Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

 

 

Bênçãos Multiplicadas

Edward Hoare

 

 

“Tu és meu esconderijo; Tu me preservarás de problemas; Tu me cercará com cânticos de libertação.

“Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir: Eu te guiarei com meus olhos.”  Salmo 32:  7, 8

 

Bem, de fato, pode o salmista dizer:

“Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada”, pois toda bênção flui para a alma como consequência de perdão divino.

A palavra no hebraico traduzida como Bem-aventurado está no número plural, para mostrar que não há apenas uma bênção, mas bênçãos e misericórdias multiplicadas, todas brotando desta fonte - o "perdão do pecado".

Quando Davi escreveu estas palavras, sentiu a verdade delas. Ele falou de um dom que ele mesmo experimentou.

Ele havia encontrado misericórdia, então ele proclamou sua riqueza. Sabemos quão dolorosamente ele caiu na questão de Bate-Seba e Urias, e nos lembramos da visita de Natã. Foi depois dessa visita que, segundo a crença geral, este Salmo foi escrito.

Ele havia lutado com as agonias de um pecado, até que finalmente a mensagem foi entregue a ele pelo profeta:

“O Senhor, também, tirou o teu pecado”.

Não admira, então, que ele derramou seu coração neste hino de ação de graças, começando com as palavras,

“Bem-aventurado aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos”.  Rm 4: 7

 

Mas, não é apenas um Salmo de ação de graças, pois de acordo com o título era um Maschil, um Salmo dando instruções.

Quando Davi estava implorando por misericórdia no Salmo 51, ele disse que quando encontrou o perdão para si mesmo, ele o tornaria conhecido para o bem dos outros:

“Então eu ensinarei aos transgressores os Teus caminhos.”  Sl 51: 13

 

Agora, tendo sido perdoado, ele escreveu este Salmo de instrução para outros.

“Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto”. Sl 32: 1

Estas foram as palavras com que Davi começou seu Salmo, e nestas palavras ele disse aquilo a que toda alma perdoada acrescentará de coração,

"Amém."

 

Qual era o caráter peculiar dessa bem-aventurança?

Aprendemos com os versículos 3 e 4, a terrível miséria do pecado não arrependido e não perdoado. Nós descobrimos, como as lágrimas de Davi foram secas pelo calor ardente de uma consciência culpada, e como o terrível fardo pesava dia e noite sobre sua alma.

Então, no versículo seguinte, nos é ensinado o segredo da grande transição, da miséria para a paz. Descobrimos como ele decidiu fazer nenhum esforço adicional, para esconder sua culpa.

Ele resolveu confessar diante de Deus, e não mais tentar escondê-lo do homem. O resultado foi um perdão completo, seguro e misericordioso.

“Tu perdoaste”, ele disse: “a iniqüidade do meu pecado”.

Ele tinha certeza do presente, mas o que era a bem-aventurança indescritível à qual, quando perdoado, ele foi admitido?

Isso aprendemos com as palavras do nosso texto em que encontramos a paz.

Em relação da alma perdoada com Deus é tranquilo o relacionamento que constitui a verdadeira prova do perdão; Cristo morreu, o justo pelo injusto para conduzir-nos a Deus; assim, aqueles que são feitos participantes dessa obra expiatória são realmente trazidos a Deus, e feitos o que o salmista chama “um povo próximo a Ele”.

Assim foi no caso de Davi. Não havia mais nada para mantê-lo à distância, e na plena paz de completa reconciliação, ele desfrutou do indizível privilégio da comunhão com Deus.

O relato desta comunhão é dado nos versos do nosso texto, no primeiro dos quais temos a linguagem do pecador perdoado dirigida a Deus, e no segundo a resposta do próprio Deus.

 

 

Edward Hoare
Enviado por Silvio Dutra Alves em 02/08/2022
Alterado em 13/12/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras