Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

... Santificação aos Cristãos 131

REQUISITOS PARA A AMIZADE COM DEUS

Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo"? Amós 3: 3
Na passagem diante de nós, o Profeta Amós transmitiu esta mensagem de Deus a todos os filhos de Israel:

"De todas as famílias da terra, somente a vós outros vos escolhi; portanto, eu vos punirei por todas as vossas iniquidades. Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo"? Amós 3: 2 ,3
"A vós vos tenho conhecido de todas as famílias da terra; por isso vos castigarei por todas as vossas iniquidades”, versículo 1, 2.

Amós supõe que um objetor diga:

'Seu alarme é infundado, pois nunca pode ser que Deus aja assim em relação àqueles a quem Ele escolheu para seu povo peculiar.'

A isso Amós responde:

'Há boas razões para você estar alarmado, pois eu apelo a você; pode haver alguma amizade real entre pessoas (sejam elas da mesma família ou não), se em suas opiniões e hábitos gerais não houver acordo? 

Você pode chamar a si mesmo de povo do Senhor, se quiser, mas "se você andar contrário a ele”, veja o que Deus disse ao seu povo em Lev 26. 

"Se ainda com isto não vos corrigirdes para volverdes a mim, porém andardes contrariamente comigo",

"eu também serei contrário a vós outros e eu mesmo vos ferirei sete vezes mais por causa dos vossos pecados". Lv 26: 23, 24
E, Amós poderia ainda dizer: Foi isso que Ele me autorizou e ordenou que eu declarasse.

Há, portanto motivos abundantes para você temer e tremer.

Você bem sabe, "que se um leão rugir ou um jovem leão chorar", há uma razão para isso.

 

Se "um pássaro cair em uma armadilha, ou uma armadilha for apanhada pelo dono", não é sem razão; e "se a trombeta for tocada na cidade para soar um alarme" há uma razão, portanto há razão para você temer e tremer, pois Deus, que revela seus segredos a seus profetas, revelou-me sua determinação de puni-lo e, tão certo quanto os efeitos, seja entre a criação racional ou irracional resultam de causas, e estes efeitos podem ser atribuídos a essas causas; tão certamente o castigo de vocês seguirá a indignação que vocês despertaram no seio de seu Deus, pois:

"O leão rugiu; e quem não temerá?

O Senhor Deus falou; e quem pode deixar de profetizar?"

O apelo do profeta é realmente muito convincente, pois como a simpatia da mente é necessária para a existência da amizade entre os homens, a conformidade da mente com a vontade revelada de Deus é necessária para a manutenção da amizade com Ele. Daí o apóstolo Paulo dizer:

"completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento." (Fp 2: 2)

 

I. Neste mundo:

Sem uma correspondência de gosto e sentimento, não pode haver amizade entre os homens.

Podemos ocasionalmente nos associar a pessoas, por mais que elas difiram de nós; elas podem até ser contadas entre nossos conhecidos mais íntimos, mas não podemos levá-los para o nosso peito como amigos queridos. Para tal comunhão, deve haver alguma semelhança em nossos hábitos gerais, tanto de sentimento quanto de busca; algo em que podemos nos encontrar, como em um terreno comum, algo suficientemente importante para nós dois, para formar um vínculo de união entre nós.

Nosso emprego favorito, qualquer que seja, funcionará como uma atração para outros empregados de forma semelhante, mas por pessoas que não gostam dessas ocupações sentiremos comparativamente, pouca atração.

Aqueles que estão imersos no estudo das artes e ciências, não buscarão muito a sociedade com aqueles que não têm gosto, senão por diversões insignificantes; nem os devotos do prazer desejarão uma comunhão habitual com eles.

Ainda menos, aqueles em quem há uma grande disparidade moral, pois buscarão a sociedade uns com os outros; mas não o honrado com o vil, nem os piedosos com os ímpios e profanos.

Cada um formará suas conexões entre aqueles que têm uma alma gêmea consigo mesmo, e caminhará mais intimamente com aqueles que amam ser encontrados em seus caminhos.

 

Tampouco pode existir amizade com Deus, onde não há conformidade com sua imagem.

Enoque e Noé "andaram com Deus:" e "Abraão foi chamado amigo de Deus". Mas, neles havia amor à Sua vontade revelada e um desejo de se conformar a ela. Eles andavam assim, em acordo com Deus, por isso caminhavam juntos com Ele.

Os mandamentos mais difíceis de Deus não excitavam rebelião ou murmuração em seus corações. Eles amavam a santidade, e estavam preparados para se mover em doce acordo com Ele.

Mas, se suas mentes fossem avessas aos Seus caminhos santos, eles prefeririam fugir dele, como Caim, do que andar habitualmente como em sua presença e buscar toda a sua felicidade nele.

Deus nos informou como o pecado é odioso à sua vista; e qual é a única maneira pela qual Ele receberá os pecadores que retornam, e qual é a conduta celestial que Ele espera de todos os que vêm a Ele, por Cristo.

Mas, suponha que uma pessoa pense levianamente sobre o pecado, e duvide se isso realmente o sujeitou ao desagrado eterno de Deus; suponha que ele desaprove a salvação somente pela fé, e prefira estabelecer no todo ou em parte, uma justiça pela lei. Suponha que ele, além disso, reclame, dos requisitos de Deus como muito estritos, e implore por facilidades que ele proíbe... Podemos supor que Deus virá a ele, encontrará prazer nele; ou que ele pode realmente deleitar-se em Deus?

 

O ponto é claro: a diversidade de suas mentes e vontades forma uma barreira intransponível para sua união, e deve necessariamente produzir uma alienação de coração um do outro, como Deus disse pelo profeta:

"Minha alma os aborreceu; e a alma deles me abominou”, 

No mesmo sentido, ele fala também pelo apóstolo Paulo:

Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?
"Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?
"Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo". 
2 Co 6: 14-16
 

Charles Simeon
Enviado por Silvio Dutra Alves em 08/03/2022
Alterado em 17/04/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras