé, que terá uma conquista final, e o que ela resolver será feito; se decretou uma coisa, ela será estabelecida. E isso tende à decepção, sim, à ruína da lei do pecado.

(4.) Se o coração não for enganado pela hipocrisia amaldiçoada, esse compromisso com Deus o influenciará grandemente para uma diligência e vigilância peculiares contra todo pecado. Não há maior evidência de hipocrisia do que ter o coração como a mulher, em Provérbios 7:14, para dizer: "Eu paguei meus votos", e agora eu posso me entregar ao meu pecado"; ou ser negligente sobre o pecado, por estar satisfeito de ter orado contra ele, sem tê-lo vencido de fato. É de outra forma com uma alma graciosa. Sentido e consciência dos compromissos contra o pecado feitos a Deus, tornam-na vigilante contra todos os seus movimentos e operações. Sobre estas e outras contas, a fé neste dever opera peculiarmente para o enfraquecimento do poder e à interrupção do progresso da lei do pecado. Se a mente for diligente em seu controle e guarda para preservar a alma da eficácia do pecado, atenderá atentamente a esse dever e ao seu devido desempenho, que é de tão singular vantagem para este fim e propósito. Aqui, portanto,

(2) O pecado coloca seu engano em sua própria defesa. Ele trabalha para desviar e tirar a mente de atender a esses e outros deveres semelhantes. E há, entre outros, três formas e meios, pelos quais ele tenta a realização de seu desígnio:

[1.] Aproveita seu cansaço para a carne. Há uma aversão, como foi declarada, na lei do pecado a toda a comunhão imediata com Deus. Agora, esse dever é tal que não há nada que o acompanhe, pelo que a parte carnal da alma pode ser gratificada ou satisfeita, como pode haver algo dessa natureza na maioria dos deveres públicos, na maioria dos casos que um homem pode fazer além dos atos puros de fé e amor, para uma exibição hipócrita e pecaminosa em seus motivos. Nenhum alívio ou vantagem, então, entrando por ele, senão o que é puramente espiritual, torna-se cansativo, pesado para a carne e o sangue. É como viajar sozinho sem companheiro ou diversão, o que faz o caminho parecer longo, mas traz o passageiro com maior velocidade para o fim de sua jornada. Assim, nosso Salvador declara, quando, esperando que seus discípulos, de acordo com seu dever e angústia presente, tivessem estado envolvidos nesta obra, ele os encontrou profundamente adormecidos: Mateus 26:41: "O espírito”, diz ele, "está realmente disposto, mas a carne é fraca."; e dessa fraqueza crescem sua indisposição e cansaço de seu dever. Então Deus se queixa de seu povo: Isaías 43:22: "Tens te cansado de mim". E pode chegar ao longo da altura mencionada, Malaquias 1:13: "Dizeis também: Eis aqui, que canseira!" Os judeus supõem que isso era o idioma dos homens quando eles trouxeram suas ofertas ou sacrifícios sobre seus ombros, e se fingiram cansados, e trouxeram apenas os dilacerados, os coxos e os doentes. Mas esse dever é muitas vezes para a carne. E disso, o engano do pecado faz uso para inclinar o coração por graus insensíveis de um atendimento constante a ele. Ele coloca o alívio da carne fraca e cansada. Há uma conformidade entre a carne espiritual e a carne natural neste assunto, - eles se ajudam uns aos outros; e a aversão a este dever é o efeito de sua conformidade. Então isso estava na esposa em Cantares 5: 2, 8. Ela estava dormindo, em sua condição espiritual, e justifica sua incapacidade natural de despertar-se desse estado. Se a mente não for diligentemente vigilante para prevenir essas insinuações, - se não reside constantemente nas considerações que evidenciam a presença deste dever como indispensável, - se não agitar o princípio da graça no coração para manter seu governo e soberania, - será desviada; que é o efeito pretendido pela lei do pecado.

Silvio Dutra
Enviado por Silvio Dutra em 08/03/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras