Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

... Santificação aos Cristãos 127

 

Deus não olha para quais deveres nós executamos quanto à quantidade, ou meramente quanto à sua natureza, mas se fazemos com a intenção de espírito que Ele exige.

É um sinal de graça ter "o espírito de poder, de amor e de moderação".

Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. 2 Timóteo 1: 7

Uma mente estável, sólida e resolvida nas coisas de Deus que não é movida facilmente, desviada, mudada; uma mente que não é capaz de ouvir raciocínios corruptos, insinuações vãs, ou pretensões de tirá-la de seu dever; isto é o que o apóstolo exorta os crentes a buscarem.

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão". 1 Coríntios 15: 58

 

A firmeza de nossas mentes cumprindo seu dever é a causa de toda nossa inamovibilidade e fecundidade na obediência; e assim Pedro nos diz que aqueles que, por algum meio são levados ou seduzidos, "caem da própria firmeza".

"Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza";  2 Pe 3:17
 

A grande culpa que é colocada sobre os rebeldes é que eles não são firmes.

"Porque o coração deles não era firme para com ele, nem foram fiéis à sua aliança". Sl 78:37

Pois, se a alma estiver segura, a menos que a mente seja retirada do seu dever, a solidez e firmeza da mente é seu grande conservador.

Esta mente sólida e firme deve ser assim, conforme a Palavra de Deus que a renova progressivamente em graus cada vez maiores, pela aplicação do Espírito Santo.

Antes de tudo, para se obter uma mente como esta, é necessário ter grande apreço, estudo e obediência à Palavra, por uma aplicação sincera, em exercícios da mente em rejeitar o que é vil e profano, e escolher o que é precioso e santo.

O valor que Deus dá à Sua Palavra é tão grande, que nossas transgressões da mesma não são motivo para que Ele nos rejeite, a menos que desprezemos e rejeitemos a Palavra.

Se houver este amor à Palavra e temor do Senhor através da mesma, sempre haverá esperança para o nosso caso, mesmo se viermos a pecar, porque pela confissão e arrependimento que é segundo a fé em Jesus podemos ser restaurados à comunhão, que havia sido quebrada por causa do pecado.

 

Adquiramos pela fé esta mente renovada, que considera um só versículo da Palavra muito mais precioso do que toneladas de ouro, pois a aparência deste mundo está passando, mas a Palavra do Senhor permanecerá para sempre, e somente ela pode nos dar verdadeiro contentamento, abrigo e fortaleza.

Ninguém se iluda pensando que por ser o diabo o príncipe deste mundo tenebroso, em que a maioria das pessoas sempre preferiram estar sob seu governo do que sob o de Deus, que seja Satanás quem tem o domínio sobre o mundo inteiro e sobre todas as coisas.

Não, de modo nenhum. Ele mesmo está sob o domínio de Deus, e já condenado por Ele a  um juízo eterno de fogo juntamente com todos estes que o seguem.

 

O fato de Jesus ter dito que o Seu Reino não é deste mundo, não significa que Ele não dirija tudo, inclusive dando permissão a Satanás para colocar em posição de governo sobre as nações, aqueles que ele tem escolhido, e que no fim acabam por realizar o plano eterno de Deus na criação, especialmente das novas criaturas.

Foi o Senhor mesmo que colocou faraó no trono do Egito, nos dias de Moisés para se gloriar sobre ele com Seu poder.

Assim, Ele o faz com todos os demais maus governantes que levantam seu calcanhar contra Ele, pois lhes permite o domínio na terra por um breve tempo por Ele determinado, para dissolvê-los depois como pó. 

 

 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 08/03/2022
Alterado em 06/04/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras