Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

A VOZ DE DEUS AOS PECADORES (Parte 1)

Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o SENHOR Deus, quem não profetizará?Amós 3: 8

Não há nada mais estranho e irracional do que o total desrespeito que é mostrado à Palavra de Deus.

Se vemos sinais no céu podemos formar algum julgamento sobre qual será o tempo, se teremos sol ou chuva; se observarmos ocorrências comuns no mundo, podemos tirar conclusões claras e óbvias delas. Mas, o profeta observa justamente nos versículos 4–6, que se um leão rugir, concluímos que ele pegou ou está prestes a capturar sua presa; se um pássaro for pego em uma armadilha, damos como certo que a armadilha foi armada com aquele desígnio por alguém; se um alarme for dado na cidade, supomos que há razão para esse alarme, ou se algum evento desastroso ocorreu, consideramos que foi ordenado por uma Providência dominante.

No entanto, quando Deus fala em sua palavra imaginamos que não há ocasião para isso, nem necessidade de considerá-lo, mas cabe a nós atender com reverência a todas as suas mensagens, sejam de ira ou misericórdia.

Tudo o que Ele nos revelou por meio de seus servos, os profetas, Ele certamente fará:  eles são ordenados a tornar conhecidas suas determinações, "quer os homens ouçam, quer deixem de ouvir".

Portanto, o profeta Amós desejoso de expor a obstinação dos judeus incrédulos, e justificar sua própria fidelidade para com eles, dirige-se às suas consciências nesta exposição ilustrada da profecia como sendo um rugido de um leão.

 

Para trazer para casa suas palavras em nossos próprios corações, devemos considerar:

I. O que Deus nos falou

Não há descrição de pessoas, cujo caráter Deus não tenha delineado, e cujo fim Ele não tenha determinado. A voz de Deus no texto é comparada ao rugido de um leão, por isso devemos nos limitar às suas denúncias de ira e vingança que Ele executará no ímpio.

O que então, ele falou aos pecadores profanos; 

"9 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas",

"10 nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus." 1 Coríntios 6:9,10

Infelizmente! Quão numerosas são suas classes! Quão perigosos são seus autoenganos! Quão terrível é o fim deles! Veja também Efésios 5: 3-6

E tal declaração, não é mais terrível do que o rugido de um leão? Vamos então, ouvir e temer. Deuteronômio 31:12,13

 

Para fariseus hipócritas, sua voz não é menos tremenda. Na parábola dirigida àqueles que "confiavam em si mesmos por serem justos", a preferência dada ao pecador que se condena é fortemente marcada; e a determinação de Deus de "rebaixar os que se exaltam" é claramente declarada em Lucas 18: 9-14, na parábola do fariseu e do publicano.
Sim; diante de Deus, anjos e homens, tais personagens serão humilhados no dia do julgamento, quando publicanos e prostitutas arrependidos serão admitidos no céu diante deles. Mateus 21: 31

No entanto, existe uma descrição de pessoas contra as quais as ameaças de Deus são ainda mais terríveis. Ele declara que ministros negligentes e infiéis perecerão sob a culpa acumulada de destruir as almas confiadas a seus cuidados.

O sangue de todos a quem eles deixaram de avisar será exigido de suas mãos. Ez 33: 6

Certamente, se a voz de Deus para os outros é como o rugido de um leão, para eles é como a voz do trovão.

Oh, que possa soar para sempre nos ouvidos de todos os que estão no serviço do santuário, até que não seja encontrado um ministro negligente ou infiel na igreja cristã!

 

Certamente, quando se considera de quem são os embaixadores, a quem devem prestar contas, e qual deve ser sua destruição se alguém perecer por sua negligência, eles nunca podem estudar com muita seriedade para se aprovarem a Deus.

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade". Timóteo 2:15
"Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue".

Atos 20:28

"Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram". Hebreus 13:17

 

Charles Simeon
Enviado por Silvio Dutra Alves em 08/03/2022
Alterado em 19/04/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras