Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

... Deus Requer Santificação aos Cristãos 133

A voz de  Deus aos Pecadores (parte 2)

 

Com relação aos outros, além dos ministros citados na parte anterior, de qualquer descrição que eles possam ser, torna-se bom temer quando "o Senhor Deus", o Todo-Poderoso e imutável Jeová fala com eles tais verdades importantes.

Há uma ênfase peculiar no nome pelo qual Jeová é aqui citado. Veja também;

"Ouvi agora isto, ó povo insensato e sem entendimento, que tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis". 
"Não temereis a mim? — diz o Senhor; não tremereis diante de mim, que pus a areia para limite do mar, limite perpétuo, que ele não traspassará? Ainda que se levantem as suas ondas, não prevalecerão; ainda que bramem, não o traspassarão". 
Jeremias 5: 21,22

 

"e entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações"!
"Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos".
 Apocalipse 15: 3 ,4

O que pode justificar qualquer homem a rejeitar o temor de Deus?

Podemos negar que Ele rugiu como um leão?

Ou somos mais fortes do que Ele, que ousamos provocá-lo ao ciúme?

Ou provocaremos zelos no Senhor? Somos, acaso, mais fortes do que ele? 1 Coríntios 10:22
Ou podemos escapar de Sua busca, quando Ele nos convocar para Seu tribunal?

"Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? — diz o Senhor ; porventura, não encho eu os céus e a terra"? — diz o Senhor . Jeremias 23:24
"Não há trevas nem sombra assaz profunda, onde se escondam os que praticam a iniquidade".  Jó 34:22
"Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face"?
"Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também";
"se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares",
"ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá".
"Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite",
"até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa".

Salmos 139:7-12
Ou, temos algum motivo para duvidar se Ele executará suas ameaças?

Eu, o Senhor, o disse: será assim, e eu o farei; não tornarei atrás, não pouparei, nem me arrependerei; segundo os teus caminhos e segundo os teus feitos, serás julgada, diz o Senhor Deus. Ezequiel 24: 14
Que todos tenham certeza, de que seria muito melhor que um leão rugindo saísse de um matagal para devorá-lo, ou que a artilharia de um exército inteiro fosse apontada para ele, do que uma única ameaça do Deus Todo-Poderoso deveria estar em força contra ele, pois como sua destruição é mais certa, também será infinitamente mais tremenda.

 

Endereçamento

1. Não seja avesso a ouvir os terrores da lei de Deus

Embora, por si mesmas, as ameaças da palavra de Deus nunca produzam verdadeira contrição, senão o amor de Cristo demonstrado na cruz, ainda assim é necessário que todos saibam o que o Senhor Deus diz a respeito deles, para que possam sentir a necessidade de um Salvador.

A esse respeito, a lei é um mestre-escola para nos levar a Cristo; e se, ao ouvir sobre a ira vindoura formos induzidos a fugir dela, teremos motivos para abençoar o sentinela que soou o alarme para nós.

"De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé"Gálatas 3:24

2. Seja grato a Deus pelas promessas do Evangelho

Bendito seja Deus! O Evangelho está cheio de "grandes e preciosas promessas"; e "para aquele que treme da palavra de Deus", essas promessas são feitas em Isaías 66: 2.

"Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra".
Não deixemos então, que um pavor servil da ira de Deus nos impeça de abraçar as aberturas de Sua misericórdia. Em vez disso, fujamos para Cristo com mais sinceridade, na medida em que vemos nossa culpa e perigo.

Os israelitas foram elogiados pelo próprio Deus por atenderem a  seus terrores.

"Agora, pois, por que morreríamos? Pois este grande fogo nos consumiria; se ainda mais ouvíssemos a voz do Senhor, nosso Deus, morreríamos".
"Porque quem há, de toda carne, que tenha ouvido a voz do Deus vivo falar do meio do fogo, como nós ouvimos, e permanecido vivo"?
"Chega-te, e ouve tudo o que disser o Senhor , nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o Senhor , nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos".
"Ouvindo, pois, o Senhor as vossas palavras, quando me faláveis a mim, o Senhor me disse: Eu ouvi as palavras deste povo, as quais te disseram; em tudo falaram eles bem".  
Deuteronômio 5: 25-28
E, se tivermos Cristo como nosso mediador e advogado, não temos nada a temer do céu, da terra, ou do inferno.

 

 

Charles Simeon
Enviado por Silvio Dutra Alves em 08/03/2022
Alterado em 27/04/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras