Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

[2.] Além da graça restritiva, Deus impede também a criação do pecado concebido pela verdadeira graça salvadora espiritual, e que, quer na primeira conversão dos pecadores, quer nas seguintes provisões da mesma:

(1.) Esta é uma parte do mistério de sua graça e amor. Ele encontra os homens às vezes, em suas mais altas resoluções para o pecado, com a mais alta eficácia de sua graça. Por isso, ele manifesta o poder de sua própria graça, e dá à alma uma experiência mais longa da lei do pecado, quando está tão despreocupada que é mudada no meio das suas resoluções para servir às suas concupiscências. Por isso, ele derrete as concupiscências dos homens, faz com que elas se dilatem na raiz, para que eles não se esforcem mais para produzir o que eles conceberam, mas se encham de vergonha e tristeza em sua concepção. Um exemplo deste processo de Deus, para o uso e instrução de todas as gerações, temos em Paulo. Seu coração estava cheio de maldade, blasfêmia e perseguição; sua concepção deles veio à fúria e à loucura, e um propósito completo de exercê-los todos ao máximo: então a história o relaciona, em Atos 9; ele declara o estado em que se encontrava, Atos 26: 9-12, 1 Timóteo 1:13. No meio de toda esta busca violenta do pecado, uma voz do céu apaga o útero e seca os peitos do pecado, e ele clama: "Senhor, o que queres que eu faça?" Atos 9: 6. A mesma pessoa parece intimar que este é o caminho do procedimento de Deus com os outros, até mesmo encontrá-los com sua graça de conversão no auge de seus pecados e insensatez, 1 Timóteo 1:16: porque ele mesmo diz, que era um padrão do trato de Deus com os outros; como ele tratou com ele, assim também ele faria com alguns pecadores semelhantes a ele: "Por isso, obtive misericórdia, que em mim, o principal, Jesus Cristo possa mostrar toda a sua longanimidade, para ser um exemplo para aqueles que virão a crer nele para a vida eterna". E temos alguns exemplos disso nos nossos dias. As pessoas diversas que se propõem a esse ou aquele lugar para ridicularizar e zombar da dispensação da Palavra, foram encontradas no mesmo lugar em que eles criaram para servir suas concupiscências e Satanás, e foram abatidos ao pé de Deus. Esta maneira de Deus lidar com os pecadores é em grande parte estabelecida, Jó 33: 15-18.

Dionísio, o Areopagita, é outro exemplo dessa obra da graça e do amor de Deus. Paulo é arrastado por ele ou diante dele, para implorar por sua vida, como "um pregador de deuses estranhos", que em Atenas era causa da morte pela lei. No meio deste quadro de espírito, Deus se encontra com ele convertendo-o pela graça, o pecado cai no útero, e ele se apega a Paulo e à sua doutrina, Atos 17: 18-34. A mesma dispensação para Israel que temos, em Oséias 11: 7-10. Mas não há necessidade de insistir em mais exemplos dessa observação. Deus tem o prazer de não deixar nenhuma geração não convencida dessa verdade, se eles fizerem, mas atenderem suas próprias experiências e os exemplos desse trabalho de sua misericórdia entre eles. Todos os dias, um ou outro é tomado na plenitude do propósito de seu coração para prosseguir no pecado, neste ou naquele pecado, e é interrompido em seu curso pelo poder de converter da graça.

(2.) Deus o faz pela mesma graça nas suas comunicações renovadoras; isto é, por graça auxiliar especial. Esta é a maneira comum de lidar com os crentes neste caso. Porque que eles também, através do engano do pecado, podem continuar a conceber este ou aquele pecado, como foi declarado antes. Deus põe termo ao seu progresso, ou melhor, à prevalência da lei do pecado neles, e ao dar-lhes ajudas especiais necessárias para sua preservação e libertação. Como Davi diz de si mesmo, Salmo 73: 2, "Quanto a mim, os meus pés quase resvalaram; pouco faltou para que os meus passos escorregassem.", - ele estava muito perto de pensamentos e conclusões infelizes e desesperantes sobre a providência de Deus no governo do mundo, de onde ele foi recuperado, como ele declara depois, - assim é com muitos crentes; eles estão muitas vezes à beira da mesma coisa, na própria porta de uma loucura ou iniquidade, quando Deus coloca pela eficácia de realmente auxiliar da graça e recupera-os novamente a uma estrutura de coração obediente. E esta é uma obra peculiar de Cristo, em que ele manifesta e exerce sua fidelidade para com os seus: Hebreus 2:18: "Ele pode socorrer os que são tentados". Não é um poder absoluto, mas um poder revestido de misericórdia, o poder que se manifesta de um sentimento do sofrimento dos pobres crentes sob suas tentações. E como ele exerce essa habilidade misericordiosa em relação a nós? Heb 4:16, ele expõe, e encontramos nele, "graça para ajudar em tempo de necessidade", ajuda e assistência sazonais para nossa libertação, quando estamos prontos para ser dominados pelo pecado e pela tentação. Quando a luxúria concebeu, e está pronta para produzir o pecado, quando a alma está à beira de alguma iniquidade - ele dá ajuda, alívio, libertação e segurança na ocasião. Aqui está uma grande parte do cuidado e fidelidade de Cristo para com os seus pobres santos. Ele não os submeterá a preocupar-se com o poder do pecado, nem a ser levado a cabo para desonrar o evangelho, nem encher-se de vergonha e opróbrio, e assim torná-los inúteis no mundo; mas ele entra com o alívio salvador e o auxílio de sua graça, paralisa o curso do pecado e os torna mais do que vencedores. E este auxílio está sob a promessa, 1 Coríntios 10:13: "Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar." A tentação que deve nos provar, é para o nosso bem; muitos fins santos fazem o Senhor trabalhar por elas. Mas quando somos tentados ao máximo de nossa capacidade, então uma maneira de escapar é fornecida. E, como isso pode ser feito de várias maneiras, como eu já havia declarado em outro lugar, então, é feito agora por um modo eminente, ou seja, por suprimentos de graça para permitir que a alma suporte, resista e vença. E quando uma vez que Deus começa a lidar dessa maneira de amor com uma alma, ele não deixará de adicionar uma oferta após a outra, até que toda a obra de sua graça e fidelidade seja cumprida. Um exemplo disso temos em Isaías 57:17, 18. “Por causa da iniquidade da sua avareza me indignei e o feri; escondi-me, e indignei-me; mas, rebelando-se, ele seguiu o caminho do seu coração. Tenho visto os seus caminhos, mas eu o sararei; também o guiarei, e tornarei a dar-lhe consolação, a ele e aos que o pranteiam.” Estas são as cabeças gerais do segundo caminho pelo qual Deus impede a criação do pecado concebido, ou seja, trabalhando na vontade do pecador. Ele o faz por convicções comuns ou graça especial, de modo que, por sua própria vontade, deixem o propósito e a vontade de pecar para serem ressuscitados.

(3.) Além desses caminhos gerais, há um ainda mais especial, que de imediato opera tanto no poder como na vontade do pecador, e este é o caminho das aflições, sobre o qual uma palavra deve fechar esse discurso. As aflições, digo, funcionam por ambos os caminhos em referência ao pecado concebido. Elas trabalham providencialmente no poder da criatura. Quando um homem concebeu um pecado e está em pleno propósito da busca, Deus muitas vezes envia uma doença e diminui suas forças, ou uma perda e o corta em sua abundância, e assim o tira da perseguição de suas concupiscências, embora seu coração possa não ser desmamado delas. Seu poder está enfraquecido, e ele não pode fazer o mal que ele faria. Nesse sentido, pertence ao primeiro caminho de Deus evitando a produção do pecado. As grandes aflições funcionam, às vezes, não de sua própria natureza, de imediato e diretamente, mas do propósito gracioso e da intenção daquele que as envia. Ele insinua na dispensação da graça e do poder, do amor e da bondade, que efetivamente eliminará o coração e a mente do pecado: Salmo 119: 67: "Antes de ser afligido, eu me extraviava; mas agora guardo a tua palavra."

E, desta forma, por causa da predominância da renovação e da assistência da graça, eles pertencem aos últimos meios, de impedir o pecado.

E estes são alguns dos meios pelos quais agrada a Deus colocar um fim ao progresso do pecado, tanto nos crentes e incrédulos, que, no presente, devemos encaixar; e se nos esforçarmos mais para procurar seus caminhos para a perfeição, ainda devemos concluir que é apenas uma pequena porção que conhecemos dele.

Silvio Dutra
Enviado por Silvio Dutra em 08/03/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras