Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

 

 

 

Atos 2: 40

“Salvai-vos desta geração perversa.”

 

 

        ?id=1501291&bgcolor=transparent&maxw=600&maxh=1200

 

Romanos 16: 25, 26 – se refere ao mistério guardado em silêncio nos tempos eternos, que agora foi  manifestado em Cristo.

Deus não se esconde ou se escondeu, mas se revelou de várias formas através dos profetas, de Jesus, e da Igreja. Ele apenas se mantém oculto e em silêncio até que chegue o momento de manifestar o que foi antes revelado e profetizado, como foi o caso no dia de Pentecostes a que pertence a conclusão do sermão de Pedro, em Atos 2: 40.

Deus não pode se manifestar e se revelar diretamente ao mundo de ímpios, porque Ele é santo, e não seria discernido pelo ímpio pecador, revelando-se portanto, somente aos que se arrependem. (João 14: 22-26)

Deus também não aparece em forma visível aos homens, para que a fé na Sua Palavra e revelação anterior seja exercida; e sabemos que somos salvos e aperfeiçoados somente pela fé, que é o único meio instituído por Deus desde a queda do homem no pecado, no Éden, para a nossa reconciliação com Ele.

 

O que prevalecia nos dias apostólicos era o direito romano, em todas as regiões dominadas por aquele império, e o que duraria e prevaleceria no mundo ocidental por muitos séculos.

As transações comerciais e toda a vida civil era regulada, não pelo direito natural conforme assentado nas Escrituras Sagradas, mas naquilo que o Estado e os juristas assentassem como legal.

Um senhor de escravos poderia decidir sobre o direito de vida ou morte dos mesmos, e os pais sobre o direito de vida, de morte, ou de venda de seus filhos, etc.

As relações incestuosas não eram condenadas, conforme na Bíblia, mas consentidas pelo padrão que havia no próprio panteão de deuses romanos, com seus atributos humanos pecaminosos.

 

Este modelo pagão foi exportado para todo o mundo ocidental e o paganismo perdurou até que a influência do cristão, como sal da terra e luz do mundo passou a prevalecer sem que se erradicasse; no entanto a idolatria, o paganismo, e a incredulidade de muitos - coisas estas que estão arraigadas no coração do homem, e dali podem ser arrancadas somente por meio da fé em Cristo.

Porém, nestes dois últimos séculos, o paganismo, o ateísmo e  a corrupção/perversão da cultura judaico-cristã tem prevalecido e produzido uma geração ainda mais perversa do que aquela que havia nos dias iniciais do cristianismo, sobretudo nas nações pagãs, pois o evangelho começaria a ser espalhado para elas somente depois do dia de Pentecostes.

“5 Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos,

6 a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes;

7 para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos;

8 e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus.” (Salmo 78: 5-8)

 

Deus levantou Israel para ser um padrão em todas as gerações do mundo, mas Israel se corrompeu e, por isso este padrão foi retomado por Jesus e deveria ser seguido em todas as gerações pela Igreja.

“36 Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo;

37 porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.

38 Então, alguns escribas e fariseus replicaram: Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal.

39 Ele, porém, respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas.

40 Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.

41 Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui está quem é maior do que Jonas.

42 A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com esta geração e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão.

43 Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra.

44 Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada.

45 Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa.” (Mateus 12: 36-45)

 

“14 E, quando chegaram para junto da multidão, aproximou-se dele um homem, que se ajoelhou e disse:

15 Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água.

16 Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo.

17 Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino.

18 E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado.” (Mateus 17: 14-18)

 

“Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.” (Marcos 8: 38)

 

“14 Fazei tudo sem murmurações nem contendas,

15 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo,” (Filipenses 2: 14,15)

 

O mundo, em sua raiz é o que sempre foi desde que o primeiro homem pecou. Não há espaço, portanto, na palavra da verdade revelada nas Escrituras para romance, utopia, vãs esperanças, ou uma real mudança para melhor em relação ao mundo, sem a necessidade de que Cristo volte para restaurar todas as coisas.

 

Nossa geração é herdeira de gerações anteriores que não foram piores do que ela, nas existentes nestes dois últimos séculos. Tudo se encaminha para uma grande perversão de tudo aquilo que é considerado santo, com um grande aumento da iniquidade e esfriamento do amor de muitos.

Nada a esperar portanto, nestes dias maus, senão pela volta do Senhor para dar a cada um segundo as suas obras.

 

 

 

 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 02/09/2022
Alterado em 17/12/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras